Atalhos e Práticas Para Acelerar a Produtividade no Photoshop

3
819

Saber onde estão as ferramentas de qualquer programa é essencial, mas cá entre nós, ter que seguir um longo caminho para um único comando não é a melhor opção quanto à praticidade. Quem usa o Photoshop com frequência pode economizar muito tempo se colocar os atalhos de teclado na sua rotina.

Por exemplo, o que você acha mais rápido ao criar uma nova camada sem caixa de diálogo: seguir ao menu Camada > Nova > Nova camada, ou usar um único clique no atalho Ctrl + Alt + Shift + N?

Especialmente para quem não tem muita intimidade com os atalhos, separei aqui alguns que vão ajudar muito. Mesmo que segurar duas ou três teclas ao mesmo tempo e clicar mais uma - tudo ao mesmo tempo - possa parecer contorcionismo demais, verá que habituando-se a usá-los, eles se tornam tão naturais que você nem vai querer lembrar dos comandos através dos menus.

Preenchimento e Cor

Cores de primeiro plano e plano de fundo - para reiniciar as cores para o padrão (preto no primeiro plano e branco no plano de fundo), basta teclar D. Para inverter as cores de primeiro plano e fundo, clique X.

Com D, você reinicia as cores para o padrão

Preenchimento - para preencher uma área ou camada com a cor de primeiro plano, não é preciso selecionar a ferramenta Balde de Tinta e clicar no papel. Basta segurar Alt e clicar Delete (Alt + Del). Para preencher com a cor de plano de fundo, use o comando Ctrl + Del.

Em camadas com áreas opacas e transparente, pode-se preencher apenas os pixels opacos, preservando a transparência. Use Ctrl + Shift + Del para a cor de primeiro plano, ou Alt + Shift + Del para a cor de plano de fundo.

Veja o exemplo: foi usado o comando na camada da garota - separada em uma camada própria, com pixels transparentes ao redor, e a imagem do céu em outra camada.

Opacidade da camada preenchida

Trocar tipo e tamanho do pincel - quando estiver utilizando a ferramenta Pincel, as teclas < e > permitem trocar rapidamente entre os disponíveis naquele conjunto.

As teclas [ e ] mudam o tamanho do pincel. Se segurar Shift e apertar [ ou ], muda-se a dureza do pincel.

Para abrir uma janela com ajuste de tamanho, dureza e tipo de pincel, basta clicar com o botão direito no papel. Após alterar, pressione Esc.

Opacidade e fluxo: para alterar a opacidade do pincel, você pode simplesmente digitar o valor - não precisar clicar na caixa com os valores. Ao digitar 5 e 0, por exemplo, a opacidade é alterada para 50%. Se segurar Shift ao digitar, vai alterar o fluxo.

Desenhando retas - para traçar linhas retas perfeitas acompanhando pontos, usando o pincel, clique no ponto inicial, então segurando Shift, vá clicando nos outros. A linha vai sendo desenhada de ponto a ponto.

Cada final de reta é feito com um clique. A linha segue de um ponto ao outro

Pincel / Conta-gotas - a ferramenta Conta-Gotas permite pegar uma amostra de cor para o primeiro plano. Para não ficar trocando entre ela e o pincel, ao usar este, segure Alt e ele se transforma em conta-gotas. Quando soltar, volta o pincel.

Camadas e canais

Selecionar canais - clicando na guia de Canais, estão lá os atalhos que pouca gente usa. No modo de cores RGB, por exemplo, Ctrl + 2 seleciona o RGB, Ctrl + 3 seleciona o canal vermelho, Ctrl + 4 seleciona o verde, e Ctrl + 5 seleciona o azul.

atalhos para canais

Camada nova / por mesclagem / por corte - nova camada é um atalho manjado: Ctrl + Shift + N. Isso abre uma janela de diálogo. Para criar a camada sem a caixa de diálogo, use Ctrl + Alt + Shift + N.

  • Para uma camada por cópia (copia o conteúdo da camada selecionada em uma nova, acima da atual), use Ctrl + J.
  • Para uma camada por recorte (tira o conteúdo da camada selecionada e coloca em uma nova, acima da atual), use Ctrl + Shift + J.
  • Para uma nova camada por cópia, abrindo caixa de diálogo antes, use Ctrl + Alt + J.
  • E para uma nova camada por recorte, com caixa de diálogo, use Ctrl + Alt + Shift + J.

Mover e selecionar camadas - para selecionar a camada em que está um elemento da imagem, clique sobre ele segurando Ctrl. Por exemplo, se tiver uma grande ilustração, e quer selecionar a camada onde foram colocados pequenos detalhes, como os olhos de um personagem, clique sobre ele enquanto segura Ctrl. Se houver algum elemento transparente acima ele, em outra camada, ela será a selecionada, então atenção.

Na imagem de exemplo, temos quatro camadas; para selecionar a camada que contém a garota ao centro, basta segurar Ctrl e clicar sobre a imagem dela.

Camada ativa é a que contém a garota da esquerda
Ctrl e clique na garota do meio, e a camada fica ativa

Para mudar a ordem de uma camada (na janela de Camadas), segure Ctrl e tecle [ ou ]. Para movê-la direto para o topo da pilha ou para o final, use Ctrl + Shift e tecle [ ou ].

Para alternar entre as camadas ativas, segure Alt e tecle [ ou ]. Para manter mais de uma camada ativa, use Alt + Shift e tecle [ ou ].

Seleções e Máscaras

Selecionar um objeto da imagem através da janela de camadas: sobre a miniatura, segure Ctrl. Quando o cursor mostrar um pequeno ícone parecido com uma seleção, clique.

Ctrl + clique sobre a miniatura para criar uma seleção no conteúdo da camada

Para selecionar objetos em camadas diferentes, use Ctrl + Shift. Um sinal de + aparecerá sobre o cursor. Clique nas imagens no papel para ir ativando suas camadas.

Selecionando objetos em diferentes camadas

Mudar posição da seleção enquanto a cria - ao usar ferramentas como a Letreiro Retangular para criar seleções, você pode mudar sua posição antes de completá-la. Enquanto arrasta o mouse, antes de soltar o clique, segure a tecla de espaço para mover a seleção livremente pela tela.

Antes de soltar o clique, segure espaço para arrastar a seleção pelo papel

Usar ponto inicial como centro da seleção - ao arrastar para criar a seleção, o ponto inicial é usado como referência para um dos cantos. Para usar o local do clique como centro da seleção, segure Alt enquanto clica e arrasta ou mouse.

Adicionar, subtrair e intersecção - para mudar o modo como novas seleções interagem com as já existentes, você pode usar atalhos de teclado simples. O modo normal cria uma nova seleção, desfazendo a anterior (modo Nova Seleção).

Modo nova seleção

Para usar o modo Adicionar à seleção, segure Shift enquanto cria a nova seleção. Para o modo Subtrair, segure Alt, e para o modo Intersecção, use Shift + Alt.

Atalhos Gerais

Troca entre grupo de ferramentas - muita gente conhece os atalhos para as ferramentas, como B para o pincel (Brush), M para seleção (Marquee), etc. Mas para selecionar as subferramentas do grupo, como a ferramenta Lápis, que fica junto com o pincel? É só segurar Shift e apertar mais vezes a tecla de atalho.

Ou seja, Shift + B para alternar entre as ferramentas do grupo Pincel / Lápis / Substituição de Cor / Pincel de Mistura.

Ferramenta Mover - acessada pelo atalho V, permite mudar a posição de qualquer elemento, clicando e arrastando. Ao usar qualquer outra ferramenta, é só segurar Ctrl para ativá-la; quando soltar Ctrl, volta a ferramenta ativa.

Zoom - para encaixar a imagem na janela, use o atalho Ctrl + 0 (zero). Outros níveis de zoom, use Ctrl e + ou Ctrl e -. Se segurar Alt e girar a roda do mouse, também altera o zoom.

Alternar entre janelas - com mais de um arquivo aberto, use Ctrl + Tab para alternar entre eles.

Mudar valores em caixas - ao mudar um valor em caixas de opacidade, fluxo e outras numéricas, você pode clicar e arrastar sobre o nome dela, quando aparecer uma seta sobre o cursor. Clique e arraste para a esquerda para reduzir ou direita para aumentar o valor.

Quando surgir a seta, clique e arraste

Duplicar objeto com ferramenta Mover - com a camada do objeto ativa, segure Alt e arraste o objeto como faria para movê-lo, e será movida uma cópia em nova camada. Funciona tanto ao arrastar com o mouse ou usando as setas direcionais do teclado.

Mostrar/Esconder paletas - clique Tab.

Por enquanto é isso.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. "Para selecionar a camada em que está um elemento da imagem, clique sobre ele segurando Ctrl". Existe alguma forma de ir direto para a camada quando ela está dentro de um grupo, pois usando Ctrl e ela estando no grupo, o PS aponta apenas o grupo e não a camada. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui