Bandeira tremulando no Photoshop com o filtro Mesclagem

Use o filtro Mesclagem para obter um efeito incrível de estampa em bandeira tremulando.
2
4824

O filtro Displace (Mesclagem), apesar de pouco conhecido e usado pelo público médio, oferece resultados excelentes na aplicação de volume sobre imagens. Um dos bons efeitos que ele proporciona é com tecidos enrugados, como no desenho de uma bandeira tremulando no Photoshop, com visual realista. É o que veremos a seguir.

Vamos precisar de uma foto de bandeira tremulando ao vento, com fundo transparente, e de preferência branca — se não achar uma adequada pronta, pode fazer o isolamento da bandeira você mesmo. Depois, com alguns comandos pode-se aplicar qualquer imagem sobre ela e simular as dobras de tecido, sombra e luz.

Procurou e não achou sua bandeira-base? Pode tentar com essa aí embaixo, a mesma que usaremos aqui. Note que se copiar e colar no Photoshop, ela vai com fundo preto (é PNG com fundo transparente), então clique com o botão direito sobre a imagem e salve-a em seu computador, para depois abrir o arquivo no Photoshop.

bandeira

Depois de tudo pronto, é assim que ela vai ficar:

bandeira finalizada
Veja como cada dobra de tecido respeita a estampa. Vamos fazer isso no Photoshop com o filtro MESCLAGEM.

Depois de abri-la no Photoshop, crie um fundo qualquer só para ajudar na visualização. Escolhi uma foto de céu, mas pode ser qualquer coisa.

imagem no photoshop

Na guia "Ajustes", clique no botão "Curvas". Vamos aumentar um pouco o contraste da bandeira, cuidando para não desaparecer com os tons médios nessa claridade toda. O ideal é ter zonas de luz e sombra bem definidas.

ajuste de curvas

Clique com o botão direito sobre o nome da camada "Curvas 1" e selecione "Criar Máscara de Recorte", assim ela só será visível sobre o conteúdo visível da camada imediatamente abaixo — ou seja, só sobre a bandeira e não sobre o céu.

Opcional: como o céu é azul, achei melhor puxar o tom da bandeira um pouco para a luminosidade do ambiente, com uma camada de ajustes "Filtro de Fotos", o botão fica na mesma guia "Ajustes" de antes.

filtro de fotos

Salve seu arquivo, vamos fazer uns ajustes agora e depois desfazer, então se houver uma queda de energia você pode perder os avanços.

Desligue a visibilidade das camadas de ajustes "Filtro de Fotos" e "CÉU", ficando portanto com a bandeira e seu ajuste de curvas. Ative a camada da bandeira, siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano. Aplique-o com força 2,5 ou 3.

Se estiver fazendo com outra imagem de bandeira, lembre-se: quanto maior o tamanho da imagem, maior a força a aplicar. O que queremos aqui é desfocar os contornos nítidos da bandeira, mas sem borrar demais.

desfoque gaussiano

No menu Arquivo > Salvar como..., salve este arquivo assim com o nome "mapa.psd".

salvando arquivo

Entendeu? Essa imagem da bandeira desfocada será um mapa. Mapa do quê? Veremos daqui a pouco. Por enquanto, de novo no menu Arquivo > Salvar como..., salve o arquivo com outro nome, como "bandeira.psd".

Assim temos dois arquivos: o "bandeira.psd", onde vamos continuar trabalhando, e o "mapa.psd", que ficou lá guardado pra depois.

No menu Janela, clique em Histórico, para abrir a janela com cada passo alterado. A última alteração foi a aplicação do Desfoque Gaussiano...

historico photoshop

Clique na alteração anterior, para desfazer o filtro. A bandeira volta a ficar nítida nesse arquivo. Reative a visibilidade do "CÉU" e do "Filtro de Fotos". Salve, estamos prontos para continuar.

camadas prontas

Hora de pintar a bandeira... Insira no arquivo a imagem que formará sua bandeira. Peguei uma imagem da bandeira do Brasil. Ela deve ficar acima de todas as outras camadas. Reduza sua opacidade para uns 50%, pois precisamos ver a bandeira-base na próxima etapa.

bandeira inserida

Com a camada da bandeira ativa, siga ao menu Editar > Transformação > Deformar. Use os pontos para "moldar" a bandeira do Brasil à bandeira base, de modo a corrigir a perspectiva.

Não precisa ser um trabalho super-preciso de "encaixe", é só para posicionar melhor a nova arte da bandeira. Se precisar reduzir a bandeira para manter um elemento mais ao centro (nosso caso), rasterize a imagem (clique com o botão direito sobre o nome da camada e selecione "Rasterizar Camada"), transforme, pinte com o mesmo tom de verde nas bordas até cobrir toda a área da bandeira branca, e por fim converta em objeto inteligente outra vez (clique de novo com o direito sobre o nome da camada e selecione "Converter em Objeto Inteligente").

deformar photoshop

Mude a opacidade da camada de novo para 100%, e seu modo de mesclagem para "Multiplicação". A "pintura" da bandeira já fica interessante, mas vai melhorar.

opacidade e mesclagem

Siga ao menu Filtro > Distorcer > Mesclagem.

displace mesclagem photoshop

As "escalas" definem o deslocamento dos pixels em cada coordenada (vertical ou horizontal). Se a imagem for bem grande, aumente o valor para notar melhor o efeito, e vice-versa. Se ela for mais longa do que alta, deixe o valor horizontal maior.

O "mapa de mesclagem" pode ser esticado para cobrir a área de onde está sendo aplicado, ou ajustado lado a lado. É recomendável nesse caso usar a primeira opção. Em "Áreas Indefinidas", o programa pode estender a imagem para cobri-las ou repetir os pixels da extremidade. Use a primeira opção.

Quando der OK, será aberta a janela de busca de arquivo. Vá até aquele arquivo da bandeira desfocada, o "mapa.psd" e confirme. Será feita a mesclagem da bandeira-base com a bandeira aplicada do Brasil.

mapa de mesclagem aplicado

Acha que o efeito foi fraco? Desfaça (Ctrl + Z) e reaplique o filtro, aumentando o valor horizontal e vertical.

Junte as camadas "Bandeira", Curvas e Filtro de Fotos num grupo.

grupo de camadas

Clique com o botão direito sobre o nome da camada da bandeira do Brasil e selecione "Máscara de Recorte", para que ela apareça estampada só sobre a bandeira branca. É isso aí:

bandeira finalizada

Como dito antes, dá pra aplicar qualquer coisa na sua bandeira. E claro, em outros tipos de tecido enrugado, como roupas.

Se tiver alguma dificuldade, comente!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Daniel. Eu nao tenho nenhuma noção de ps ainda. Gostei demais do tutorial pois trabalho com bandeiras. Tens como tu me esmiuçar muito cada passo a passo. Pra mim é muito importante. Podes entrar em contato comigo por e.mail. Tb tenho Be, mas la so tem tres simplorios desenhos. Me ajuda? Aguardo. Um abraço. MUITO DEMAIS O EFEITO! O MELHOR Q JA VI NA WEB! Bem como eu quero fazer. So nao consegui ainda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui