Dicas

Como Colocar Marca D’Água Com Photoshop Através de Action

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Acho horrível ver uma bela ilustração ou fotografia estragada por marcas d’água, mas reconheço que são uma excelente forma de guardar trabalhos artísticos contra uso indevido. Para quem quer proteger suas criações, elas são ao menos uma forma de levar sua assinatura ou marca para onde seu trabalho for. Mas quando temos várias artes para marcar, editar uma a uma será cansativo; para artistas com experiência no programa, é tranquilo, mas quem não tem e só quer proteger as imagens que tirou no fim de semana, será uma amolação.

Para isso o Photoshop oferece facilidades como as Actions (Ações). Dá pra fazer praticamente qualquer tipo de gravação de comandos com elas, e neste artigo, vou mostrar um método simples e eficiente de criar uma marca d’água, que depois poderá ser reaplicada a vários arquivos de uma só vez através da ação.

Primeiro, vamos criar a imagem usada como marca d’água. Neste caso, será um texto simples, mas como você pode ver no artigo Como Inserir Marca D’água em Suas Artes e Evitar Uso Indevido, pode-se usar qualquer outra imagem.

Com uma das imagens que serão marcada aberta no Photoshop, use a ferramenta Letreiro Horizontal (Horizontal Type Tool) para escrever seu texto de copyright. Você ficará com duas camadas: a base com a imagem, e uma de texto.

Texto de copyright

Diminua a opacidade da camada de texto o quanto preferir. Deixei em 50% neste caso. Note que se deixar muito visível, vai atrapalhar totalmente a visualização da imagem pronta, e se ficar muito transparente, pode ficar imperceptível em uma imagem muito clara.

Com a própria ferramenta de Letreiro, multiplique seu texto copiando e colando; para aumentar o espaço entre as linhas, use a janela de Caractere (se não estiver visível, siga ao menu Janela > Caractere.

Multiplicando o texto para cobrir todo o papel

Na guia Caractere, aumente também o espaçamento entre as linhas, deixando o texto bem espalhado

Com a transformação (atalho: Ctrl + T), gire o texto deixando-o na diagonal. Isto é opcional; se preferir, seu texto de marca d’água pode ficar na horizontal mesmo.

Texto na diagonal

Desligue a visibilidade da camada da imagem, clicando no ícone do olho, na janela de Camadas (Layers). Com apenas o texto visível, siga ao menu Editar > Definir Padrão.

Dê ao padrão um nome óbvio, para saber depois do que se trata.

Nomeie o padrão criado

Já temos o padrão da marca d’água. Agora vamos criar a Action que aplicará a mesma marca em várias fotos. Abra a guia de Actions (ícone com uma seta nos botões à direita da tela). Se não estiver visível, siga ao menu Janela > Ações (ou atalho: Alt + F9).

Elimine a camada de texto, não precisaremos mais dela. Fique de novo apenas com a camada de imagem, como no começo. Na janela de Actions, clique no botão Nova ação. Dê-lhe um nome óbvio. Você pode escolher gravar a ação dentro de um grupo, para melhor organização, e definir um atalho para sua ação para uso rápido posterior.

Comece a gravar uma nova ação

Nomeie a ação e clique em gravar

Ao confirmar, a gravação começa. Então, siga ao menu Camada > Nova Camada de Preenchimento > Padrão. Confirme e aplique o padrão que acabou de criar. Clique então no botão Interromper Gravação, na janela de Ações.

Após criar a camada de padrão, clique em Interromper Gravação

Feche o arquivo. Agora é hora de aplicar a ação em suas imagens.

Separe em uma pasta todas as imagens em que quer aplicar a marca. Siga ao menu Arquivo > Scripts > Processador de Imagens.

Processador de imagens do Photoshop

  1. Em Selecionar Pasta…, escolha a pasta onde colocou as imagens.
  2. Marque a opção Salvar no Mesmo Local para que o Photoshop crie cópias da imagem, já com a marca d’água, dentro da mesma pasta de origem, ou Selecionar Pasta… para salvá-las em outro local.
  3. Em Tipo de Arquivo, você decide a qualidade e tipo da imagem de saída; as opções são .JPG, .PSD OU .TIFF.
  4. Em Preferências, você escolhe qual das actions será aplicada no processo. No primeiro menu, o grupo de ações e no segundo a ação: selecione a ação que você criou.

Com tudo configurado, clique em Executar. Deixe o Photoshop trabalhar até o fim. Confira na pasta de saída.

Pasta com imagens originais e pasta criada pelo Photoshop com imagens editadas

Imagens após edição pela Action

Isso funcionará bem com imagens de tamanho aproximado ao padrão que você criou; se o padrão for pequeno e a imagem muito grande, podem ficar espaços em branco. De qualquer forma, você pode editar novos padrões para outras necessidades.

Se tiver dúvida, comente.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin