Primeiros Passos

Básico do WordPress: menu posts e como publicar artigos

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Vamos continuando na série voltada aos iniciantes no WordPress com instalação própria. Já passamos pelo painel de controle e como atualizar o WordPress, e agora vamos conhecer o menu Posts. Aprenda como publicar artigos, e onde estão informações e controles de seus artigos, categorias e tags.

A opção Posts tem submenus que podem ser vistos ao passar o mouse sobre ele, ou ao clicar em “Posts”, quando será carregada a página principal deste; os submenus ficarão visíveis no menu à esquerda da tela.

Em instalações normais (não modificadas por extensões), as opções do menu Post incluem:

  • Todos os posts – mostra uma lista completa de seus artigos.
  • Adicionar novo – abre a página com um editor de texto para editar seus artigos.
  • Categorias – com a lista de categorias criada.
  • Tags – a lista de tag usadas nos artigos.

Vejamos de forma mais detalhada o funcionamento de cada área.

Todos os posts

A página principal exibe detalhes de todas as suas postagens; é onde você vai administrá-las. Veja o modelo:

Página de posts do WordPress

Para começar um novo artigo, clique em “Adicionar Novo” ao lado do título POSTS, ou no link idêntico que fica na barra lateral, à esquerda. Na barra superior, em cinza escuro, o +Novo, ao passar o mouse sobre, também exibe links, entre eles o “Post”.

1. A contagem de posts (tudo, incluindo rascunhos, na lixeira, e os publicados).

2. Caixa de pesquisa, para procurar posts.

3. Opções para ação em massa. Se quiser, por exemplo, excluir vários posts ao mesmo tempo, vá marcando as caixas ao lado do título de cada um, então selecione a ação na caixa e clique em “Aplicar”. Os outros dois menus filtram os posts por datas de postagem ou categoria.

4. Informações sobre os posts, como título, autor, categorias, tags, comentários e data de postagem. Uso de plugins pode incluir outros campos. Ao clicar sobre o título de um post, você segue para a página de edição dele.

5. O balão mostra o número de comentários naquela postagem.

6. Data da postagem, e status, seja Publicado, Rascunho, Lixeira, etc.

7. O número de itens exibido na página. Se houver mais páginas, haverá aí também links de navegação entre as páginas.

Passe o mouse sobre a área de informações de cada post, e surgirão mais links abaixo do título:

  • Editar: leva à página de edição do post;
  • Edição rápida: abre uma guia com opções de edição menores, como título, tags, slug, etc, sem abrir a página de edição;
  • Lixeira: move o post para lá;
  • Ver: abre o post normalmente, como o visitante vê.

Opções para o post aparecem ao passar o mouse sobre a área

Adicionar Novo

Leva à página de edição de post, onde você tem um editor de texto com várias ferramentas.

O editor de texto do WordPress, onde você vai escrever seus artigos

A quantidade de caixas (widgets) presentes depende de quais estão ativos. Você pode incluir ou remover os que preferir clicando no link “Opções de tela”, no canto superior direito, e marcando as caixas.

Opções de Tela WordPress
Opções de tela

Algumas serão inúteis se o tema não tiver suporte, como a janela de Resumo. Se seu site não está configurado para exibir resumos, você até pode criá-los, mas os posts continuarão aparecendo na íntegra na página inicial (ou como estiver definido nas opções do seu tema). Veremos isso mais à frente.

Para criar artigos, digite o texto na área apropriada para isso. Como em editores de texto comuns, ele tem botões de formatação, como negrito, itálico, listas, listas numeradas, etc. O último botão mostra ou esconde os extras; clique nele para exibir mais opções.

CLique para exibir mais botões de formatação

Criando um post de teste

Em vez de começar com o título, vamos com o texto. Para encher o espaço, pegue um pouco de texto do site lispum.

Como você vai copiar o texto, se colar direto na janela, ele virá com toda a formatação de lá (tipo de fonte, negritos e tudo mais). Para evitar, clique na paleta HTML, e cole-o na área de código.

Texto no modo HTML do WordPress

Se preferir, você pode colar o texto, depois selecionar onde quer limpar a formatação, e usar a ferramenta com a borracha (Limpar formatação). Não vou entrar em detalhes destas ferramentas pois são similares a qualquer editor de texto, como o Word, Wordpad e afins.

Atualização 2018: em edições mais recentes do WordPress, os botões do editor estão ligeiramente diferentes. Uma das ausências é a opção de Colar com Formatação (aquele ícone da prancheta com uma letra W), já que esse é o comportamento padrão. Para colar sem formatação, você pode também usar a prancheta com a letra T no editor Visual.

Também pode escrever direto na janela, no modo Visual, em que vai verá o resultado enquanto produz. Se fizer um link, inserir uma lista ou colocar formatação, ela aparece em tempo real (ao contrário do modo HTML, onde só aparece o código).

Texto na janela em modo Visual do WordPress
Edição de artigo no modo Visual do WordPress

No corpo do artigo podemos inserir mídias, como vídeos, imagens, galerias de imagem e muito mais. Veja como inserir os mais básicos: links e imagens.

Link: selecione o trecho de texto que terá o link, siga ao ícone com os elos de corrente (Link).

Inserindo links no texto

Você pode linkar para qualquer endereço, simplesmente digitando-o (além do título), ou para um conteúdo interno, como um de seus posts. Basta clicar em “Ou link para conteúdo existente”, navegar até a página escolhida e confirmar, clicando em “Adicionar Link”.

Definindo link

Se quiser que o link abra em uma nova janela, marque a caixa antes de confirmar.

Atualização 2018: nas edições mais recentes do WordPress, você também pode selecionar o texto e usar o atalho Ctrl + Shift + A, que abre uma pequena janela para digitar ou colar o link. E também pode selecionar o texto e imediatamente colar um endereço previamente copiado sobre ele, o que resulta na criação de um link.

Imagens: com o cursor de texto no local em que quer inserir a imagem, clique no botão “Adicionar Mídia”, ao lado de “Upload/Inserir”.

Inserindo imagem no post

Podemos inserir mídia do computador, da internet ou que já esteja no seu servidor (previamente enviada dentro do site). No caso, vamos inserir uma imagem do computador. A janela tem suporte a clicar e arrastar, ou seja, arraste a imagem de seu computador para a área demarcada, e então será feito o upload.

Arraste o arquivo de seu computador para cima da área demarcada

Defina ajustes adicionais, como texto alternativo, posição, título, tamanho, etc. Clique em “Inserir no post”.

Nota: se clicar em “Usar como imagem destacada”, ela será visível nessa função se seu tema tiver suporte. A imagem destacada normalmente é usada como miniatura do artigo, aparecendo em listas de artigo, como na página inicial.

Ajustes adicionais

Imagem inserida com sucesso
Imagem inserida dentro do artigo

Finalizando o post

Bem, seu post ainda não tem título, você (eu, propositalmente) esqueceu de colocar um. Sem problema: volte à caixa de título, digite seu título e, caso esteja fazendo isso só agora, terá que fornecer um URL decente, já que o WordPress terá colocado apenas um número.

O permalink (endereço atribuído ao artigo) fica com um número se você não der o título antes de escrever o post
Você não vai querer seu artigo com apenas um número como link permanente…

Clique em “Editar”, digite o endereço sem acentos, cedilhas e caracteres especiais, e com palavras em minúsculas, separadas por hifens. Por exemplo, se o título do post fosse “Como melhorar suas finanças”, ficaria http://www.seublog.com/como-melhorar-suas-financas.

Nota: você não precisa fazer nada disso se digitar o título do post logo ao começar, antes de alterar o editor de texto. Ao fazer isso, o link permanente será criado automaticamente. Essas instruções são caso você queira mudar o permalink, ou tenha esquecido de colocar o título antes.

