Snippets e Shortcodes

Como adicionar links ao feedflare do FeedBurner

Anúncios Google

Atualização 2018: o FeedBurner segue em operação, mas já não é um serviço importante para o Google há tempos.  Desde 2011, a API está descontinuada. Mesmo assim, é uma ferramenta válida e útil — talvez por isso não tenha sido descontinuada totalmente. Se precisa de algo mais robusto, busque outro recurso, como o Mailchimp.

Quem já usa o FeedBurner para distribuir o feed de seu blog  ou site, deve ter notado que no rodapé dele ficam links para compartilhamento pelo leitor. Por padrão, o link “Email this“; é o chamado FeedFlare.

É fácil de acrescentar ali outros serviços, como Twitter e Facebook, aumentando o alcance de seu feed. Muitos têm códigos prontos, basta selecioná-lo no repositório oficial. Mass você também pode criar flares com um arquivo no formato XML.

Veja como criar um flare personalizado para o Twitter, em português.

✍🏻

Comece acessando sua conta do Feedburner, onde já deve ter um feed funcionando. Siga à guia Optimize, e procure pela opção FeedFlare.

FeedFlare

Abaixo das opções “oficiais”, está uma caixa para adicionar um FeedFlare personalizado. Em vez disso, vamos  antes adicionar um pronto para entender como funcionam; procure no catálogo, clicando no link “Browse the Catalog“.

Browse the Catalog do FeedFlare

Na janela aberta, do lado direito, estarão opções mais populares, entre elas o Tweet This. Clique nela.

Tweet This no catálogo do FeedFlare

Será aberto o código em XML, com a estrutura responsável por fornecer as informações que serão enviadas ao Twitter quando seu leitor clicar no link “Tweet This” (que estará no rodapé de cada post de seu feed).

Mas não vamos usá-lo diretamente. Copie o URL deste XML (que estará na barra de endereço do seu navegador, ou clique com o botão direito sobre aquele link Tweet This e selecione “copiar endereço” ou “copiar URL”).

URL do xml marcado em azul

Cole esse URL na caixa Add New Flare, e clique no botão. A opção Tweet This vai aparecer disponível.

Cole o url do xml e clique no botão

É só marcar a caixa Feed, e ativar o serviço clicando em Activate no final da página. A partir de então, o link “Tweet This” aparecerá em seu feed.

Links personalizados

Este é o método mais simples, já que carregará um XML pronto. Caso você prefira o link em português, terá que criar um documento personalizado. Vamos ver isso.

Comece copiando o código daquele XML, que você pode rever abrindo o link “View Tweet This Source“.

Link para ver a fonte XML do Tweet This

Abra o Bloco de Notas, e cole esta estrutura lá. Salve o arquivo com um nome como “tweetar.xml”.

XML aberto no bloco de notas

No texto, você vai alterar APENAS a parte que diz Tweet this, em text, e Share…, em Description. Se quiser, altere também o título, mas não é tão fundamental.

Partes do XML que serão alteradas

Sugestões de alteração

Salve o arquivo e envie-o para seu servidor por FTP. Você pode colocá-lo, por exemplo, na pasta-raiz de seu site (a pasta onde ficam todos os arquivos e pastas do servidor).

Agora você vai precisar do URL do arquivo; se ele estiver na raiz do site, como sugerido, seu endereço deverá ser http://urldosite/tweetar.xml.

Para testar, digite o endereço na barra do navegador e teste. Se abrir o arquivo XML, está certo.

XML personalizado aberto corretamente

Volte à página do FeedFlare e digite o endereço do XML na caixa, e clique em Add New Flare. Pronto, o novo XML está funcionando com o texto em português.

Adicionando o flare criado

Mais Flares

A janela de Browse Catalog tem vários outros flares que podem ser adicionados automaticamente. Há também os criados por desenvolvedores, como o Donate via PayPal – coloca um link para receber doações. Edite-o com as informações de sua conta PayPal e traduza o texto.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comments

  1. Olá!

    Muito bacana essa funcionalidade, eu ainda não havia testado, mas penso ser muito importante, pois o valor social é absolutamente estratégico em um projeto.

    Abraços!

    • Olá Bruno, tranquilo?
      Verdade, por menor que sejam, esses pequenos detalhes podem fazer diferença. Afinal, tudo que facilite a vida do leitor é bem-vindo.
      Abraço!

Write A Comment

Pin