Dicas

Como corrigir foto com retícula no Photoshop

Anúncios Google

A retícula (screentone) é uma técnica antiga para simular cor, usada no meio gráfico. Como forma barata e rápida de cobrir áreas, os artistas faziam o decalque de padrões, que podiam ser sobrepostos ou não, aplicados sobre o desenho contornado, a line art. O método foi e ainda é bastante usado em várias áreas da ilustração, como quadrinhos, publicidade e livros — basicamente, qualquer aplicação em que a ilustração não precisa ter ou a impressão não permite uma finalização refinada, com degradês complexos.

A retícula foi muito comum em modos de impressão antigos, como jornais. Mas uma vez escaneadas, essas imagens podem ser corrigidas no Photoshop, para apresentar um visual bem mais próximo da resolução de uma fotografia comum.

Para isso, tenha em mente que a imagem deve ser bem grande, escaneada em uma resolução muito alta, para depois de aplicados os ajustes, ser reescalada para o tamanho em que será usada. Se a imagem for de baixa resolução, fica quase impossível usar o demonstrado aqui sem ter bastante desfoque.

Em nosso teste, vamos usar uma imagem escaneada de jornal antigo. Se for usar a sua, escaneie a 600 ppi ou até mais que isso, mesmo que a imagem fique enorme: a ideia é essa.

reticulado

Repare que ela é bem reticulada.

Abra sua imagem no Photoshop. Duplique a camada principal pelo menu Camada > Duplicar Camada…

camada duplicada

Dica: procure manter a visualização de 100% da imagem para ver exatamente o efeito sobre os pontos.

Siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano. O Raio depende da sua imagem; nesta, cerca de 1,5 é o bastante para desaparecer com todos os pontos de retícula. Naturalmente vai ficar um tanto desfocado…

desfoque gaussiano

Faça qualquer ajuste necessário para corrigir contraste, cores, etc. Pra mim foi o bastante um ajuste de Curvas.

ajuste de curvas

Redimensione a imagem (atalho: Ctrl + Alt + I), reduzindo até o tamanho necessário para uso. A redução vai ajudar a eliminar parte do desfoque resultante da aplicação do filtro.

A imagem não era bem a indicada pelo pouco tamanho, mas se você escanear como explicado, deve ter resultados ainda melhores. Veja o antes:

reticulado

…e depois:

remocao reticula final

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comments

  1. Oi, eu tenho uma dúvida:

    Costumo usar reticula para usar fotografias em poster serigráficos (silk screen) existe algum tutorial que ensine a preparar um arquivo pra serigrafia com a retícula o mais suave possível? Porque todos que faço a retícula continua ainda mt visível, mas já vi várias imagens serigrafadas que eram quase imperceptíveis.

    Abraços,

    • Nunca trabalhei com silk screen, mas vi uns tutoriais parecido com o que você quer no YouTube, já viu lá?

Write A Comment

Pin