Primeiros Passos

Como Criar E-mail de seu Blog e Configurar no Thunderbird

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Quem usa hospedagem própria a pouco tempo tem alguns recursos à disposição e às vezes não sabe. Um deles é a possibilidade de criar contas de e-mail próprio, no formato [email protected]. Isso soa muito melhor do que usar e-mails grátis e dá um ar de profissionalismo ao seu projeto.

Você pode usar esse e-mail como o canal principal de comunicação com seus leitores, já que ele deverá ser fácil de lembrar e bem identificado com o blog. Pode ainda criar outros para seções diversas, como [email protected], ou em nome de colunistas ([email protected]). Fica de acordo com sua necessidade e nível de organização. Mesmo hospedagens baratas costumam oferecer um número ilimitado de contas.

Depois, para receber e administrar as mensagens você pode usar tanto o painel de sua conta (com o serviço de webmail) ou como veremos aqui, pelo Thunderbird, excelente cliente de e-mail gratuito da Mozilla.

Criando a Conta de E-mail

No cPanel de sua hospedagem (normalmente acessado pelo url do seu blog seguido de :2082), procure pela opção Correio > Contas de E-mail.

Correio > Contas de e-mail do cPanel

Como diz lá, “nesta área você pode gerenciar as contas de e-mail associadas aos seus domínios”. Para criar uma nova conta, basta entrar com as informações ali, e clicar em “Criar Conta“.

Veja o exemplo: estou criando uma conta “[email protected]“.

Dica: use o gerador de senha para criar uma senha segura, e não esqueça de marcá-la em algum lugar seguro.

Criando nova conta de e-mail no servidor

Aguarde a criação. Quando isso surgir, está pronto.

Conta de e-mail criada

Configuração da Conta no Thunderbird

Agora você vai usar sua conta para enviar e receber emails usando o Thunderbird, meu cliente de email favorito.

Nota: não me perguntem o processo com o Outlook, não tenho ideia de como seja pois não o uso faz tempo. Suponho que seja bastante parecido.

Na mesma página em que criou sua conta de email, procure a seção vista no print abaixo, e na opção More, clique para acessar “Configurar Cliente de E-mail”.

Clique em Configurar conta

Em Manual Settings estão todas as informações que você precisa para configurar seu e-mail com qualquer cliente, incluindo (suponho) o Outlook. E, claro, o Thunderbird.

Configurações para sua conta de e-mail

Abra o Thunderbird, e siga ao menu Arquivo > Novo > Criar uma conta de email. O programa vai oferecer e-mails através de serviços associados, mas como já temos o nosso, clique em Ignorar e usar meu e-mail existente.

Criador de e-mails no Thunderbird

Entre com os dados da conta que você criou: insira um nome, o endereço de e-mail criado e a senha lá gerada. Clique em Continuar.

Dados da conta de e-mail inseridas no Thunderbird

Aguarde o Thunderbird enquanto ele tenta fazer a auto-configuração da conta. Em seguida, surgirão mais dados que você deverá fornecer.

A conexão IMAP vai abrir as mensagens enviadas para a conta carregando-as do servidor, enquanto a POP3 baixa as mensagens para seu computador. Confira se os dados IMAP E SMTP estão certos.

Thunderbird detecta configurações do e-mail

Clique em Config. manual para entrar com os dados conforme mostrados lá no cPanel. Por exemplo, veja como o Thunderbird configurou e como o cPanel mostra que deve ser a conexão.

Dados da conta de e-mail sugeridas pelo Thunderbird
Configuração sugerida pelo Thunderbird
Configurações para sua conta de e-mail
Configuração sugerida pelo servidor

Notou a diferença? Em “Nome do usuário“, o Thunderbird coloca “atendimento“, enquanto o servidor mandou usar “[email protected]“. Então, basta mudar o nome de usuário ali no Thunderbird.

Se preciso, ajuste também as portas de acordo com o tipo de conexão. Repare que em Envio, foi dada a porta 583, enquanto o servidor sugere o uso da 25 (Outgoing server, ou servidor de saída/envio).

Ficou assim:

Configuração certa do e-mail no Thunderbird

Clique em Concluir. Pronto, sua conta está configurada para recebimento e envio de e-mails através do seu Thunderbird.

Conta de e-mail já configurada e funcionando no Thunderbird

Qualquer dúvida sobre a configuração, comente e ajudo se estiver ao meu alcance (apenas para contas de e-mail no próprio servidor como mostrado no passo a passo, e para o Thunderbird). Até!

Imagem do post: DesignContest 

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin