Dicas

Stock image com conta grátis no FreeImages

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Desagradável e comum situação: ao projetar uma arte, você precisa de uma fonte de inspiração, uma imagem que sirva como referência ou base de seu trabalho. Ou, quando tenta criar algo original e não consegue, fica revirando a internet em infrutíferas buscas pela cena ideal, e nada… Ou pior: quando encontra a imagem certa, fazer o download dela com uma qualidade minimamente aceitável custa algumas (ou muitas) dezenas de dólares ou euros.

Para essas agruras do seu dia-a-dia de designer amador ou profissional, é que existem soluções como o site FreeImages.comConhecido antes como SXC, agora é uma subsidiária da gigante das imagens, a Getty Images, e oferece aos usuários cadastrados acesso ao seu banco, que na data da publicação deste artigo conta com cerca de 400 mil imagens de mais de 30 mil fotógrafos do mundo todo. E o melhor: você não paga nada por isso.

O site é fácil de ser usado, com pesquisa por categorias, formulário de busca e tudo o que pode haver para simplificar a vida do usuário. Embora seja todo em inglês, com este tutorial você vai abrir sua conta e aprender a usar os recursos básicos de navegação do FreeImages, mesmo que só saiba falar “the book is on the table” 😀

Como abrir a conta

Em primeiro lugar, claro, siga até o site do FreeImages. Procure pela opção Sign up (Assinar) no menu a esquerda.

freeimages criar conta

Você será levado ao formulário de cadastro. Está em inglês, mas não tem grandes segredos:

freeimages formulario

1. Account information (Informações da conta)

  • Login: seu futuro login, usando apenas letras de a-z, A-Z, números e os sinais – (traço) e  _ (underline). Seu login é case-sensitive, ou seja, reconhece maiúsculas e minúsculas, portanto atenção a isso.
  • Ao preencher o login, clique em Check Availability (Checar Disponibilidade). Se estiver OK, seu login foi aprovado para uso, senão tente outro.
  • Password e Password Again: sem mistérios, não? A senha que você quer usar, e o campo de redigitação da senha.
  • E-mail Adress e E-Mail Adress Again: exatamente como antes, mas para seu endereço de e-mail. Use um válido, pois será enviado um mail de confirmação logo depois do cadastro.
  • Newsletter e Promotional Offer: se estes campos forem marcados, você estará concordando em receber as novidades do FreeImages por e-mail e ofertas promocionais, respectivamente. Se não gosta de receber e-mails, deixe ambas desmarcadas.

2. Personal information (Informações pessoais)

  • First Name: seu primeiro nome
  • Last Name: sobrenome.
  • Company: sua empresa ou empresa que você representa. Se não tiver uma, deixe em branco.
  • Phone Number: óbvio… seu telefone de contato (precedido por 55 se estiver no Brasil).
  • Street Adress: seu endereço completo, com número.
  • City: Cidade – State/Province: seu estado (SP, RJ etc).
  • Country: selecione o país.
  • Zip/Postal Code: seu CEP.

3. Terms of Use (Termos de Uso)

Ao marcar a caixa “I Agree With the Terms” (Eu Concordo com os Termos), você aceita os termos de uso. Recomendo que antes de clicar em Submit (Enviar), você leia os termos: copie e cole no tradutor do Google.

Você verá a tela de complemento do cadastro. Ela informa que você deve checar seu e-mail, para fazer a validação do cadastro. Aguarde alguns minutos e cheque seu e-mail. Se não receber nada, repita o procedimento todo. Se seu e-mail for configurado para desviar spam automaticamente, pode ser que o servidor reconheça-o como spam e elimine-o, atenção a isso.

Quando receber o e-mail (normalmente, não deve levar mais do que três a cinco minutos), clique no atalho fornecido, ou se preferir, copie-o e cole na barra de endereços de seu navegador.

Note que o activation code NÃO É SUA SENHA para fazer login no site! A senha é aquela que você escolheu quando preencheu o formulário de cadastro; este código de ativação servirá caso o link de confirmação não funcione (If the above link doesn’t work, paste the following details in the activation form – traduzindo: Se o link acima não funcionar, cole os seguintes detalhes no formulário de ativação).

freeimages email de confirmação
E-mail de confirmação: A) atalho para confirmação da conta B) seu login e código de ativação.

Se tudo estiver certo, seu cadastro será finalizado e você verá uma confirmação. Basta digitar o login e sua senha nos campos de login e entrar.

Como buscar imagens

Form de busca no SXCPara pesquisar por termos, como em qualquer sistema de busca, basta digitar no campo destinado a isso.  Selecionando uma das opções do menu deslizante logo abaixo do campo, a pesquisa será por critérios, respectivamente: fotos, usuários, arquivos, tipo de câmera, país e cidade.

Atente para o fato de que as imagens gratuitas são exibidas na parte central dos resultados (em Results for “sua pesquisa” on freeimages.com). As imagens exibidas como Premium results, acima e abaixo da página, tem algum tipo de custo para serem baixadas.

Escolhida a foto, basta clicar no botão download e salvar a imagem onde quiser. O site conta também com sistema lightbox (destaques), com o qual você pode adicionar imagens a sua lista de favoritos. Se gostou de uma imagem e quer deixá-la a salvo, clique no “Add to Lightbox”.

Para ver as imagens adicionadas ao Lightbox, clique na guia Lighboxes.

Estes são os recursos básicos do FreeImages, o que já é suficiente para uma navegação tranquila e bastante produtiva por um dos melhores servidores de imagens gratuitas. Você conhece outros? Opine e deixe links para os outros leitores.

Até o próximo post 😉

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin