Diversos

Artista americano faz colagens incríveis com dinheiro picado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Você já deve ter ouvido o velho dito popular, “fulano é louco mas não rasga dinheiro“. Juntando com outro, “de artista e louco todo mundo tem um pouco“, chegamos perto do perfil contraditório do artista louco que não rasga, mas corta dinheiro em pedacinhos.

É o americano Mark Wagner, que depois de explorar um pouco de tudo nas artes, descobriu possibilidades nas colagens com um material, digamos, “incomum”: cédulas de 1 dólar (claro que ele não é tão louco assim, para usar notas maiores). O dinheiro picado é recombinado em suas obras, formando as imagens mais bizarras, surreais e criativas que se pode imaginar. Elas vão de retratos a paisagens, cheias de viagens metafóricas sobre o dinheiro e política.

Trabalhando meticulosamente para isolar os elementos da nota com uma lâmina afiada, ele consegue seus “ladrilhos” que depois são arquivados. Não por coincidência, George Washington aparece com frequências nas colagens =D

Segundo a descrição do próprio artista:

A nota de 1 dólar é o pedaço de papel mais comum da América. É um material consistente, feito em papel de linho, coberto com filigranas decorativas, e envolto em simbolismo e conceitos.

Se os retratos são impressionantes, ainda mais é a seção “fauna & flora”, com cenas que são difíceis de acreditar que tenham sido feitas com uma fonte de recursos tão escassa. São criaturas fantásticas, paisagens, tipografias, animais. Um espetáculo.

Só fiquei curioso com duas coisas: quantas notas será que ele usa pra produzir uma peça? E não é crime nos Estados Unidos fazer isso com as cédulas?

Concerned Citizen de Mark Wagner

Retratos de Mark Wagner

Colagem de Mark Wagner

Blood in the Water de Mark Wagner

Bird in Hand de Mark Wagner

Bernankea de Mark Wagner

American Neo Classica de Mark Wagner

Worker Bees de Mark Wagner

Riddle Sphinx detalhe

Riddle Sphinx de Mark Wagner

Overgrown de Mark Wagner

Numen Lumen de Mark Wagner

Moneylisa de Mark Wagner

Moneylisa detalhe

Lincoln de Mark Wagner

Liberty de Mark Wagner

Iron Washington de Mark Wagner

Hand to Mouth detalhe

Full Fathom de Mark Wagner

Fit for Ranking de Mark Wagner

DuhDunt de Mark Wagner

Colagem de Mark Wagner

Tem também um vídeo em time lapse durante a criação de duas artes, veja:

[videott site=youtube id=ZH5WFlla5zA]

E se você está se perguntando o mesmo que eu quando descobri isso (será que é feito com dinheiro de verdade), Wagner responde: “Todas as qualidades que tornam as cédulas difíceis de falsificar fazem delas um grande material para trabalhar. O processo oferece qualidade sem comparação com outros tipos de impressão.

Quanto a legalidade, ele continua: “A crença de que destruir dinheiro é ilegal – seja verdadeira ou não – é transmitida como uma lenda urbana, não um fato“.

Hein? Como assim, Sr. Wagner? De qualquer maneira, se for pra fazer coisas assim, por mim pode continuar picando suas notas à vontade.

Muitas das imagens mostradas aqui são detalhes de trabalhos maiores, não deixe de visitar a galeria pra ver mais, tem muita coisa.

Página de Mark Wagner

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin