Imagine um grande arquivo do Photoshop, com dezenas (ou até centenas) de camadas, incluindo muitas de texto. Digamos também que essas várias camadas usam a mesma fonte, ajustes de espaçamento e altura, etc… O que fazer se em certo momento do trabalho precisarmos modificar esses ajustes em massa, como aplicar outra fonte a todos os textos, mudar a cor de todas, etc?
O caminho mais lento e óbvio é automático: selecionar a ferramenta Texto e já ir clicando sobre o texto, mas aí você percebe o problema: “como faço para alterar todos que preciso ao mesmo tempo?” Afinal, editar um por um pode – e provavelmente vai – ser cansativo e demorado.
Pra isso temos os painéis. No nosso caso, vamos usar o painél de Caracteres, e às vezes o de Parágrafo. Eles são expandidos ao clicar no botão que fica no menu vertical ao lado das paletas, no lado direito da sua área de trabalho.
Se os botões dos painéis não estiverem visíveis, basta ativá-lo no menu Janela, escolhendo qual precisa.
Exemplo: digamos que temos esses nove textos, cada um numa camada própria.
Para aplicar os mesmos ajustes de texto em todos eles, é só ativar todas as camadas na guia de Camadas. Clique sobre a primeira, segure a tecla Shift e sem soltar, clique na última.
Agora é só abrir o painel com as ferramentas que você precisa. Para alterar a fonte, por exemplo, abra o painel Caractere.
Bem fácil 😉
Se precisar ajustar o texto de camadas alternadas, é o mesmo esquema de seleções no sistema operacional: clique no primeiro, segure Ctrl e sem soltar, vá clicando nas outras camadas de texto que quer modificar para ativá-las. Aí é só ir ao painel de Caracteres e editar os textos.
Resumindo: o Shift serve para selecionar um intervalo de camadas, enquanto o Ctrl é usado para ativar camadas livremente.