Dicas

Como corrigir o arrastar e soltar no Photoshop (e outros programas no Windows)

Seus arquivos não estão abrindo pelo velho e bom "drag and drop"? Não xingue a Adobe ainda.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Dica rápida para quem anda sofrendo com essa questão simples: um belo dia, o recurso do arrastar e soltar no Photoshop simplesmente parou de funcionar na minha máquina. O famoso “drag and drop” resultava num ícone de ação inválida parecido com ?.

Como se imagina, é uma chateação enorme. Quantas vezes você abre arquivos assim no dia-a-dia, pelo Windows Explorer ou mesmo com o Bridge? Ficar preso ao menu Arquivo> Abrir… ou atalho Ctrl + O? Dependendo da ocasião, tudo bem, mas o tempo todo, sem condição.

Se estava arrancando os cabelos e xingando a Adobe antes de recorrer ao Google, calma. Independente de qual versão esteja usando (aqui é o CC, no Windows 10), o problema provavelmente não é com o Photoshop. “Provavelmente” porque pode ser outra coisa, nunca se sabe… Mas deve ser algo relativo ao Windows.

Como resolver?

Na barra de pesquisa da Cortana, digite “photoshop” e quando aparecer o atalho do programa, clique nele com o botão direito do mouse e escolha “Abrir local do arquivo“.

NOTA: se já tem um atalho visível em algum lugar, como a Área de Trabalho, pode usá-lo em vez de buscar o arquivo.

pesquisa-cortana-photoshop

Na pasta aberta, clique com o direito sobre o atalho “Adobe Photoshop CC“, e selecione “Propriedades“.

Abra a guia “Compatibilidade” e veja se a opção “Executar este programa como administrador” está marcada (deve estar).

DESMARQUE isso!
DESMARQUE isso!

DESMARQUE a opção, clique em Aplicar, depois OK, e reinicie o Photoshop. Problema “provavelmente” resolvido.

O que acontece? É uma característica do Windows: um processo não pode arrastar arquivos para outro com privilégios maiores. Os arquivos são gerenciados pelo processo “explorer.exe” do Windows, que não roda como administrador. Se o Photoshop for administrador, não vai abrir mesmo. Por que algum engraçadinho mudou a permissão aqui, eu ainda não sei…

Isso vale para outros softwares: se executar o navegador, Skype, Media Player, etc, como administrador, não vai conseguir arrastar arquivos do explorer não-administrador. Programas e explorer devem ter o mesmo privilégio.

 

Espero que resolva aí! Descobriu outro problema que inativa o arrastar e soltar no Photoshop? Comente.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin