Estrutura

Como converter página em post (ou vice-versa) no WordPress

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Imagine a situação: você publicou um artigo que tornou-se muito popular em seu blog, e agora gostaria que ele fosse uma página estática, mas não pode simplesmente copiar o post original, exclui-lo e colar o conteúdo numa página, ou vai perder o link dos comentários, curtidas, etc. Outro caso: criou conteúdo numa página, mas a estrutura do seu site exibe anúncios e ferramentas só nos posts, então precisa que ela “vire” um post.

É aí que vai descobrir: não tem nenhuma ferramenta muito fácil pra fazer isso só com uma página só, ou um post. Tem alguns plugins que prometem o serviço, mas são poucos; a maioria converte todas as páginas em posts ou todos os posts em páginas.

Mas se tiver acesso ao seu banco de dados, uma opção é editá-lo diretamente, através do phpMyAdmin, software grátis para gerenciamento de bancos em MySQL (como o nosso amigo WordPress) que é quase onipresente em servidores, seja usando cPanel, Kloxo, etc.

Vale notar que isso não é para qualquer pessoa, você deve saber exatamente o que está fazendo; uma ação errada pode danificar seu banco de dados de forma permanente, aí se não tiver backup… adeus blog. Sério.

Acesse o phpMyAdmin no seu servidor e procure seu banco de dados; eles ficam organizados no menu à esquerda da tela.

Nota: normalmente só servidores privados (VPS e dedicados) dão acesso a esse tipo de recurso. Se não souber como acessar o phpMyAdmin, consulte seu serviço de hospedagem.

php myAdmin bancos de dados

Tanto páginas quanto posts ficam armazenados na tabela wp_posts, então clique sobre ela para abrir a lista completa de entradas de ambos os tipos de publicação.

wp_posts na tabela

Agora vamos filtrar o que queremos. No meu caso, precisava converter uma página em post, então clique em Pesquisar, no alto da tela…

pesquisar php myAdmin

… e filtre só as páginas: role a página e lá embaixo, no campo “post_type”, deixe em LIKE e digite “page”, pois queremos as entradas do tipo página. Tecle Enter para filtrar.

filtrando paginas phpmyAdmin

Lá estão as minhas páginas (a que vou editar é a “Sample Page”).

pagina filtrada phpmyadmin

Agora é só rolar a página para a esquerda, até encontrar a opção “post_type”, na mesma linha da “Sample Page” (no seu caso, da página que será transformada em post). Dê um duplo-clique sobre o “page”, ele vai ficar editável, então digite “post” no lugar. Confirme com Enter.

pagina filtrada phpmyadmin
1) O tipo de post (post_type) é page. Dê um duplo-clique… 2) ele fica editável 3 ) digite post no lugar e confirme com Enter.

Pronto, você acabou de converter sua página em post. Agora é só ir até a lista de posts no painel do WordPress, procurar a página convertida e fazer as alterações necessárias (adição de categoria e tags, miniaturas, etc).

pagina convertida em post

DE NOVO: o banco de dados é como o cérebro do seu blog. Saiba bem o que está fazendo ao editá-lo, pois se ele sofrer algum dano e você não fez backup, pode ser irreversível… Não me responsabilizo por imperícia do usuário e ocasional dano permanente ao seu banco de dados!

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

6 Comentários

  1. Olá amigo. Tenho um site com mais de 2000 páginas (guia comercial) e gostaria de converter todas as páginas em post ao mesmo tempo, tem algum esquema de converter sem precisar ir de um em um?

  2. Valeu Daniel Funcionou muito pra mim…só o wp_post que estava um pouco diferente no meu mas foi de boa…obrigado!!
    tava jf1r_posts

Deixe um Comentário

Pin