Em Formato, dependendo do tema, você pode definir um visual para a página da sua postagem, de acordo com o conteúdo.

Nem todos os temas tem esse recurso.

Formato do post

Insira Categoria e Tags para seu post. A categoria organiza seus posts, facilitando a vida de seus leitores e motores de busca. Use uma única categoria, com termos descritivos e simplificados, como “Dinheiro”, “Culinária”, “Foto Digital”, etc. Nada de frases longas. Clique em Adicionar Categoria, digite o termo e confirme clicando no botão.

Inserindo categoria no post
Digite a categoria. Cuidado para não exagerar, elas serão reutilizadas, então escolha temas comuns ao seu site, para manter a organização.

De forma similar, insira Tags, sem exagerar. Use o que for relevante e interessante, não coisas genéricas como “novidades” ou “notícias”; prefira o que foi diretamente citado no texto, por exemplo “São Paulo”, “chuva”, “prefeitura”, etc.

Quando terminar, você pode publicar o post imediatamente clicando no botão Publicar, no widget com o mesmo nome. Se preferir agendar a publicação para outro dia/horário, clique em Editar, ao lado de “Publicar imediatamente”, e escolha uma data e hora, clicando em Ok, seguido de Agendar.

Clique em Publicar, ou agende a data e confirme

Confirmada data e hora, clique em Agendar

Ao publicar, o artigo estará visível aos visitantes. Clique em Ver post para visitá-lo.

Post pronto, clique em Ver Post
Clique no link “Ver post”…
Post já publicado
…e lá está seu post, pronto e publicado.

Categorias e tags

Ali você administra as categorias e tags, criando novas, editando ou removendo as já existentes. Para editar, é só navegar e escolher entre elas no widget à direita da tela. Para criar uma, basta adicionar o nome o slug (a extensão do URL; por exemplo, na categoria Artes Plásticas, o URL ficaria www.seublog.com.br/category/artes-plasticas, e o slug é “artes-plasticas”.

Página de categorias

Você também pode definir hierarquia entre as categorias; usando o exemplo anterior, poderia criar a categoria Artes Plásticas como pai da categoria Pintura. Se o tema for compatível, o visitante vai encontrar um submenu “Artes Plásticas” sempre atrelado ao menu “Pintura”.

Não existe a hierarquia para tags, mas o funcionamento na criação e administração é idêntico. Não crie tags e categorias com o mesmo nome, pois haverá conflito e uma delas terá o slug automaticamente modificado, com a inserção de um número.

Página de tags

☁️

Por enquanto é isso. Você viu o funcionamento básico de cada página aberta através da guia Posts, como postar artigos, editar categorias e tags, editar o endereço de seus posts, incluir links e imagens aos seus artigos.

Ainda com dúvida? Comente!

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

5 Comments

  1. Boa tarde!
    Tem como fazer uma postagem diretamente em um submenu criado dentro do wordpress?
    Grato.

  2. Postei um artigo no wordpress.com.
    Quero disponibilizar esse mesmo artigo aos meus contatos, mas não necessariamente disponibilizar todos os posts. Como faço para criar um “caminho” para que outras pessoas leiam somente o artigo que desejo apresentar/mostrar a alguns de meus contatos?

    • Você pode colocar uma senha nele e fornecer a senha aos seus contatos com o URL do artigo, por exemplo.

  3. Olá amigo Eu queria fazer o seguite no meu MENU
    Então eu pergunto, dentro desta minha necessidade:
    E se eu tiver o seguinte organização:
    PRODUTOS
    PRODUTO 1
    PRODUTO 2
    PRODUTO 3
    Eu tenho no WordPress a opção de tornar o conteúdo da pagina PRODUTO para mostrar todos os produtos da subpaginas PRODUTO 1 PRODUTO 2 PRODUTO 3. como eu faço para aparecer os instes da subpaginas na pagina?

    http://www.aventurasradicais.com

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