Como criar texturas no Photoshop (e salvá-las em grupos)

Veja como criar texturas e padrões no Photoshop, e como criar e salvar grupos para melhor organização e reutilização.
2
1428

O Photoshop oferece, desde a instalação, texturas e padrões para finalidades diversas, facilmente acessíveis durante um trabalho. Normalmente, são aplicadas a partir de Camadas de Preenchimento (Fill Layers) ou de estilos de camada do tipo Sobreposição de Padrão (Layer Style > Pattern Overlay).

São muito úteis, mas cedo ou tarde (mais cedo que tarde) queremos algo diferente, para obter efeitos específicos, como nesse tutorial em que criamos uma textura personalizada para preencher o objeto. Usar sempre os mesmos recursos pode deixar suas artes "todas iguais", o ideal é ser criativo e exclusivo.

Então como criar texturas no Photoshop, que possam ser reutilizadas a qualquer momento, sem misturá-las com as texturas e padrões que acompanham o programa?

O Photoshop tem um local em que grupos de texturas, pincéis e outros recursos são administrados: é o Preset Manager (Gerenciador de Predefinições).

Preset Manager no menu

Como visto acima, ele pode ser acessado pelo menu Edit > Preset Manager... (em versões mais recentes, fica no submenu Preset > Preset Manager...).

Você terá uma janela similar à essa:

Janela Preset Manager, mostrando as opções de pincel

Na caixa, podemos escolher qual grupo administrar: Brushes, Paths, etc. Os passos desse artigo servem para qualquer um deles, embora usemos as texturas como exemplo. O procedimento é exatamente o mesmo para cada um dos recursos.

Clique no botão com a seta e selecione a opção Patterns (ou digite Ctrl + 5, como indicado ao lado do título Pattern.

Selecione Pattern na caixa de opções, ou use o atalho Ctrl + 5

Seu grupo de texturas (o grupo que estiver selecionado) será exibido em miniaturas. Se tiver criado outras texturas, elas também aparecerão nesta janela. Veja abaixo que, além do grupo padrão (cercado de vermelho), também estão algumas outras que criei.

Grupo de texturas nativas do Photoshop estão cercadas de vermelho

Ao clicar em Load, você pode buscar em seu computador por algum pacote de texturas no formato .PAT e incluí-los no conjunto padrão.

Para editar uma textura individual, clique sobre ela. Os botões desabilitados serão ativados, e você poderá renomear a textura (em Rename...) e excluí-la (Delete). Cuidado, ao clicar em Delete, a textura será removida do grupo; mas não se preocupe, ela ainda estará no grupo padrão e não será removida "pra sempre" do Photoshop, a não ser que você salve o grupo já com a textura removida.

Para selecionar várias texturas ao mesmo tempo, basta segurar Ctrl e ir clicando sobre cada miniatura, ou use Shift para selecionar um intervalo — por exemplo, clique na primeira, segure Shift e clique na quinta textura, para selecionar as cinco.

Pode-se também salvar grupos personalizados de texturas. Veja que excluí todas as texturas do meu grupo padrão, ficando apenas com aquelas que eu havia criado antes e que já estavam somadas às padrão. Assim, posso salvar um grupo novo com o nome que quiser.

Padrões personalizados que restaram em meu grupo, resta salvá-los

Como?

Salvando um grupo de texturas

Para salvar um grupo, vá selecionando as que quer (segure Ctrl e vá clicando nas miniaturas). Então, clique em Save Set... No meu exemplo, decidi criar um grupo com a segunda, quarta e quinta texturas.

Padrões selecionados, clique em Save Set...
Escolha um nome para seu grupo de padrões

Confirme. Seu grupo está salvo. Para testar, vamos voltar ao painel do Preset Manager. Clique na seta ao lado da caixa deslizante, abrindo o menu onde você encontra todos os grupos disponíveis.

Reiniciar ao padrão: selecione a opção "Reset Patterns" para voltar às texturas nativas do Photoshop (ou seja, mesmo que você tenha excluído uma de um grupo, ela vai reaparecer). Na caixa de diálogo perguntando se deseja substituir as atuais, confirme.

Dando reset nos padrões, o Photoshop mostrará o grupo padrão

Voltarão a aparecer as texturas originais. Para carregar o seu grupo personalizado, clique em Load..., navegue ao seu grupo e dê um duplo clique ou clique no botão Load.

Dê Load no grupo de padrões que você salvou

Suas texturas salvas serão anexadas ao grupo aberto.

Seu grupo de padrões foi carregado, anexado aos que já estavam abertos

É isso, lembrando que o mesmo procedimento serve para salvar grupos de outros recursos, como pincéis, formas vetoriais e degradês, entre outros. Se tiver dúvidas, pergunte nos comentários.

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

2 COMENTÁRIOS

  1. oii, eu gostei muito do blog e do post, mais tipo eu tô com um problema, eu salvo as pattens(imagens) e ai elas ficam lá por algum tempo, e depois quando eu vou procurar elas para fazer sobreposição em alguma imagem, eu vejo que algumas sumiram, por favo, se puder mim ajuda respondendo o que fazer, e se não tiver entendido a pergunta eu posso perguntar de novo de outra forma, por favo mim ajuda!

    • Kevin, se você criar o padrão e não salvar o grupo, sempre que mudar para outro grupo de padrões aqueles serão perdidos. Você disse que "algumas" sumiram. Essas que sumiram foram só as que você tinha criado, e as originais do Photoshop continuam lá, certo? Provavelmente é porque você não salvou.

      Ou ainda você pode ter salvo o padrão em um grupo, e depois trocou de grupo. Procure nos outros para ver se não foi isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui