Photoshop

Como alterar o idioma do Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Quase todo mundo tem o Photoshop em português, aqui no Brasil e demais países lusófonos, certo? Facilita a vida de quem não entende nada de inglês, embora eu tenha restrições quanto à isso — acho importante estar familiarizado com a interface original, pois há uma quantidade imensurável de bom conteúdo nesse idioma por aí.

Mas se lidar com um software no seu idioma é bom, em certas situações vira problema. Um exemplo básico: as Ações (Actions), comandos pré-gravados na máquina do criador e depois reproduzidas nas mais diversas instalações e versões do programa.

Se a Ação foi gravada no Photoshop em inglês, ao tentar executá-la no seu em português, dependendo dos passos, você terá a desagradável surpresa de uma tela de erro. Os comandos “memorizam” nomes de filtros, opções de menu e camadas como estavam “na máquina-fonte”; a camada de fundo, que nas instalações pt-br ou pt-pt, são “Plano de fundo”, em inglês aparecem como “Background” — aí a Ação já falharia.

Pior é que não tem um jeito fácil de mudar o idioma, nem pela tela de Preferências > Interface: só aparece o seu próprio, já instalado.

Photoshop ui language

Vejamos como deixar o Photoshop todo em inglês (ou depois de volta ao português) sem muita dificuldade.

1. Localize a pasta de instalação do Photoshop

Numa instalação padrão, com o HD sendo a letra C, fica em “C:\Program Files\Adobe\Adobe Photoshop CC (64 Bit)\Locales\pt_BR\Support Files“. Esta pasta contém arquivos que definem o idioma de apresentação do software.

2. Duplique o arquivo

Localize o arquivo “tw10428.dat” e faça uma cópia dele nesta mesma pasta. Pode ser copiando e colando, clicando e arrastando com o botão direito, etc, como quiser.

Photoshop tw duplicado
Duplique o arquivo com a extensão .dat
Photoshop tw ja duplicado
Arquivo duplicado. Se surgir uma janela pedindo a confirmação de autorização, permita.

Essa cópia vai ficar aí só como backup.

3. Mude a extensão do arquivo

Edite a extensão do arquivo original, renomeando-a para .bak. Se não estiver vendo a extensão (aquelas três letras depois do ponto), a culpa é do seu sistema operacional…

Vamos corrigir já. No caso do Windows:

  1. Para abrir Opções de Pasta, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Aparência e Personalização e em “Opções de Pasta”.

  2. Clique na guia Exibir e, em Configurações avançadas, siga um destes procedimentos:

    • Para mostrar as extensões de nome de arquivo, desmarque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.

    • Para ocultar as extensões de nome de arquivo, marque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.

Informações: Microsoft

No Mac:

  1. Escolha Finder > Preferências e clique em Avançado.
  2. Marque ou desmarque a opção “Mostrar extensões de todos os nomes de arquivos”.

Informações: Apple

Photoshop arquivo extensão alterada

4. Não tem mais nada! Reinicie o Photoshop e se você fez tudo certo, ele já deve estar todo em inglês.

Photoshop em ingles

QUERO VOLTAR PARA O PORTUGUÊS!

Já ficou claro que é bem simples, né? Só voltar à mesma pasta e renomear o arquivo .bak para .dat e reiniciar o Photoshop.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

6 Comentários

  1. Boa noite. Amigo, esse processo serve para Ilustrator, Inesigner e os outros programas da adobe?

  2. Gostaria de saber se posso deixar os dois arquivos renomeados, o .bak e o .dat, e com o pshotoshop ja aberto mudar de idioma, por exemplo em configurações

  3. Valdomiro Alves Responder

    Muito obrigado. eu fiz no Mac e funcionou muito bem.
    Precisamos de mais pessoas assim na internet.
    Parabéns

Deixe um Comentário

Pin