Photoshop

Tem como copiar guias no Photoshop?

Recrie facilmente guias de um documento em outro usando as Ações.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

As guias do Photoshop são uma ajuda fundamental no posicionamento de objetos. Pra quem não lembra, são linhas que servem como uma régua. Se configuradas, elas “atraem” a borda dos elementos visuais como um imã, os colocando exatamente onde o designer quiser. Mesmo se não for o caso, ainda dão uma bela referência visual para os ajustes.

E claro, não aparecem no arquivo finalizado exportado para formatos como JPG, PNG, etc.

Digamos que você quer textos precisamente a 20 pixels da borda esquerda do documento. É só arrastar uma guia até ali, e depois acertar os textos.

Posicione a guia…
e posicione os elementos.

A maioria dos casos não é tão simples — alguns arquivos podem ter dezenas de guias. E se você precisar editar vários arquivos ao mesmo tempo, com guias nas mesmas posições? Tem como copiar guias no Photoshop, de um documento para outro?

Infelizmente a resposta é não. Por enquanto, o Photoshop não tem essa opção.

Mas tem jeito de recriar guias exatamente como foram feitas entre documentos…

Gravando a criação

Em vez de só arrastar guias para dentro do documento, vamos criá-las através do menu Visualizar > Nova Guia. A partir da janela, serão posicionadas as guias; isso enquanto gravamos uma Ação, mais tarde repetida no segundo arquivo.

Voltando àquele exemplo: digamos que quero guias horizontais e verticais, a exatamente 20 pixels de distância da borda. Meu documento tem 640 x 250 pixels.

Antes de tudo, siga ao menu Janela > Ações (ou atalho Alt + F9):

Digite um nome para sua ação. A cor é opcional, aqui só para melhor visualização.

Com a gravação rolando, comece a criar as guias. Vá ao menu Visualizar > Nova Guia, insira 0 Horizontal e confirme. Siga com: 20, 230 e 250 Horizontal, depois 0, 20, 620 e 640 Vertical.

Interrompa a gravação clicando no botão quadrado (“Interromper gravação”).

Agora é só repetir a ação no documento de destino. Alterne para ele, siga ao menu de Ações, selecione a ação recém-criada e clique no botão “Executar seleção”.

Aguarde e assista enquanto as guias são recriadas 👍

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin