Dicas

Color Splash: destaque colorido numa imagem em preto e branco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Apesar do nome meio pomposo, é um efeito bem manjado, quase todo mundo já viu: numa foto em preto e branco, um detalhe continua colorido. O recurso é muito explorado na mídia e propaganda, como em outdoors, comerciais, flyers – qualquer trabalho que peça um certo toque nostálgico. Quer um monte de exemplos? Confira essa coleção de color splash no Pinterest.

A atmosfera retrô e nostálgica pode ser ampliada se usarmos, além de preto e branco, tonalidades próximas do sépia – dará um aspecto envelhecido à parte da imagem, como uma foto amarelada pelo tempo, enquanto o destaque continua “vivo”, em todas as suas cores.

Não é difícil produzir o efeito no Photoshop; como sempre, há vários métodos, e vamos abordar alguns nesse artigo.

Aos que quiserem reproduzir os efeitos, a imagem utilizada está disponível para download gratuito.

Seleção, cópia, matiz-saturação

Talvez seja o método mais óbvio, e que iniciantes de Photoshop logo pensam. É só selecionar a parte da imagem que se quer manter colorida, duplicá-la, ajustar seu matiz e se necessário, suavizar as arestas. Simplíssimo.

Crie a seleção em torno do objeto que será o destaque colorido, usando seu método de seleção favorito. O Laço pode servir em alguns casos, mas costuma ser a ferramenta de piores resultados – prefira outros mais precisos, como pintar sobre uma máscara ou a Caneta (criando o demarcador e depois convertendo em seleção).

seleção de objeto Photoshop

Em seguida, duplique o objeto (menu Camada > Nova > Camada por Cópia, ou atalho: Ctrl + J). Ele ficará isolado em uma camada logo acima da imagem completa.

Mantenha a camada completa ativa, então remova a saturação da imagem (atalho Ctrl + Shift + U, ou menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação).

remoção da saturação

Se preferir, pode aplicar outros ajustes no resto da imagem, como mudar o matiz (atalho: Ctrl + U).

ajuste de matiz e saturação

matiz sépia

Pincel do Histórico

Nesse caso, não será feita a seleção em torno do objeto. Remova a saturação da imagem toda, e pinte, usando a ferramenta Pincel do Histórico, apenas as regiões onde quer que a cor original volte. Essa técnica requer habilidade em pintura e uso da ferramenta pincel.

Se você tiver redimensionado a imagem depois de abri-la no Photoshop, o Histórico não vai funcionar devido a incompatibilidade entre os tamanhos da imagem original e da atual.

pincel do histórico

Esponja no modo Remover Saturação

Talvez o menos rápido dos métodos mostrados, já que será preciso fazer uma “pintura” em toda a região que será preta e branca – mas em outras imagens pode ser útil.

Use a Ferramenta Esponja (atalho: O), ajustada no modo Remover Saturação, e vá descolorindo as áreas que quiser.

Esponja no modo Remover Saturação

áreas descoloridas com a Esponja

Misturador de Canais

Outro método é através da criação de uma camada de ajustes Misturador de Canais, no modo Monocromático (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Misturador de Canais). Depois, use pincel com tinta preta na máscara para revelar a cor, ou branca para esconder.

misturador de canais

máscara da camada de ajustes

Vejam mais alguns modelos de imagem usando o efeito de Color Splash:

Color Splash Butterfly, de maliceumbra
Color Splash Butterfly, de maliceumbra
A Color Splash, de dlockmk6490
A Color Splash, de dlockmk6490

É isso, pratiquem e até o próximo artigo!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin