Dicas

Como Converter Melhor Fotos em Preto e Branco no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

As fotografias em preto e branco têm todo um charme e estilo próprio, muito usadas em moda, jornalismo, cinema e propaganda. Às vezes refletindo simplicidade, outras memórias ou em busca de um impacto como no efeito de color splash, a ausência de cores pode ser tão encantadora quanto uma paleta rica e variada.

Muitos fotógrafos e designers gostam de aplicar P&B em suas fotos, mas não basta só mandar um “Remover Saturação” do Photoshop – pelo menos na maioria das vezes. O programa oferece opções melhores que essa, que farão o trabalho de forma não-destrutiva e mais inteligente.

Vamos ver os métodos mais indicados (e como não fazer também) para converter suas fotos para preto e branco.

Dessaturar (ou Remover Saturação)

O mais simples e direto modo de tirar as cores das imagens. Acionada pelo atalho de teclado Ctrl + Shift + U, ou menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação.

É um método destrutivo e longe do ideal, já que simplesmente tira as cores mas não faz a compensação de contraste e brilho, tornando ocasionalmente algumas áreas confusas – encontros entre duas regiões de cor clara podem virar um único “borrão”.

Imagem antes e depois do comando Remover Saturação
Imagem antes e depois do comando Remover Saturação

Tirar Saturação com Camada de Ajuste

Aplicar o ajuste direto sobre a imagem é erro, mas usando uma Layer Style a coisa muda. Com uma camada de Matiz/Saturação (Hue/Saturation), você tira a cor sem descartar as informações da imagem original. Basta arrastar o controle de Saturation para 0.

Ainda não é o ideal, mas já supera o estrago do comando anterior.

Removendo a saturação com camada de ajustes de Matiz/Saturação
Removendo a saturação com camada de ajustes de Matiz/Saturação

Dupla Camada de Matiz/Saturação

O método é usar duas camadas de ajustes de Matiz/Saturação, a primeira para tirar a saturação e outra para mudar o matiz da imagem original (claro que as cores não aparecem, pois estão escondidas pela camada de ajuste superior).

Aplique uma primeira camada de Matiz/Saturação. Clique de novo no botão e aplique outra, ficando duas, assim:

Duas camadas de ajustes de Matiz/Saturação
Duas camadas de ajustes de Matiz/Saturação

Use a superior para remover a saturação (deslize o controle para saturação zero). Na de baixo, mude o modo de mesclagem para o modo Cor (Color). Use o controle de Matiz (Hue) para mudar o ajuste de cinzas na imagem.

Camada inferior no modo de mesclagem Cor
Camada inferior no modo de mesclagem Cor

 Preto e Branco

O ajuste de Preto e Branco (Black & White) veio na edição CS3 do Photoshop exatamente para lidar com a necessidade de tirar a cor sem acabar com o contraste e equilíbrio das áreas.

Além de oferecer Presets (ajustes prontos), você pode usar os controles deslizantes de luminosidade para cada cor de forma individual. Tem ainda a opção “Tint” para aplicar uma tonalidade à imagem – excelente para criar belas fotos em sépia, por exemplo. O resultado é infinitamente melhor do que no comando “Remover saturação”, além de não-destrutivo e editável.

Preto e Branco do Photoshop
Ajuste de Preto e Branco, o ideal para retirar cores das imagens. Veja em 1: a camada de ajuste de Preto e Branco fica isolada da imagem (2), sem lhe causar nenhuma alteração permanente.

Misturador de Canais

O Channel Mixer é outra opção mais interessante que dessaturação, não-destrutivo. Ele muda a intensidade de cada canal de cores, simulando efeito obtidos com filtros fotográficos.

Dá pra fazer imagens em tons de cinza ou sépia com ótima qualidade, seja usando os controles deslizantes ou alguma das predefinições.

Ajuste do Misturador de Canais

Converter para Tons de Cinza

Método destrutivo e não indicado quando o objetivo for só obter a fotografia em preto e branco. Basta seguir ao menu Imagem > Modo > Tons de Cinza. Todas as informações de cor da imagem são descartadas, rapidinho – mas sem o mesmo controle de ferramentas como o Preto e Branco, mais indicado pra isso.

Convertendo em tons de cinza: confirme a exclusão das informações
Convertendo para o modo Tons de Cinza: confirme a exclusão das informações

Antes e depois da conversão do modo RGB para Tons de Cinza

Mapa de Degradê

Um velho conhecido dos usuários de Photoshop. Usa-se um degradê sobre a imagem para mudar as cores, gerando efeitos muito loucos de cor.

Além de bom para criar imagens psicodélicas, a principal utilidade do Mapa de Degradê é deixar a foto em preto e branco de forma não-destrutiva – só usar um degradê de preto para branco.

Preto e branco com Mapa de Degradê
Preto e branco com Mapa de Degradê

Cores LAB + Grayscale

Método que consiste em primeiro converter a imagem para o modo de cores LAB, que separa as informações de brilho e cor e então descarta as cores, deixando só preto e branco, seguido pela conversão para “Tons de Cinza”. O resultado é melhor que nos métodos de remoção de Matiz/Saturação ou o simples “Tons de Cinza”.

Primeiro mude o modo de cor para LAB no menu Imagem > Modo > Cores LAB. Então clique na paleta de Canais e selecione o Lightness (Iluminação).

Com a imagem alterada para o modo LAB, selecione o canal Lightness
Com a imagem alterada para o modo LAB, selecione o canal Lightness

De novo no menu Imagem > Modo > Tons de Cinza para manter só esse canal como a imagem. Confirme o descarte das outras cores.

Confirme o descarte das cores
Confirme o descarte das cores

Certamente usando alguns desses métodos a qualidade de suas fotos e ilustrações em preto e branco vão ganhar muito. Faça alguns testes, brinque com as configurações e veja como funciona.

Créditos: imagens – Ribeirão Two 3, de Marcelo Terraza,  Rose, de Daniel Lemes, Hot Drink 2, de B Boy, Catalina Island 2, de Cathy King; House sparrow, de Ali Taylor; Look! Sakura on deer nose, de Midori Sakurai; old lady in Luni (india), de Aline Dassel; palm on beach, de Pakize Öztürk

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

4 Comentários

  1. Bom dia! Por favor, existe alguma opção mais adequada para converter uma imagem em preto e branco, para ser publicada em um livro? Gostaria de saber também se poderiam indicar o melhor procedimento que conhecem, para melhorar uma imagem em preto e branco, que foi publicada em um jornal antigo e que possui retícula muito acentuda. Agradeço-lhes pela atenção e pelo tutorial sobre conversão de fotos.

    • A melhor forma que conheço é o ajuste Preto / Branco mesmo, porque dá pra controlar exatamente o brilho de cada cor. Quanto à imagem reticulada, não testei mas uma alternativa pode ser: escanear a imagem numa resolução muito alta (600 dpi ou mais), pra ficar enorme, então usar algum filtro de desfoque para mesclar os pontos.

  2. Ola!
    Preciso muito da ajuda de vocês, como eu transformo uma foto em apenas uma cor de forma que toda imagem é formada por essa cor em tons claros e escuros?
    Esse efeito é muito usado em background…

    • Olá! Se é que entendi o que você quer, pode tentar assim: abra a imagem no Photoshop, crie uma camada acima dela, preencha com a cor desejada. Mude o modo de mesclagem dessa camada para “Screen” (Divisão em português, se não me engano). Remova a saturação da foto. Faça ajustes com a cor da camada em Screen. Veja:

      modo mesclagem screen

Deixe um Comentário

Pin