Como corrigir o arrastar e soltar no Photoshop (e outros programas no Windows)

Seus arquivos não estão abrindo pelo velho e bom "drag and drop"? Não xingue a Adobe ainda.
0
868

Dica rápida para quem anda sofrendo com essa questão simples: um belo dia, o recurso do arrastar e soltar no Photoshop simplesmente parou de funcionar na minha máquina. O famoso "drag and drop" resultava num ícone de ação inválida parecido com ?.

Como se imagina, é uma chateação enorme. Quantas vezes você abre arquivos assim no dia-a-dia, pelo Windows Explorer ou mesmo com o Bridge? Ficar preso ao menu Arquivo> Abrir... ou atalho Ctrl + O? Dependendo da ocasião, tudo bem, mas o tempo todo, sem condição.

Se estava arrancando os cabelos e xingando a Adobe antes de recorrer ao Google, calma. Independente de qual versão esteja usando (aqui é o CC, no Windows 10), o problema provavelmente não é com o Photoshop. "Provavelmente" porque pode ser outra coisa, nunca se sabe... Mas deve ser algo relativo ao Windows.

Como resolver?

Na barra de pesquisa da Cortana, digite "photoshop" e quando aparecer o atalho do programa, clique nele com o botão direito do mouse e escolha "Abrir local do arquivo".

NOTA: se já tem um atalho visível em algum lugar, como a Área de Trabalho, pode usá-lo em vez de buscar o arquivo.

pesquisa-cortana-photoshop

Na pasta aberta, clique com o direito sobre o atalho "Adobe Photoshop CC", e selecione "Propriedades".

Abra a guia "Compatibilidade" e veja se a opção "Executar este programa como administrador" está marcada (deve estar).

DESMARQUE isso!
DESMARQUE isso!

DESMARQUE a opção, clique em Aplicar, depois OK, e reinicie o Photoshop. Problema "provavelmente" resolvido.

O que acontece? É uma característica do Windows: um processo não pode arrastar arquivos para outro com privilégios maiores. Os arquivos são gerenciados pelo processo "explorer.exe" do Windows, que não roda como administrador. Se o Photoshop for administrador, não vai abrir mesmo. Por que algum engraçadinho mudou a permissão aqui, eu ainda não sei...

Isso vale para outros softwares: se executar o navegador, Skype, Media Player, etc, como administrador, não vai conseguir arrastar arquivos do explorer não-administrador. Programas e explorer devem ter o mesmo privilégio.

 

Espero que resolva aí! Descobriu outro problema que inativa o arrastar e soltar no Photoshop? Comente.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui