Como Corrigir Perspectiva em Fotos no Photoshop – Correção de Lente

0
5466

Sabe quando você tira aquela foto bacana de um edifício durante um passeio ou viagem, mas como estava ao nível do solo, ele fica em perspectiva, como se fosse diminuindo no alto? É normal que aconteça e a construção fica com aquela aparência grandiosa, mas nem sempre é a imagem que queremos.

Com o Photoshop é muito fácil corrigir isso, usando o filtro Correção de Lente (Lens Correction). Quase qualquer foto pode ser "salva" por ele, com o pequeno inconveniente de que algumas partes laterais venham ocasionalmente a se perder.

Vamos ver um exemplo de como fazer a correção. Essa é uma foto comum que tirei alguns dias atrás na Av. Paulista. Veja como meu ponto era muito abaixo do médio do prédio, então ficou o efeito de afunilamento tanto nele quanto nos prédios laterais. O efeito ficou bem forte, ideal para nosso exemplo.

Foto que vai receber a correção de Perspectiva no Photoshop

Abra a imagem no Photoshop e siga ao menu Filtro > Correção de Lente. Se sua foto tiver dados EXIF, as informações da câmera, como modelo, lente, uso de flash, exposição, etc, são exibidos.

Se o perfil for reconhecido pelo Photoshop, talvez o ajuste que você quer aconteça automaticamente apenas preenchendo as caixas de Correção (distorção, desvio cromático, etc). Caso contrário, clique em Personalizado - será nosso caso.

Janela do filtro Correção de Lente

Nota: para facilitar a visualização da inclinação dos elementos, você pode marcar a caixa Mostrar grade (no rodapé do lado esquerdo da janela). A caixa Dimensionar automaticamente vai ajustar a foto à janela conforme você corrige a perspectiva.

Na foto usada, está claro o desvio causado pela perspectiva, então arraste o controle de Perspectiva Vertical até deixar as laterais dos edifícios retos, usando as linhas da grade como referência.

Corrigindo a perspectiva vertical no Photoshop

Note que ao fazer isso parte do topo da imagem ficou fora da janela (porque marquei a caixa Dimensionar automaticamente na tela anterior). Temos que corrigir isso também se não quisermos perder aquele pedaço da foto.

O topo dos prédios ficou fora da janela, mas vamos corrigir
O topo dos prédios ficou fora da janela, mas vamos corrigir

Use o controle de Dimensionamento para reposicionar a imagem toda na janela. Se preciso, reajuste o controle de perspectiva.

Ajustando o dimensionamento da imagem após a correção de perspectiva

Nota: entre as ferramentas dessa janela, temos a correção Remover Distorção (que usamos), a Retificar (clique e arraste uma linha no eixo vertical que deve servir de base para a foto), a Mover Grade (serve para mover a grade, caso as linhas não estejam ajudando muito na atual posição), Mão (move a imagem e a grade juntos) e o zoom.

Ferramentas do filtro Correção de Perspectiva, no canto superior esquerdo da janela
Ferramentas do filtro Correção de Perspectiva, no canto superior esquerdo da janela - aqui, usando o retificar para traçar uma linha vertical usando o prédio central como base, o que vai corrigir a posição da imagem.

Corrigimos o problema da foto ter uma parte "sumida" em cima, mas criamos outro: apareceu um grande espaço vago embaixo e nas laterais. Agora não tem jeito, o negócio é cropar a foto (termo para usar a ferramenta Crop, ou Cortar).

Pressione C para selecionar a Ferramenta Cortar, então determine a nova área da foto e confirme com um duplo clique ou Enter. Uma parte das laterais acaba sendo eliminada (ou escondida, se você ativar a opção da ferramenta).

Parte que vou aproveitar da imagem, o resto será escondido pelo corte

Dependendo da imagem, você pode tentar outros ajustes, como o de Perpectiva Horizontal, se notar que o horizonte ficou fora da posição.

Depois dos ajustes confirmados, puxe linhas guia (ative a Régua com Ctrl + R, clique sobre as réguas e arraste as linhas guia para dentro da imagem) e posicione-as nas arestas dos prédios. Veja que pela minha posição ao tirar a foto, o topo dos prédios ainda tem um pouco de perspectiva.

Topo dos prédios com um pouco de perspectiva horizontal

Se não for possível eliminá-la com o filtro (pois vai acabar entortando a linha do horizonte junto), você pode usar a transformação do tipo Distorcer (menu Editar > Transformação > Distorcer).

Clique no canto superior direito da imagem e segurando a tecla Shift (não sabe qual é a Shift? É aquela tecla larga com uma flecha apontando pra cima, perto do Ctrl) para manter o mouse reto, arraste para cima, até uns 7° (o grau aparece quando você arrasta).

Com a transformação Distorcer, corrigimos a perspectiva horizontal
Arraste o ponto indicado enquanto segura a tecla Shift, até uns 7°

Compare com a situação anterior, com as mesmas linhas guia: agora ficou mais reto.

Perspectiva horizontal no topo dos prédios corrigida

Resultado final:

Imagem após as correções de perspectiva

Usar essa correção pode não ficar tão interessante em algumas fotos - essa do exemplo não me agrada tanto, já que elimina toda a perspectiva e "grandiosidade" das construções, deixando a aparência meio artificial.

Já em outros casos, ela cai perfeitamente. Veja outro exemplo da aplicação da correção, numa foto do Elevado Costa e Silva (o popular Minhocão), em São Paulo.

Antes:

Foto do Minhocão - antes da correção

Depois:

Foto do Minhocão - depois da correção de perspectiva

Mais um exemplo. Antes:

Santa Casa de São Paulo - antes da correção

Depois:

Santa Casa de São Paulo - depois da correção de perspectiva

É bom lembrar que essas fotos foram usadas porque tinham bastante distorção de lente (afinal, foram tiradas com uma câmera compacta de baixo custo), mas nem sempre é indicado usar esse ajuste quando se quer algo natural e realista. Se você tirou a foto já com muita perspectiva, tentar removê-la toda com o filtro vai deixar o resultado bem estranho. O ideal é usar a correção quando houver pouca incinação, como um pequeno ajuste (como na foto do Minhocão).

Existe um meio muito parecido de fazer essa correção com a ferramentar Corte de Perspectiva, mas fica para outro artigo. Se tiver qualquer dúvida, comente.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui