Como criar efeito de dinheiro no Photoshop

Crie um efeito simulando as gravuras de dinheiro usando o Photoshop.
7
9606

Hoje você vai aprender a "criar" cem reais!

Não, não estamos falando de falsificar dinheiro. Vamos só inserir um rosto qualquer na figura de uma nota — no caso, a cédula de cem reais — com um efeito de dinheiro no Photoshop.

Para o trabalho, você precisa só de um bom "print" da cédula e a nova efígie. Procure uma de qualidade na internet, ou se tiver um scanner decente, faça você mesmo. Resolvi trocar a República em nossa nota virtual pelo rosto de Bill Gates. Você pode usar outros rostos, quem sabe o seu?

Esse é o resultado a obter:

rosto em cedula - final
Importante
Se quiser um resultado ainda mais realista, com a efígie em gravura, não deixe de ver Efeito de gravura tipo dinheiro com Photoshop e Illustrator. É mais complexo, mas o resultado vai mais longe.

Abra a imagem da cédula no Photoshop. Na falta de uma melhor, essa serve, mas o ideal é que trabalhar sempre com a maior que tiver, é mais confortável para editar detalhes pequenos que afetam no resultado.

Imagem da nota de Cem aberta no Photoshop

Como a imagem está um tanto clara, aplique um ajuste de Níveis (Ctrl + L), tornando detalhes um pouco mais visíveis.

Ajustes de níveis da cédula

Insira a imagem do rosto em outra camada, acima da original. Se for muito maior, redimensione para deixar com tamanho próximo da efígie original.

No caso da imagem de Gates, tive que virá-la horizontalmente (menu Editar > Transformação > Virar Horizontalmente), girá-la um pouco no sentido anti-horário e reduzir seu tamanho (Ctrl + T).

Foto de Bill Gates posicionada sobre a nota de Cem Reais

Para ajustar bem a posição e tamanho do rosto, diminua a opacidade da camada. Então, vendo a camada base através da transparência da superior, use pontos de referência, como olhos e boca, para determinar o local exato.

Veja a camada do rosto com opacidade de 60%, sendo posicionada:

Imagem de Bill Gates com baixa opacidade

Com o rosto posicionado, volte a opacidade aos 100%, então comece a eliminar as partes que não serão usadas. Crie uma seleção que pegue o fundo da imagem (use o método de seleção que achar melhor) e exclua aquela parte, deixando apenas o rosto.

Leia também →
Criando seleções com a ferramenta Caneta e
Métodos mais usados ao criar seleções no Photoshop.

Imagem de Gates, já sem fundo, sobre a nota de Cem Reais

Note que ao redor do rosto, no fundo, ficou a imagem da República. Para escondê-la, use a Ferramenta Carimbo (Clone Stamp Tool), com opacidade máxima e pincel macio redondo. Vá trabalhando na camada da cédula, com cuidado, reproduzindo partes ao redor da efígie. Aproxime bem a imagem (zoom) para ver melhor o que está fazendo.

Atente aos padrões da nota. Veja no detalhe as linhas e texturas: tente manter esse padrão, ele deve ser aplicado gradualmente sobre a efígie.

Detalhe da nota de Cem Reais, bastante aproximada

Note que ao fundo dela, no lado esquerdo, o padrão é linear. Selecione aquela região com Alt + clique, e vá copiando para áreas abaixo e acima. Use o próprio padrão como referência para posicionar as clonagens.

Não precisa ser TÃO perfeito, já que ao ver a imagem no tamanho original os detalhes não serão muito visíveis (a não ser que você queira uma nota enorme).

Detalhe do trabalho de clonagem dos padrões

Para copiar a linha diagonal com precisão, selecione uma área sobre ela, posicione o pincel com a amostra em um ponto em que ela continuaria e vá clonando. Se a linha estiver torta, volte um passo (Ctrl + Z) e tente outra vez. Quando não se tem prática, parece difícil, mas continue tentando.

Não precisa apagar tudo, apenas as áreas que aparecem atrás do rosto que foi sobreposto. Siga copiando texturas ao redor da efígie para cima dela. No lado direito, use como base para clonar a parte inferior, mais larga, clonando textura acima da cabeça.

Detalhe da reprodução de texturas do lado direito da nota
Copie da área 1 para reproduzir a textura na área 2

Ao final, é mais ou menos isso que você deve ter: partes da efígie que não ficam cobertas pelo rosto, devidamente sobrepostas com a textura da própria cédula. Quanto mais natural a clonagem, melhor o resultado da nota pronta (meio óbvio).

Nota após cópia das texturas sobre partes da efígie da República

É hora de trabalhar na nova efígie. Para começar, um ajuste de matiz/saturação em Gates (clique na paleta Ajustes e no botão Matiz/Saturação). Use Matiz 194, Saturação 40 e Luminosidade 0.

Janela de ajustes do Hue/Saturation da camada do rosto

Para simular o padrão da cédula, copie a imagem de Gates, abra-a em um novo documento e mude o modo da imagem para Tons de Cinza (Greyscale, menu Imagem > Modo > Tons de Cinza). Confirme o aviso de perda de cores. Sua imagem ficará em preto e branco.

Imagem de Gates, em novo documento, em preto e branco

Ajuste o nível da imagem (Ctrl + L), tornando suas áreas de preto e branco um pouco mais contrastantes. Valores usados: 31, 1,17 e 180. Se preferir, use o ajuste de Brilho e contraste (menu Imagem > Ajustes > Brilho e contraste...).

Ajuste de Levels na imagem de Bill Gates

No mesmo menu de antes, mude outra vez o modo da imagem, agora para Bitmap. Confirme o aviso de achatamento da imagem. No diálogo pedindo a resolução, use a mesma de entrada (no meu caso, 150 pixels). Em Método, use Matriz de Meio Tom. No ajuste, use 45 em Frequência, e forma em Linha. O Ângulo usado foi 180, mas você pode experimentar outros.

Diálogos da conversão da imagem para Bitmap

Copie o resultado obtido e cole-o no documento em que estava trabalhando antes. Posicione a imagem corretamente, mude sua mesclagem para o modo Luz Indireta, e baixe a opacidade até achar satisfatório. Usei 30%.

Imagem após conversão para Bitmap em Halftone Screen, e depois, aplicada na cédula

Remova uma parte da porção inferior de Bill Gates, para ficar mais parecido com a efígie original. Faça um desenho recortado ao remover. Se preferir, use uma máscara de camada para isso.

Parte inferior da imagem de Gates já excluída

Com a Ferramenta Caneta, crie um demarcador para desenhar a parte interna da efígie, que aparecerá parcialmente. Converta esse demarcador em seleção com o comando Ctrl + Enter.

Em uma nova camada posicionada logo abaixo da camada do rosto, preencha essa seleção com um degradê linear de preto para azul.

Demarcador que formará a parte interna da efígie
Seleção criada a partir do demarcador
Converta o demarcador anterior em seleção com Ctrl + Enter, e preencha-o com um degradê de preto para azul, num tom próximo da cédula

Com ela, repita o processo do rosto que criou a imagem em Matriz de Meio Tom. Ao adicionar a imagem com o padrão na cédula, e posicioná-la corretamente, em vez de usar a mesclagem Luz Indireta, ajuste em Cor Mais Escura (Darker Color), com opacidade da camada em torno de 45%.

Padrão da parte interna da efígie posicionada e com a mesclagem da camada ajustada em Darker Color

Mais alguns acertos: baixei a saturação da camada de ajustes do rosto para 30; usando o Carimbo (Clone Stamp), acertei as texturas do lado direito da cabeça, e alterei a saturação e brilho da camada de cor da parte interna da efígie (com um ajuste simples feito pelas opções do diálogo acessado através do atalho Ctrl + U).

Além disso, foi inserida uma camada de ajuste de Níveis no rosto, como visto abaixo: 0, 1,37 e 255.

Ajuste de Levels aplicado à camada do rosto

Ao final, diminuí um pouco o contraste da imagem toda. Selecione a camada mais alta, crie uma nova camada a partir da mesclagem de todas (pressione Ctrl + Alt + Shift + E). Nesta camada, aplique um ajuste de Brilho/Contraste (Brightness/Contrast, menu Imagem > Ajustes > Brilho e contraste...). Deixe o Contraste em cerca de -40. Essa etapa é opcional.

Janela de ajustes de Brightness/Contrast

De novo, o resultado final:

rosto em cedula - final

O arquivo-fonte do tutorial (no formato do Photoshop) pode ser baixado com fins didáticos; clique no botão abaixo:

via Mediafire

 

Dúvidas ou sugestões, comentem. Até!

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá, como estão?

    Muito bom o tutorial, não aguentei terminar e logo comentei, este é meu primeiro comentário aqui no blog (De muitos).

    PS: Sou dono do Blog Designer Effects, até.

    Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui