Dicas

Como capturar tela no Windows (com ou sem cursor, notas, etc)

O próprio Windows tem um aplicativo de captura decente, mas para mais opções, o ShareX é a melhor pedida.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Fazer uma captura de tela no Windows é simples e há vários métodos. A questão é saber qual deles atende à sua necessidade. Precisa da tela inteira, ou só de uma região? Talvez queira só a janela do navegador ou de um programa. Precisa incluir o cursor do mouse na captura?

Vamos ver algumas possibilidades, por três caminhos: a captura simples (tecla PrintScreen), a Ferramenta de Captura do Windows, e o ShareX, programa muito completo e gratuito. Como opção paga, o Gadwin Printscreen, que é antigo mas continua firme.

Tela inteira

O mais óbvio e provavelmente antigo método é a velha e boa tecla PrtScr, ou PrintScreen.

Imagem: Alvin Trusty

Simplesmente tecle uma vez e uma “foto” da tela é guardada na área de transferência (um espaço na memória do computador, digamos).

Abra um programa como o Paint…

Como abrir o Paint? Clique na barra de pesquisa do Windows, digite “paint”, e aguarde. Quando aparecer o atalho do programa, clique nele.

…e pressione Ctrl + V para colar a imagem.

Para salvar a imagem como um arquivo, use o atalho Ctrl + B, ou clique no ícone do disquete na parte superior esquerda da janela do Paint.

A imagem na área de transferência pode ser colada em qualquer programa compatível, como o Word, Wordpad, Photoshop, etc. A tela salva pela tecla PrtScr ignora o cursor do mouse, e pode falhar em certas janelas, como de jogos.

Para capturar o cursor do mouse também, é preciso um software extra.

Software

Ferramenta do Windows

O Windows inclui um software para captura de telas chamado… Ferramenta de Captura! Para iniciá-lo, clique na barra de pesquisa e digite “captura”; aguarde e quando aparecer, clique uma vez no atalho.

Ela é bem mais completa em opções, e permite desde capturar a tela inteira, até partes ou janelas específicas. Essas opções ficam no menu “Modo”.

Recorte de formato livre: um ícone em forma de tesoura permite que você selecione só uma parte da tela, desenhando com o mouse.

Captura retangular: como diz o nome da opção, captura o conteúdo de uma seleção retangular que você faz arrastando o mouse.

Captura de janela: mantenha ativa a janela de um aplicativo que quer capturar, então clique na janela da ferramenta de captura e escolha essa opção. Exemplo (note que só a janela do aplicativo sai, sem o fundo da Área de Trabalho):

Recorte de tela cheia: basicamente a mesma função da PrtScr, ou seja, pega a tela toda.

O software tem vantagens, como as ferramentas de envio de print por e-mail, e as canetas de destaque e anotação. Se quiser, por exemplo, marcar algo na tela do navegador e encaminhar para alguém, fica fácil.

Exemplo de uso das canetas de anotação.

Ferramentas de terceiros

Mas como já deve ter notado, nenhum dos prints pegam o cursor do mouse. Em certos casos, ele é fundamental, como ao indicar posições de menu e outros elementos visuais.

Para capturar o cursor, você vai precisar de um programa adicional. Há inúmeros, mas como sugestão, deixo um grátis e um pago37.

Solução grátis: ShareX

O ShareX é um projeto em sistema donationware (use mas faça uma doação). Mais do que prints, é uma ferramenta completa para captura também de vídeos, criação de GIFs animados, captura e reconhecimento de texto (OCR) e muito mais. É tanta coisa que não vale a pena colocar aqui, pra não complicar.

Baixe o ShareX aqui. Instale-o normalmente e ao iniciar, terá uma tela como essa:

O programa precisa de um atalho para a captura. O padrão é Ctrl + PrintScreen, então se já estiver em uso, configure outro atalho clicando em “Config. de Atalhos” no menu esquerdo.

Ao lado de “Capturar a tela inteira” (ou a configuração que você precisa, como janela, etc), clique na caixa com o atalho atual, e em seguida pressione no teclado a combinação que quer usar.

Por exemplo: se quiser alterar o atalho para Shift + Ç, é só clicar na caixa e em seguida, pressionar Shift e Ç juntos.

Toda vez que a combinação Shift + Ç for pressionada no futuro (com o programa ativo, lógico), você terá um print da tela que também pega o cursor.

Opção premium: Gadwin

Se não confia em software grátis, uma opção com as mesmas funções é o GadWin PrintScreen. O programa tem opção pela captura ou não do cursor, além de:

  • Envio da imagem capturada direto para a impressora
  • Criação de imagem com sombra ou em escala de cinza
  • Delay de até 1 minuto entre o atalho e a captura
  • Captura apenas da parte interior das janelas, sem a barra de título do Windows
  • Redimensionsamento automático da captura

…e algumas outras. Quase todas são grátis, mas para adicionar formas e anotações, só na versão Pro.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin