Windows

Como ativar a Cortana no Windows 10 Technical Preview

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

E aí, está usando a versão de preview do próximo sistema operacional da Microsoft? Um dos atrativos será a presença de Cortana no Windows 10; a assistente pessoal que começou nos Windows Phone, pelo jeito, vai se firmar em todos os produtos da casa, incluindo desktop – o futuro aponta para integração total.

Mas muita gente que instalou o sistema não está conseguindo testar a ferramenta, que por enquanto, só é compatível se a máquina estiver localizada em alguns países. E mesmo trocando o idioma padrão e localização do seu PC, a Cortana pode não responder, com uma mensagem de erro:

Cortana can’t listen right now. Error: 0x80070102

Veja como resolver e experimente a “secretária virtual” no seu PC. Já aviso que até agora (testei no Build 9926 do Windows 10 Technical Preview), ela não se mostrou muito útil, um tanto “distraída” e quase sempre pedindo ajuda pro Bing em vez de mostrar resultados diretamente.

Microsoft Cortana
Cortana “nasceu” no Xbox, virou assistente no Windows Phone e chega agora ao desktop.

Mas pra uma versão beta, é uma funcionária extremamente promissora.

Idioma e região do sistema

Provavelmente seu sistema está no idioma Português, e ajustado no local Brasil ou Portugal. Clique na caixa “Search the web and Windows” ali perto do botão Iniciar e digite “Settings“. Abra a janela com o ícone da engrenagem.

Clique em Hora e idioma, depois em Região e idioma no menu do lado esquerdo. Altere seu país para Estados Unidos, e em Adicionar idioma, Inglês.

Se o pacote do idioma não estiver instalado, a Cortana não vai funcionar: clique sobre o idioma escolhido, então em Opções e se tiver um botão para fazer o download, confirme; aguarde a instalação.

Instalação do idioma no Windows 10

Aguarde pacientemente, até completar.

Idioma windows 10

É recomendável reiniciar o sistema depois disso.

Ative a Cortana (durhrr…)

Seu sistema já está preparado (ou quase); o básico dos básicos é ter a assistente ativa. Clique de novo na caixa “Search the web and Windows“, clique no ícone do canto superior do menu aberto, então em Settings.

Settings search windows 10

Em “Do you want Cortana to work for you?“, clique no botão para mudar de Off para On.

Do you want cortana to work?

O sistema vai perguntar por qual nome você quer ser chamado; digite e confirme. Clique em outro lugar para fechar o menu, então clique de novo na caixa “Search the web and Windows“. Ela vai mudar imediatamente para “Ask me anything” com um ícone de áudio, indicando que a assistente está pronta para trabalhar.

Ask me anything windows 10
“Ask me anything”: pergunte alguma coisa pra Cortana.

Clique no ícone superior direito, então em Settings.

Menu search windows 10

Virão as opções da Cortana e pesquisa.

Em “Change my name você pode alterar como será chamado por Cortana (sim, você pode colocar “Supreme Master” ou “Boss” :D).

Com a opção “Let Cortana respond…, você pode chamar a atenção dela com um simples “Hey, Cortana” supostamente sem precisar clicar no ícone de áudio. MAS pelo menos comigo não funcionou: ela só respondeu “Hey there!” quando já estava na escuta via ícone, o que não tem a mínima utilidade, certo? Mas como ainda é beta, vamos aguardar melhorias.

Aliás, é isso: para falar com ela, clique no ícone do microfone ou use o atalho de teclado tecla do Windows + Q. Vai aparecer “Listening“, aí é só dizer o comando — em inglês.

Resolvendo problemas

Pode ser que a assistente não o ouça (ou melhor, o sistema não esteja recebendo direito o sinal do seu microfone). Tive esse problema ao instalar o TP e foi resolvido desinstalando o dispositivo de áudio, reinstalando o driver e reiniciando o sistema.

Para fazer isso: use o atalho tecla do Windows + Pause/Break, e no gerenciador de dispositivos, desinstale seu dispositivo de áudio. Em seguida, instale o driver atualizado (faça o download no site do fabricante da sua placa de áudio ou placa-mãe).

Nota: não vá fazendo remoção de nada se 1) não sabe o que está fazendo 2) ainda não baixou o driver mais atual.

Outra possibilidade é seu microfone não estar configurado. O Windows tem uma ferramenta pra isso nas configurações de áudio: clique com o botão direito no ícone do autofalante na área de notificação e selecione “Recording devices“.

Recording devices windows 10

Clique sobre o dispositivo detectado e em seguida no botão Configure.

Sound devices windows 10

Na janela aberta (Speech Recognition), clique em “Set up microphone” e selecione o tipo de microfone que você usa. Clique em Next.

Virá uma mensagem avisando para posicionar corretamente o dispositivo (na mesa, headset, etc), evitar respirar sobre ele e certificar-se de que uma possível função “mudo” não está ativa. Clique em Next de novo.

Microphone setup windows 10

Leia o texto em negrito tranquilamente, sem gritar, sem alterar seu tom de voz, sem chegar mais perto do microfone; fale naturalmente, como falaria com uma pessoa ao telefone ou microfone. Se a tela não mudar automaticamente depois de ler o texto, o microfone pode não estar funcionando, ou você falou baixo demais.

Assim que terminar, clique em Next.

Microphone setup windows 10

Pronto, seu microfone deve estar funcionando e configurado certinho.

O que já funciona?

Pelos meus testes, só comandos básicos e papo-furado, como os engraçadinhos “How old are you?” ou “Tell me a joke” e “Tell me another joke” já conhecidos do Windows Phone. Experimente perguntar o que ela acha do Google, por exemplo.

Alguns comandos que funcionam (ou mais ou menos…)

  • Música: “play my music”, “shuffle music” e parecidos para tocar música aleatória da sua pasta Music. Para tocar artistas específicos, seria “play fulano“, ou “play nome do disco“, mas ela te leva pra pesquisa do Bing sobre o tema. Reconhecimento (“what is playing?” e afins) também não funciona ainda.
  • Clima: “weather” e “forecast“, também com a variação “…in celsius“, já que por padrão, ela dará a informação em graus Fahrenheit. Não dá previsões próximas, como “forescast for the next week“.
  • Localização: “where am I?” abre sua localização no Bing Maps (no navegador).
  • Fatos: alguns como “who is the president of [pais]“.
    Conversão de valores “convert [XX moeda] to [moeda]” também funcionam, mostrando cotação atual, variações, etc.

Quando um comando existe, mas não ainda nessa versão, Cortana responde que não pode fazer aquilo “I sorry, I can’t do this right now. Check back again after future updates“. Outros, incluindo alguns do WP, abrem o Bing — ela pede socorro ao “colega” no navegador com frequência, ainda incapaz de mostrar muito conteúdo na própria janela.

Está também meio “distraída”, pois não entende certos comandos nem com muita insistência (caso do Hey Cortana, que dificilmente funciona). Falantes não-nativos do inglês terão dificuldade em serem compreendidos, mas há um ajuste para facilitar a compreensão, os “speech patterns“: ative nas configurações do sistema, em “Speech“.

Pattern speechs Windows 10

De qualquer forma, não adianta só detonar, é bom salientar que é uma versão beta e muito deve mudar nos próximos meses — ela deve aprender português ainda em 2015. Aproveite o Technical Preview disponível e experimente as mudanças.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin