Photoshop

Como converter texto em forma no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Texto digitado no Photoshop não pode receber certas transformações e efeitos, trazendo a necessidade de criar uma forma similar a ele, que possa ser manipulada à vontade enquanto mantêm seu contorno legível. Ou seja: um falso texto, editável como outros objetos comuns.

Você pode converter o texto em formas, rasterizar ou carregar demarcadores a partir dele.

A diferença? A forma é como um objeto qualquer vetorial, em máscara sobre a camada. O demarcador é vetorial, marcando o contorno de um objeto que pode mascarar outras formas, carregar seleções, etc. O objeto rasterizado é um “desenho” em pixels.

Vamos ver isso caso a caso.

Converter texto em forma

Tendo seu texto pronto, já digitado com a ferramenta Letreiro:

texto digitado no Photoshop

Clique com o direito sobre o nome da camada (na direita, nas miniaturas de camadas) e selecione Converter para forma.

converter para forma

Note que a miniatura muda de texto para o ícone de demarcador. Seu texto já virou uma forma vetorial, mascarando a camada. Essas formas podem ser movidas, transformadas, etc, com as ferramentas de seleção de demarcador.

texto como forma vetorial
Convertido em forma vetorial, você pode mover as letras (ou melhor, formas) com a Ferramenta Seleção de Demarcador.

Também pode receber contorno e outros ajustes comuns às formas, pelo menu no alto da tela – selecione a Ferramenta Seleção de Demarcador para ativar o menu.

menu de forma Photoshop

Note que após transformado, o texto deixa de ser texto e não pode mais ser modificado com a ferramenta Letreiro, ou seja, não dá mais pra redigitar, etc. Ele vira demarcador.

Rasterizar texto

Rasterizar é transformar o objeto vetorial em pixels. Após convertido, seu texto também não será mais modificado pela ferramenta Letreiro: ele vira um objeto qualquer, como uma marca de tinta, uma foto, etc.

Pra quê? Textos não podem receber pinceladas, alguns filtros, etc. A necessidade surgirá no dia-a-dia.

De novo, com o texto pronto, clique com o direito sobre seu nome (nas miniaturas de camadas), mas agora selecione Rasterizar texto. Veja que a miniatura também deixou de indicar o texto normal – o que temos agora são pixels no formato do texto.

texto rasterizado

Criar demarcador

O efeito é parecido com a conversão para forma, mas agora o texto continua lá. A diferença é que o demarcador é criado “por cima”, sem mascarar camada alguma. Podemos editá-lo como qualquer marcador, recortar e colar como máscara em outra camada, etc.

Como antes, clique com o botão direito sobre o nome; selecione Criar demarcador de trabalho.

demarcador de trabalho
O demarcador criado a partir da letra i foi movido com a Ferramenta Seleção de Demarcador. Você pode mover, editar, recortar, etc, fazer qualquer coisa com o demarcador, enquanto o texto fica preservado.

Qualquer dúvida sobre textos e demarcadores, comente.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin