Dicas

Atalhos de teclado para acelerar a produtividade no Photoshop

Chega de seguir longos caminhos para realizar tarefas simples. Adicione esses atalhos à sua rotina e ganhe agilidade.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Saber onde estão as ferramentas de um programa é importante, conhecimento básico. Mas cá entre nós: seguir longos caminhos para um único comando não é opção mais prática. Novatos de Photoshop devem lembrar de alguns ajustes, tipo o Matiz/Saturação: menu Imagem, depois Ajustes, e enfim Matiz/Saturação.

Por que não colocar atalhos de teclado na sua rotina? Esses três cliques seriam reduzidos a um comando, Ctrl + U.

O que é mais rápido ao criar uma nova camada sem caixa de diálogo: seguir ao menu Camada > Nova > Nova camada, ou usar um Ctrl + Alt + Shift + N?

Especialmente para menos íntimos com atalhos do Photoshop, aí vão alguns que ajudam muito. Segurar duas ou três teclas ao mesmo tempo e clicar mais uma — tudo ao mesmo tempo — parece contorcionismo demais? Relaxe, e verá que se habituando a usá-los, logo se tornam tão naturais que você nem vai lembrar que o menu existe para a maioria dos casos.

Preenchimento e cor

Reiniciar Cores de primeiro plano e plano de fundo – para voltar ao preto no primeiro plano e branco no plano de fundo, basta teclar D. Para inverter as cores de primeiro plano e fundo, clique X.

Com D, você reinicia as cores para o padrão

Preencher uma área – não é preciso selecionar a ferramenta Balde de Tinta e clicar no papel. Para preencher com a cor de primeiro plano, segure Alt e tecle Delete (Alt + Del). Para preencher com a cor de plano de fundo, use o comando Ctrl + Del.

Preencher só pixels opacos – em camadas com áreas opacas e transparentes, pode-se preencher apenas os pixels opacos, preservando a transparência. Use Ctrl + Shift + Del para a cor de primeiro plano, ou Alt + Shift + Del para a cor de plano de fundo.

Veja o exemplo: foi usado o comando na camada da garota — separada em uma camada própria, com pixels transparentes ao redor, e a imagem do céu em outra camada, abaixo das demais.

Opacidade da camada preenchida

Trocar tipo e tamanho do pincel – quando estiver utilizando a ferramenta Pincel, as teclas < e > (ou vírgula e ponto) permitem trocar rapidamente entre os disponíveis naquele conjunto de pincéis.

As teclas [ e ] mudam o tamanho do pincel. Se segurar Shift e apertar [ ou ], muda-se a dureza do pincel.

Para abrir uma janela com ajuste de tamanho, dureza e tipo de pincel, basta clicar com o botão direito no papel. Após alterar, tecle Esc.

Opacidade e fluxo – para alterar a opacidade do pincel, você pode simplesmente digitar o valor — não precisar clicar na caixa com os valores. Ao digitar 5 e 0, por exemplo, a opacidade é alterada para 50%. Se segurar Shift ao digitar, vai alterar o fluxo.

Desenhando retas – para traçar linhas retas perfeitas acompanhando pontos, usando o pincel, clique no ponto inicial, então segurando Shift, vá clicando nos outros. A linha vai sendo desenhada de ponto a ponto.

Cada final de reta é feito com um clique. A linha segue de um ponto ao outro

Pincel / Conta-gotas – a ferramenta Conta-Gotas permite pegar uma amostra de cor para o primeiro plano. Para não ficar trocando entre ela e o pincel, ao usar um pincel, segure Alt e ele se transforma em conta-gotas. Quando soltar, volta o pincel.

Camadas e canais

Selecionar canais – clicando na guia de Canais, estão lá os atalhos que pouca gente usa. No modo de cores RGB, por exemplo, Ctrl + 2 seleciona o RGB, Ctrl + 3 seleciona o canal vermelho, Ctrl + 4 seleciona o verde, e Ctrl + 5 seleciona o azul.

atalhos para canais

Camada nova / por mesclagem / por corte – nova camada é um atalho manjado: Ctrl + Shift + N. Isso abre uma janela de diálogo. Para criar a camada sem a caixa de diálogo, use Ctrl + Alt + Shift + N.

  • Para uma camada por cópia (copia o conteúdo da camada selecionada em uma nova, acima da atual), use Ctrl + J.
  • Para uma camada por recorte (tira o conteúdo da camada selecionada e coloca em uma nova, acima da atual), use Ctrl + Shift + J.
  • Para uma nova camada por cópia, abrindo caixa de diálogo antes, use Ctrl + Alt + J.
  • E para uma nova camada por recorte, com caixa de diálogo, use Ctrl + Alt + Shift + J.

