Soluções

Como corrigir a hora do servidor via SSH

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Dica rápida pra quem anda com problemas de servidor (tipo eu, que troquei semana passada e estou apanhando depois de abandonar o cPanel em favor do Kloxo…). Se você usa scripts ou agendamentos, pode ter erros caso a hora no seu servidor esteja errada. Pode acontecer de, após receber sua nova “casa”, ela vir toda bagunçada se não for do tipo “gerenciada”: no máximo o host vai instalar o Kloxo ou cPanel pra você. E você que se lasque com o resto ou pague alguém pra ajustar tudo.

Como nem todo mundo pode ser extorquido pagar por um ajuste simples que não leva nem cinco minutos, vou deixar o passo a passo de como resolvi. Para saber se a hora do servidor está errada, comece baixando o PuTTy, software de terminal com suporte ao protocolo SSH, usado para dar comandos ao servidor remotamente (do seu computador, no caso). Ele não requer instalação e roda direto do arquivo executável. Baixe o PuTTy aqui.

Nota: sim, tem outros jeitos mais fáceis de fazer isso, mas vamos fazer com o PuTTy pois cedo ou tarde você vai precisar dele.

Nota 2: se não se sentir confortável em refazer alguma coisa mostrada aqui, faça o simples: contrate um profissional e ele resolve pra você.

Faça login no seu servidor usando os dados que o host lhe enviou (nome de usuário, geralmente “root” e sua senha).

PuTTy
Digite o ip do seu servidor no campo “Host Name” e clique em Open
login ssh putty
Digite “root” como usuário e depois sua senha, cuidando bem das maiúsculas ou dará erro

Se digitou a senha certinho, estará logado:

login putty ssh

O primeiro comando é simples, digite “date” e confirme com Enter. Deve surgir o formato da data do servidor, algo assim:

[[email protected] ~]# date
Wed Jan 29 04:52:12 BRST 2014

Se a “timezone” estiver errada, não estará ali BRST (que é a sigla para horário de Brasília). Altere a timezone pelo seu painel do cPanel ou Kloxo. Tem algum lugar pra fazer isso, é fácil, mas vou mostrar pelo ssh mesmo.

Digite o comando:

vim /etc/sysconfig/clock

Isso vai abrir o arquivo de configuração do relógio no modo de edição. As linhas terão algo assim:

ZONE="America/Sao_Paulo"
UTC=true
ARC=false

Se a sua região for outra, pode alterar o ZONE. Veja a lista de timezones. Não mexa no resto. Depois de alterar, salve e feche o documento digitando:

:wq

…e Enter. Agora a timezone deve estar certa, confira digitando date de novo

Se ainda assim a data/hora está errada, vamos instalar o ntp, um protocolo que fará seu servidor se comunicar com o serviço NTP, para sincronizar os relógios. Digite no terminal:

yum install ntp

Aguarde a instalação, confirme quando pedir autorização para baixar o pacote digitando Y e Enter. Quando concluir, digite:

touch /etc/ntp.drift

…para criar o arquivo do ntp. Inicie o serviço com o comando:

 ntpd -q -g

Se tudo correu bem, a hora do seu servidor deve ter sido ajustada. Digite date no terminal para conferir. Deve aparecer algo como:

[[email protected] ~]# date
Wed Jan 29 22:39:44 BRST 2014

Isso deve ser o bastante para corrigir a hora do servidor, mas se continua com problemas, entre em contato com seu serviço de hospedagem.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin