Como adicionar texto e anúncios no feed WordPress

Use esse trecho de código para inserir conteúdo no feed do seu site ou blog em WordPress
4
2627

Ter uma base sólida de assinantes no feed RSS do seu site ou blog é um grande passo se você quer um leitor fidelizado. Esse público é interessado no seu conteúdo e assuntos similares aos que você publica, e como pediram suas atualizações por e-mail ou leitor de feeds, é certeza de que ao menos serão apresentados aos seus próximos posts. São os "fãs de carteirinha", importantes pontos na rede de contatos do seu projeto.

Por outro lado, não convertem resultado como visitantes do site porque absorvem tudo pelo RSS, são exigentes e muitos preferem ler posts assim não só pelo o conforto das notificações, mas pra fugir de qualquer tipo de anúncio, mesmo pequenos e não-abusivos. Por isso, é preciso ter cautela e bom senso ao inserir qualquer coisa, principalmente anúncios no feed, sob risco de perder o assinante.

Há tempos que o AdSense já oferece a opção de monetizar seu feed do FeedBurner, mas também dá pra colocar outras coisas, tipo um banner de afiliado, uma imagem com link simples...

Atualização: o formato foi abandonado. Se quiser colocar algo no seu feed, use seus próprios códigos e marcações. O próprio Feedburner tem recebido pouca atenção do Google nos últimos anos, e continua funcionando mas meio "abandonado". Ninguém sabe por quanto tempo ele ainda seguirá online.

Conteúdo no início do post

Troque o INSIRA SEU CONTEÚDO pelo código do seu anúncio, seja uma imagem, a chamada de um iframe, etc. Dê preferência por uma imagem ou iframe, e ele vai aparecer como visto no print mais abaixo.

Insira-o no arquivo functions.php:

// conteudo extra no Feed
function conteudo_feed_top($content) {

$content = '
<div style="float:left; margin: 0 15px 10px 0">
INSIRA SEU CONTEÚDO
</div>
'
. $content;

return $content;
}

add_filter('the_excerpt_rss', 'conteudo_feed_top');
add_filter('the_content_feed', 'conteudo_feed_top');

Nota: não adianta colocar códigos do AdSense, não vai aparecer nada.

Veja ali a div com float à esquerda e margin; assim o anúncio vai ficar no começo do feed, no lado esquerdo, com o texto ao redor. No exemplo, um iframe com anúncios do Mercado Livre ficou assim:

Bloco de anúncios do Mercado Livre inserido no Feed

Note que algumas coisas podem aparecer só no leitor de feeds e não no e-mail que o assinante receber — alguns clientes de e-mail bloqueiam imagens de certos servidores, por exemplo. Vai depender do que você escolheu colocar ali.

Conteúdo no rodapé

Também dá pra colocar "coisas" no rodapé do feed. Que tal um texto, com links para a página social do seu blog? Isso ajuda clonadores de conteúdo a pelo menos levar junto seus links internos ou pessoais — ótima opção para esses que usam ferramentas automáticas que criam blogs a partir de feeds.

Use no functions.php:

// texto após o feed
function conteudo_feed_fim($content) {
    if(is_feed()){
    $content = $content . '<p>&copy; Meu blog &bull; Também no <a href="http://www.facebook.com" title="Fanpage do seu blog"><strong>FACEBOOK</strong></a></p>';
    }
    return $content;
}
add_filter('the_content', 'conteudo_feed_fim');

No meu caso, ficou assim:

Texto adicional no fim do conteúdo do feed

Mas calma lá...

Como disse antes, o leitor de feed é super exigente. Se você enfiar um anúncio incoerente, muito grande, que atrapalhe a leitura de qualquer forma, pode ter um efeito "colateral" muito ruim, que será a perda de assinantes. E mesmo que o anúncio seja de extrema discrição e relacionado ao conteúdo, ainda assim vai incomodar alguns / muitos.

Por isso, escolha bem esses "intrusos" e coloque ali só coisas que possam interessar MESMO ao seu público. Tentar vender games para leitores de um blog profissional / técnico, por exemplo, não me parece coerente, ou colocar um anúncio de cursos / empregos no feed de um blog sobre diversão.

É isso!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

4 COMENTÁRIOS

  1. Daniel,

    Muito legal essa informação, porque muitos leitores depois que assinam o Feed, passam a ler o conteúdo somente por e-mail, então disponibilizar anúncios nesse segmento é uma idéia bem interessante para ampliar os focos de monetização.

    • Verdade, Bruno. Eu mesmo assino muitos feeds e só vou até o blog quando fico mesmo com vontade de comentar (não muito comum). E honestamente não me incomoda ver alguns blocos de anúncio neles, desde que não prejudiquem a leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui