Photoshop

Como alterar o idioma do Photoshop

Anúncios Google

Quase todo mundo tem o Photoshop em português, aqui no Brasil e demais países lusófonos, certo? Facilita a vida de quem não entende nada de inglês, embora eu tenha restrições quanto à isso — acho importante estar familiarizado com a interface original, pois há uma quantidade imensurável de bom conteúdo nesse idioma por aí.

Mas se lidar com um software no seu idioma é bom, em certas situações vira problema. Um exemplo básico: as Ações (Actions), comandos pré-gravados na máquina do criador e depois reproduzidas nas mais diversas instalações e versões do programa.

Se a Ação foi gravada no Photoshop em inglês, ao tentar executá-la no seu em português, dependendo dos passos, você terá a desagradável surpresa de uma tela de erro. Os comandos “memorizam” nomes de filtros, opções de menu e camadas como estavam “na máquina-fonte”; a camada de fundo, que nas instalações pt-br ou pt-pt, são “Plano de fundo”, em inglês aparecem como “Background” — aí a Ação já falharia.

Pior é que não tem um jeito fácil de mudar o idioma, nem pela tela de Preferências > Interface: só aparece o seu próprio, já instalado.

Photoshop ui language

Vejamos como deixar o Photoshop todo em inglês (ou depois de volta ao português) sem muita dificuldade.

1. Localize a pasta de instalação do Photoshop

Numa instalação padrão, com o HD sendo a letra C, fica em “C:Program FilesAdobeAdobe Photoshop CC (64 Bit)Localespt_BRSupport Files“. Esta pasta contém arquivos que definem o idioma de apresentação do software.

2. Duplique o arquivo

Localize o arquivo “tw10428.dat” e faça uma cópia dele nesta mesma pasta. Pode ser copiando e colando, clicando e arrastando com o botão direito, etc, como quiser.

Photoshop tw duplicado
Duplique o arquivo com a extensão .dat
Photoshop tw ja duplicado
Arquivo duplicado. Se surgir uma janela pedindo a confirmação de autorização, permita.

Essa cópia vai ficar aí só como backup.

3. Mude a extensão do arquivo

Edite a extensão do arquivo original, renomeando-a para .bak. Se não estiver vendo a extensão (aquelas três letras depois do ponto), a culpa é do seu sistema operacional…

Vamos corrigir já. No caso do Windows:

  1. Para abrir Opções de Pasta, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Aparência e Personalização e em “Opções de Pasta”.

  2. Clique na guia Exibir e, em Configurações avançadas, siga um destes procedimentos:

    • Para mostrar as extensões de nome de arquivo, desmarque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.

    • Para ocultar as extensões de nome de arquivo, marque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.

Informações: Microsoft

No Mac:

  1. Escolha Finder > Preferências e clique em Avançado.
  2. Marque ou desmarque a opção “Mostrar extensões de todos os nomes de arquivos”.

Informações: Apple

Photoshop arquivo extensão alterada

4. Não tem mais nada! Reinicie o Photoshop e se você fez tudo certo, ele já deve estar todo em inglês.

Photoshop em ingles

QUERO VOLTAR PARA O PORTUGUÊS!

Já ficou claro que é bem simples, né? Só voltar à mesma pasta e renomear o arquivo .bak para .dat e reiniciar o Photoshop.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

12 Comments

    • Se tiver o software original dá pra mudar pelo app do Creative Cloud. Caso contrário, provavelmente o pacote não terá outros idiomas, é do jeito que foi baixado. Veja na pasta Locales, na pasta do programa.

  1. Obrigado, deu tudo certo, foi uma ótima explicação.
    Salvou meu dia, abraços…

  2. Jardel Araujo Reply

    Boa noite. Amigo, esse processo serve para Ilustrator, Inesigner e os outros programas da adobe?

    • Olá, negativo. Testado e funcionando para Photoshop; para Illustrator e Premiere Pro não funciona, e não foi testado com outros programas.

  3. Gostaria de saber se posso deixar os dois arquivos renomeados, o .bak e o .dat, e com o pshotoshop ja aberto mudar de idioma, por exemplo em configurações

    • Não que eu saiba, Alex. O que faço é voltar na pasta e renomear os arquivos quando quero inglês ou português.

  4. Valdomiro Alves Reply

    Muito obrigado. eu fiz no Mac e funcionou muito bem.
    Precisamos de mais pessoas assim na internet.
    Parabéns

Write A Comment

Pin