Design

Cartazes Oficiais das 12 Sedes da Copa do Mundo 2014

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Foram divulgados os cartazes oficiais das sedes na Copa do Mundo Brasil 2014. Alguns foram escolhidos por comissões formadas por designers e membros da FIFA e do governo, outros através de votação popular pela internet.

Como era esperado, muita gente já está batendo o pé e reclamando da baixa qualidade de um e outro. Apesar de não concordar com as críticas feitas antes ao mascote (que teve o infeliz nome de Fuleco escolhido também por votação popular), concordo que não foi um trabalho muito compacto. Temos ótimos cartazes e outros bem inexpressivos.

Pra falar a verdade, não curto a ideia de votação popular nesses casos, acho que é uma forma de fugir da responsabilidade de uma escolha que depois pudesse ser criticada. Uma boa equipe profissional deveria ser incumbida, num processo bem claro, mas enfim… Se até no logo oficial já houve tanta confusão…

Seja como for, aí estão eles. Confira e opine.

São Paulo

cartaz copa do mundo sede são paulo

Sede da abertura, a cidade teve seu cartaz escolhido através de concurso promovido por Secopa e SPTuris. O vencedor foi o trabalho de Rômulo Castilho, de 24 anos. O conceito era mostrar a mega-cidade e sua diversidade cultural, tudo ao redor da bola, exatamente como será durante a Copa do Mundo.

Em São Paulo, milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol juntos. O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar. A cidade possui uma energia coletiva que conecta a todos e faz de nós a maior torcida do mundo na maior cidade do Brasil” – diz a apresentação do autor.

Cuiabá

Cartaz sede Cuiabá copa do mundo

Para Cuiabá, restavam duas opções após concurso aberto para votação pela internet. Venceu a segunda, que mostra a ave tuiuiú, representando a fauna do Pantanal, além de um jogador de futebol e a bola com o mapa do Estado do Mato Grosso no centro – como o centro das atenções do mundo esportivo.

As cores nacionais, além do vermelho e laranja denotando o calor da receptividade local, são destaque. Criado por uma agência de publicidade que presta serviços para o Governo do Mato Grosso.

Rio de Janeiro

Cartaz Rio de Janeiro sede copa do mundo

Palco da final e mais seis jogos, no Rio o cartaz foi escolhido por concurso nacional promovido pela prefeitura, com 59 inscritos. Cada camada representa um famoso elemento do Rio: praia, Pão de Açúcar, céu e mar, além do garoto controlando a bola.

Os autores (Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, da Modo Design e Informação) receberam um prêmio de R$20 mil pela criação.

Manaus

Cartaz Manaus sede Copa do Mundo

Para Manaus, que receberá 4 jogos da Copa, não poderia ser diferente: a natureza foi grande influência, numa arte com duas araras sobre as traves, unindo os dois “mundos”, e fundo verde.

Nosso pôster alia a beleza da floresta amazônica com a magia do futebol. A identidade regional está muito presente na representação visual do pôster da Sede Manaus“, explicou Miguel Capobiango Neto, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa.

Fortaleza

Cartaz Fortaleza sede Copa do Mundo

A capital do Ceará terá seis jogos da Copa, incluindo uma das semifinais. O cartaz escolhido mostra uma bola como que “saindo” do estádio Castelão, com símbolos da cidade em cada gomo. Mostra ainda pessoas praticando o esporte na praia, hábito local assim como em outras partes do Brasil.

O estilo meio retrô do traço e textura fazem alusão às raízes tradicionais, que não poderiam ser esquecidas. Andei lendo alguns comentários bem rudes sobre esse cartaz, mas eu gostei… O que vocês acharam?

Curitiba

Cartaz Curitiba sede Copa do Mundo

A cidade que receberá 4 jogos da Copa também teve seu cartaz eleito por votação popular via internet, e venceu a opção que mostra a araucária, árvore símbolo local. Em vez de pinhões, o fruto da árvore mostrada numa perspectiva como se subisse ao céu, são bolas de futebol estilizadas e coloridas.

Uma ideia bem simples, e o resultado com bastante identificação local.

Porto Alegre

Cartaz Porto Alegre sede Copa do Mundo

No cartaz de Porto Alegre é mostrada a Usina do Gasômetro, que segundo alguns seria o local de melhor observação do pôr-do-sol no Lago Guaíba. As cores do Brasil, junto com um laranja, são a maioria, e a imagem de um pé chutando a bola “desvia” a curva que também tem torcedores vibrando.

Os padrões na parte laranja lembram uma placa eletrônica, mostrando um pouco da grandeza tecnológica, estrutural e econômica que espera-se ter como legado. A escolha foi feita através de escolha de uma comissão, entre trabalhos de autores gaúchos. Também bastante simples.

Salvador

Cartaz Salvador sede Copa do Mundo

Foi escolhido um importante símbolo da capital baiana para o cartaz local: o Elevador Lacerda, primeiro elevador público do mundo. Bem estilizado, ele se mescla com o futebol ao virar as traves de um grande gol, com uma bola balançando a rede.

Não há degradês, só cores sólidas e formas angulares e curvas, muito bem imaginado e desenhado. Um dos mais bonitos e modernos, na minha opinião.

Recife

Cartaz Recife sede Copa do Mundo

Recife, com 5 jogos da Copa, é outro do time dos cartazes mais bonitos. A imagem capital pernambucana tem muito movimento, com um personagem que mescla a dança que simboliza o local, o frevo, com um jogador de futebol no momento do chute.

Na espiral colorida, cenas comuns da cidade como pontes, rios, barcos e a arquitetura tão peculiar. Ficou rico e de muito bom gosto, talvez o mais “artístico” e informal.

Natal

Cartaz Natal sede Copa do Mundo

O cartaz de Natal usa só as cores da bandeira nacional, passando a ideia de sua receptividade ao evento, seus participantes e as oportunidades de crescimento que virão com um jogador de braços abertos. Mascaradas pelo plano de fundo, bola e jogador mostram imagens da cidade.

Que me perdoem os criadores e moradores de Natal, mas pra mim é o mais fraco dos cartazes.

Brasília

Cartaz Brasília sede Copa do Mundo

A capital federal mostra em seu cartaz uma versão reimaginada e artística da Catedral de Brasília, ícone da arquitetura local e mundial. Acima dela, os tons de azul representando o céu, e mais abaixo diferentes tons de amarelo para o nascer e pôr do sol.

O jogador de múltiplas cores representa as diversas etnias que formam a sociedade brasileira, enquanto o verde da parte inferior simboliza tanto o gramado do campo de futebol quanto a grande concentração de verde de Brasília – uma área 5 vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Belo Horizonte

Cartaz Belo Horizonte sede Copa do Mundo

No cartaz da capital mineira, que terá 3 partidas da Copa, incluindo uma das semifinais, foram usados elementos da Igreja de São Francisco de Assim, do conjunto da Pampulha, em harmonia com o Mineirão em segundo plano.

Bem simples, talvez um pouco demais, não me agradou. Deu-me a impressão de algo feito às pressas, como aqueles projetos que alguém pede “para ontem”…

No geral…

Pela média do que li por aí, os comentários são bem negativos, parece que a maioria não gostou dos cartazes. Como sempre, acho que houve alguns acertos e erros, mas no geral penso que poderiam ser melhores.

Meus preferidos são os de Recife, Salvador e Rio de Janeiro. São Paulo e Manaus também gostei, mas com pequenas ressalvas: a arara ficou bem esquisita, mas é despretensioso e bonito, atraente aos olhos. O de São Paulo ficou ótimo, exceto as letras quase imperceptíveis no meio dos prédios.

Definitivamente não gostei dos escolhidos de Belo Horizonte e Natal. Por sinal, quase nenhum apostou em algo mais rico e detalhado, talvez só o de Recife. Minimalismo é legal, mas podiam variar um pouco…

E você, o que pensa dos cartazes da Copa do Brasil?

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

  1. Olá, preciso fazer quadros com as imagens das sedes da copa do mundo 2014, e alguns antigos aonde posso conseguir. Obrigado

Deixe um Comentário

Pin