Diversos

Artistas Clássicos: M.C. Escher

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Maurits Cornelis Escher (1898-1972) ficou famoso por suas xilogravuras, litografias, além de centenas de esboços e desenhos. Nascido em Leeuwarden, Holanda, o menino canhoto, filho de um engenheiro civil, começou estudando na Escola de Arquitetura e Artes Decorativas, mas por incentivo de seu professor que ficou impressionado com seus desenhos e gravuras, trocou pelo curso de Artes Gráficas.

Anos depois, passou por várias regiões da Itália, onde conheceu a futura esposa antes de fixar-se em Roma, cidade em que produziu muitas de suas peças. Em visita a Alhambra, castelo de origem moura próximo à Granada, na Espanha, em 1922, veio a inspiração do que se tornaria sua marca – a Divisão Regular de Superfície, explorada até em um livro com diversas de suas xilogravuras, explicando detalhadamente o conceito.

Segundo sua própria explicação:

Essa é a fonte mais rica de inspiração, de onde eu alguma vez bebi e ela não está ainda seca. Os desenhos simétricos aqui representados mostram como uma superfície pode ser dividida regularmente em figuras iguais, respectivamente, preenchida com elas. As figuras devem confinar umas com as outras sem que resultem áreas livres.

Na Suíça, durante a Segunda Guerra, produziu com afinco: 62 das 137 artes de toda sua vida usando o conceito da Divisão Regular de Superfície foram criadas nesse período. Também inovou com ideias que desafiavam a arquitetura, perspectiva, explorações do infinito, ilusões de ótica, matemática e espaços impossíveis. Uma das mais famosas é a queda d’água infinita (Waterfall).

Morreu na Holanda em 1972, em um retiro de artistas, onde tinha seu estúdio.

Balcony

Balcony, de Escher

Convex and Concave

Convex and Concave, de Escher

Drawing Hands

Drawing Hands, de Escher

Circle Limit IV

Circle Limit IV, de Escher

Hand With Reflecting Sphere

Hand With Reflecting Sphere, de Escher

Eye

Eye, de Escher

Knots

Knots, de Escher

Ring

Ring, de Escher

Plane Filling II

Plane Filling II, de Escher

Relativity

Relativity, de Escher

Star

Star, de Escher

Sun And Moon

Sun and Moon, de Escher

Symmetry

Symmetry, de Escher

Waterfall

Waterfall, de Escher

Whirlpool

Whirlpool, de Escher

Site oficial de Escher.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin