Quase todo mundo tem o Photoshop em português, aqui no Brasil e demais países lusófonos, certo? Facilita a vida de quem não entende nada de inglês, embora eu tenha restrições quanto à isso — acho importante estar familiarizado com a interface original, pois há uma quantidade imensurável de bom conteúdo nesse idioma por aí.
Mas se lidar com um software no seu idioma é bom, em certas situações vira problema. Um exemplo básico: as Ações (Actions), comandos pré-gravados na máquina do criador e depois reproduzidas nas mais diversas instalações e versões do programa.
Se a Ação foi gravada no Photoshop em inglês, ao tentar executá-la no seu em português, dependendo dos passos, você terá a desagradável surpresa de uma tela de erro. Os comandos “memorizam” nomes de filtros, opções de menu e camadas como estavam “na máquina-fonte”; a camada de fundo, que nas instalações pt-br ou pt-pt, são “Plano de fundo”, em inglês aparecem como “Background” — aí a Ação já falharia.
Pior é que não tem um jeito fácil de mudar o idioma, nem pela tela de Preferências > Interface: só aparece o seu próprio, já instalado.
Vejamos como deixar o Photoshop todo em inglês (ou depois de volta ao português) sem muita dificuldade.
1. Localize a pasta de instalação do Photoshop
Numa instalação padrão, com o HD sendo a letra C, fica em “C:Program FilesAdobeAdobe Photoshop CC (64 Bit)Localespt_BRSupport Files“. Esta pasta contém arquivos que definem o idioma de apresentação do software.
2. Duplique o arquivo
Localize o arquivo “tw10428.dat” e faça uma cópia dele nesta mesma pasta. Pode ser copiando e colando, clicando e arrastando com o botão direito, etc, como quiser.


Essa cópia vai ficar aí só como backup.
3. Mude a extensão do arquivo
Edite a extensão do arquivo original, renomeando-a para .bak. Se não estiver vendo a extensão (aquelas três letras depois do ponto), a culpa é do seu sistema operacional…
Vamos corrigir já. No caso do Windows:
-
Para abrir Opções de Pasta, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Aparência e Personalização e em “Opções de Pasta”.
-
Clique na guia Exibir e, em Configurações avançadas, siga um destes procedimentos:
-
Para mostrar as extensões de nome de arquivo, desmarque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.
-
Para ocultar as extensões de nome de arquivo, marque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.
-
Informações: Microsoft
No Mac:
- Escolha Finder > Preferências e clique em Avançado.
- Marque ou desmarque a opção “Mostrar extensões de todos os nomes de arquivos”.
Informações: Apple
4. Não tem mais nada! Reinicie o Photoshop e se você fez tudo certo, ele já deve estar todo em inglês.
QUERO VOLTAR PARA O PORTUGUÊS!
Já ficou claro que é bem simples, né? Só voltar à mesma pasta e renomear o arquivo .bak para .dat e reiniciar o Photoshop.