Mover e selecionar camadas – para selecionar a camada em que está um elemento da imagem, clique sobre ele segurando Ctrl. Por exemplo, se tiver uma grande ilustração, e quer selecionar a camada onde foram colocados pequenos detalhes, como os olhos de um personagem, clique sobre ele enquanto segura Ctrl. Se houver algum elemento transparente acima ele, em outra camada, ela será a selecionada, então atenção.

Na imagem de exemplo, temos quatro camadas; para selecionar a camada que contém a garota ao centro, basta segurar Ctrl e clicar sobre a imagem dela.

Camada ativa é a que contém a garota da esquerda

Ctrl e clique na garota do meio, e a camada fica ativa

Para mudar a ordem de uma camada (na janela de Camadas), segure Ctrl e tecle [ ou ]. Para movê-la direto para o topo da pilha ou para o final, use Ctrl + Shift e tecle [ ou ].

Para alternar entre as camadas ativas, segure Alt e tecle [ ou ]. Para manter mais de uma camada ativa, use Alt + Shift e tecle [ ou ].

Seleções e máscaras

Selecionar um objeto da imagem pela miniatura da camada – sobre a miniatura, segure Ctrl. Quando o cursor mostrar um pequeno ícone parecido com uma seleção, clique.

Ctrl + clique sobre a miniatura para criar uma seleção no conteúdo da camada

Para selecionar objetos em camadas diferentes, use Ctrl + Shift. Um sinal de + aparecerá sobre o cursor. Clique nas imagens no papel para ir ativando suas camadas.

Selecionando objetos em diferentes camadas

Mudar posição da seleção enquanto a cria – ao usar ferramentas como a Letreiro Retangular para criar seleções, você pode mudar sua posição antes de completá-la. Enquanto arrasta o mouse, antes de soltar o clique, segure a tecla de espaço para mover a seleção livremente pela tela.

Isso também vai mostrar a posição exata da seleção, através de coordenadas X e Y, além de seu tamanho.

Antes de soltar o clique, segure espaço para arrastar a seleção pelo papel

Usar ponto central como centro da seleção – ao arrastar para criar a seleção, o ponto inicial é usado como referência para um dos cantos. Para usar o local do clique como centro da seleção, segure Alt enquanto clica e arrasta ou mouse.

Adicionar, subtrair e intersecção – para mudar o modo como novas seleções interagem com as já existentes, você pode usar atalhos de teclado simples. O modo normal cria uma nova seleção, desfazendo a anterior (modo Nova Seleção).

Modo nova seleção

Para usar o modo Adicionar à seleção, segure Shift enquanto cria a nova seleção. Para o modo Subtrair, segure Alt, e para o modo Intersecção, use Shift + Alt.

Atalhos gerais

Troca entre grupo de ferramentas – muita gente conhece os atalhos para as ferramentas, como B para o pincel (Brush), M para seleção (Marquee), etc. Mas para selecionar as subferramentas do grupo, como a ferramenta Lápis, que fica junto com o pincel? É só segurar Shift e apertar mais vezes a tecla de atalho.

Ou seja, Shift + B para alternar entre as ferramentas do grupo Pincel / Lápis / Substituição de Cor / Pincel de Mistura.

Ferramenta Mover – acessada pelo atalho V, permite mudar a posição de qualquer elemento, clicando e arrastando. Ao usar qualquer outra ferramenta, é só segurar Ctrl para ativá-la; quando soltar Ctrl, volta a ferramenta ativa.

Zoom – para encaixar a imagem na janela, use o atalho Ctrl + 0 (zero). Outros níveis de zoom, use Ctrl e + ou Ctrl e –. Se segurar Alt e girar a roda do mouse, também altera o zoom.

Alternar entre janelas – com mais de um arquivo aberto, use Ctrl + Tab para alternar entre eles.

Mudar valores em caixas – ao mudar um valor em caixas de opacidade, fluxo e outras numéricas, você pode clicar e arrastar sobre o nome dela, quando aparecer uma seta sobre o cursor. Clique e arraste para a esquerda para reduzir ou direita para aumentar o valor.

Quando surgir a seta, clique e arraste

Duplicar objeto com ferramenta Mover – com a camada do objeto ativa, segure Alt e arraste o objeto como faria para movê-lo, e será movida uma cópia em nova camada. Funciona tanto ao arrastar com o mouse ou usando as setas direcionais do teclado.

Mostrar/Esconder paletas – clique Tab.

 

Por enquanto é isso. Teste todos os atalhos e com certeza vários entrarão em sua rotina.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

3 Comentários

  1. “Para selecionar a camada em que está um elemento da imagem, clique sobre ele segurando Ctrl”. Existe alguma forma de ir direto para a camada quando ela está dentro de um grupo, pois usando Ctrl e ela estando no grupo, o PS aponta apenas o grupo e não a camada. Obrigado!

    • Tem sim, Eduardo. Naquele menu da ferramenta Mover no alto da tela (perto da caixa “Sel. Autom.”, mude a opção Agrupar para Camada.

Deixe um Comentário

Pin