Soluções

Atualização Manual do WordPress: Upgrade ou Downgrade

Anúncios Google

O WordPress tem seu sistema de atualização quase totalmente automática: basta dar alguns cliques e o trabalho é feito. Mas e se você precisar de um downgrade por qualquer razão, como testar um plugin na versão antiga, ou por ter atualizado e percebido um erro grave? Dependendo da gravidade, o blog pode até ficar fora do ar, sem acesso ao painel.

Mas não desespere, pois é possível sim alterar a versão sem o painel. Vamos ver dois jeitos bem acessíveis: pelo Filezilla (e por extensão, por qualquer programa de FTP) e direto pelo painel do CPanel, que a maioria das hospedagens oferece.

Filezilla (FTP)

Se você não sabe do que estou falando, leia esse artigo, ele explica bem como usar o Filezilla. Depois de fazer a conexão com seu servidor, navegue até a pasta-raíz, ou seja, aquela que guarda todos os arquivos e pastas da instalação do WordPress.

É fácil identificar: normalmente é a “public_html“, que abriga pastas como wp-admin e wp-content.

filezilla conectado ao servidor

No lado esquerdo, navegue até a pasta no seu computador onde estão os arquivos de instalação da versão desejada do WordPress.

“Mas onde arranjo esses arquivos?” É só pegar no site do WordPress e descompactar.

No lado direito, selecione as pastas wp-admin e wp-includes e delete-as do servidor. NÃO EXCLUA A WP-CONTENT EM HIPÓTESE ALGUMA, ela tem arquivos essenciais para seus artigos como mídias enviadas.

Outros arquivos serão alterados, mas como normalmente eles serão reescritos, você não precisa exclui-los com antecedência.

De novo no lado direito, selecione todos os arquivos e pastas, EXCETO A PASTA WP-CONTENT. O arquivo wp-config-sample.php também é desnecessário.

instalação do wordpress selecionada

Arraste todos os arquivos e pastas que selecionou para o lado esquerdo e solte para iniciar a transferência. Alguns arquivos serão atualizados e as pastas que você excluiu, substituídas pelas “novas”.

Ao final, tente fazer login no seu site e quando for solicitada permissão para atualizar o banco de dados, apenas clique no botão e confirme.

update process wordpress

Quando surgir isso, está pronto, é só clicar em Continue e fazer login normalmente.

wordpress update complete

Pelo CPanel

Faça login no seu painel e siga pelo atalho “Gerenciador de Arquivos”.

gerenciador de arquivo cpanel

Você verá a lista de conteúdo da public_html. É a mesma coisa: exclua as pastas mostradas antes, mas como não dá pra enviar pastas inteiras e sim arquivos, clique em Nova Pasta para recriar as pastas wp-admin e wp-includes vazias (ou entre em cada uma e exclua todo o conteúdo de cada, como preferir), e pra dentro delas faça o upload (com o botão Fazer Upload) dos arquivos novos.

botões nova pasta e fazer upload do cpanel

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

3 Comments

  1. Fernanda Schmidt Reply

    Olá… fiz isso e deu o erro:

    Warning: require(/home/pacot391/public_html/wp-includes/date.php) [function.require]: failed to open stream: No such file or directory in /home/pacot391/public_html/wp-settings.php on line 110

    Fatal error: require() [function.require]: Failed opening required ‘/home/pacot391/public_html/wp-includes/date.php’ (include_path=’.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php’) in /home/pacot391/public_html/wp-settings.php on line110

    O que posso fazer?

    • DanielLemes Reply

      Oi Fernanda. Foi depois da atualização? Parece que algum arquivo não foi enviado ou deu erro no upload (provavelmente o date.php). Confira pelo Filezilla se os arquivos estão nos lugares (tanto o date.php quanto o wp-settings) e se mesmo assim continuar dando erro, reenvie.

Write A Comment

Pin