Imagine a situação: você publicou um artigo que tornou-se muito popular em seu blog, e agora gostaria que ele fosse uma página estática, mas não pode simplesmente copiar o post original, exclui-lo e colar o conteúdo numa página, ou vai perder o link dos comentários, curtidas, etc. Outro caso: criou conteúdo numa página, mas a estrutura do seu site exibe anúncios e ferramentas só nos posts, então precisa que ela “vire” um post.
É aí que vai descobrir: não tem nenhuma ferramenta muito fácil pra fazer isso só com uma página só, ou um post. Tem alguns plugins que prometem o serviço, mas são poucos; a maioria converte todas as páginas em posts ou todos os posts em páginas.
Mas se tiver acesso ao seu banco de dados, uma opção é editá-lo diretamente, através do phpMyAdmin, software grátis para gerenciamento de bancos em MySQL (como o nosso amigo WordPress) que é quase onipresente em servidores, seja usando cPanel, Kloxo, etc.
Vale notar que isso não é para qualquer pessoa, você deve saber exatamente o que está fazendo; uma ação errada pode danificar seu banco de dados de forma permanente, aí se não tiver backup… adeus blog. Sério.
Acesse o phpMyAdmin no seu servidor e procure seu banco de dados; eles ficam organizados no menu à esquerda da tela.
Nota: normalmente só servidores privados (VPS e dedicados) dão acesso a esse tipo de recurso. Se não souber como acessar o phpMyAdmin, consulte seu serviço de hospedagem.
Tanto páginas quanto posts ficam armazenados na tabela wp_posts, então clique sobre ela para abrir a lista completa de entradas de ambos os tipos de publicação.
Agora vamos filtrar o que queremos. No meu caso, precisava converter uma página em post, então clique em Pesquisar, no alto da tela…
… e filtre só as páginas: role a página e lá embaixo, no campo “post_type”, deixe em LIKE e digite “page”, pois queremos as entradas do tipo página. Tecle Enter para filtrar.
Lá estão as minhas páginas (a que vou editar é a “Sample Page”).
Agora é só rolar a página para a esquerda, até encontrar a opção “post_type”, na mesma linha da “Sample Page” (no seu caso, da página que será transformada em post). Dê um duplo-clique sobre o “page”, ele vai ficar editável, então digite “post” no lugar. Confirme com Enter.

Pronto, você acabou de converter sua página em post. Agora é só ir até a lista de posts no painel do WordPress, procurar a página convertida e fazer as alterações necessárias (adição de categoria e tags, miniaturas, etc).
DE NOVO: o banco de dados é como o cérebro do seu blog. Saiba bem o que está fazendo ao editá-lo, pois se ele sofrer algum dano e você não fez backup, pode ser irreversível… Não me responsabilizo por imperícia do usuário e ocasional dano permanente ao seu banco de dados!
11 Comments
Simplesmente extraordinário, me ajudou muito, detesto a ideia de instalar plugin para qualquer coisa, só aceito instalar para coisas muito importantes, vi seu artigo, mesmo com o meu php mais atualizado, entendi direitinho a sacada e já coloquei em prática. Sucesso meu amigo.
Me salvou! Fiz um post sem querer como página e graças ao seu post consegui “salvar” o post 🙂
Obrigado! Eu criei um post como página sem querer e sua publicação me salvou. 🙂
Me salvouuu, muito obrigado.
Obrigada por compartilhar conhecimento!
Valeu Daniel !! Segui as instruções via phpMyAdmin e deu tudo Certo. Converti uma Página em Post sem problemas. Obrigado
Olá amigo. Tenho um site com mais de 2000 páginas (guia comercial) e gostaria de converter todas as páginas em post ao mesmo tempo, tem algum esquema de converter sem precisar ir de um em um?
Já tentou algum plugin de conversão em massa? Pode tentar o Convert Post Types ou o Post Type Switcher.
Valeu Daniel Funcionou muito pra mim…só o wp_post que estava um pouco diferente no meu mas foi de boa…obrigado!!
tava jf1r_posts
Valeu, converti numa boa no meu site
ajudou muito.
Obrigada, acabei de converter uma página do meu blogue em post!
Saudações,
Maria