Dicas

Aprendendo a usar a Pen Tool (Caneta) do Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

A Pen Tool (Ferramenta Caneta) do Photoshop é uma das mais úteis, mas certamente também é das que mais geram dúvidas aos iniciantes no programa. O modo de criar curvas e retas, determinar pontos e delimitar formas, é o pesadelo de quem não tem prática. Feita para a criação de demarcadores, formas vetoriais que depois podem ser preenchidas, contornadas, convertidas em seleção ou usadas como máscara, a Pen tem aplicação numa infinidade de efeitos e práticas comuns do Photoshop.

Você que costuma ter dificuldade com a Pen Tool verá aqui como a ferramenta funciona, aprendendo de forma ilustrada a criar demarcadores com retas e curvas, e ao final poderá colocar o que aprendeu em prática em seus próprios trabalhos.

O uso da caneta pode ser comparado ao velho jogo de ligar os pontos. Você vai clicando, e a cada clique surge um novo ponto de ancoragem. Esses pontos determinam se a linha ligada a ele serão curvas ou retas.

Com a Pen Tool selecionada, será exibida uma barra de opções no alto da tela.

Barra de opções da Pen Tool

Por enquanto, vamos usar o modo de criação de demarcadores (paths). Isso significa que as formas criadas com a Pen Tool serão vetores editáveis, que depois poderão ser convertidos em máscaras, seleções, áreas preenchidas, etc.

Clique uma vez, e será criado o primeiro ponto.

Primeiro ponto de ancoragem

Mova a caneta em outra direção, e clique outra vez; será traçada uma linha ligando os dois pontos.

Segundo ponto de ancoragem, determinando uma reta

Siga clicando, e traçando linhas. Se você clicar outra vez sobre o primeiro ponto, o demarcador será fechado em uma forma.

Demarcador fechado

Um demarcador pode ser usado de muitas formas. Veja como utilizar demarcadores nesse artigo.

Restringindo o ângulo

Para criar linhas sempre em ângulo precisos (45, 90º, ou seja, retas ou diagonais), ao clicar no ponto seguinte, mantenha a tecla Shift pressionada. O ponto será criado na posição mais próxima do cursor que estiver dentro do limite do ângulo.

Linhas criadas mantendo a tecla Shift pressionada enquanto clica

Com curvas

Para criar linhas curvas, após clicar, e antes de soltar o botão do mouse, você deverá arrastar o mouse. Isso vai criar uma linha tangente, que vai determinar a extensão de cada segmento da curva a partir do ponto de ancoragem.

É mais fácil entender vendo o exemplo. O primeiro ponto é criado; ao clicar no segundo, você mantém o botão do mouse pressionado e arrasta o mouse: será mostrada a linha que determina a extensão da curva. Ao soltar o botão, a curva é criada.

Criando curvas: primeiro ponto normal, no segundo mantenha o clique e arraste o mouse

Tal como no caso de linhas retas, é possível limitar a curva mantendo a tecla Shift pressionada: a tangente será limitada a ângulos retos e diagonais (45, 90, 135º, etc).

É possível variar entre retas e curvas; após criar o segmento de reta, como explicado antes, arraste o mouse ao criar o ponto seguinte.

Segmento de reta, seguido por uma curva

Cortando o segmento da curva

Depois que o segmento de curva foi criado, é possível “cortá-lo”, para que o próximo ponto defina uma reta. Após criar a curva, passe o mouse sobre o último ponto. Deverá surgir um sinal negativo ao lado do cursor; então segure Alt, e clique sobre o último ponto; a linha tangente será eliminada após o ponto. Ao lado do cursor surgirá um sinal parecido com uma seta.

Elimando a extensão da curva posterior ao ponto de ancoragem: clique com Alt sobre o último ponto

Sempre que desejar eliminar a continuação da curva após o ponto de ancoragem, este é o procedimento.

Editando pontos depois de criados

Se você determinou a reta ou curva por engano, não há motivo para desfazer tudo; as ferramentas para edição estão agrupadas junto com a ferramenta caneta, e algumas funções são acessíveis pela própria caneta.

Em retas ou curvas, para modificar a posição do ponto, basta segurar Ctrl – o cursor se transformará em uma seta – e arrastá-lo para onde quiser. Note que se a linha for curva, isto vai alterar a curva toda.

Alterando a posição do ponto de ancoragem

Mudando a posição do ponto de ancoragem: segure Ctrl e arraste-o

Editando a tangente

Você pode alterar também a tangente que define a curva. Para modificá-la, segure a tecla Ctrl (aumentar ou diminuir a extensão e alterar o ângulo) ou Alt (alterar apenas a extensão anterior ou posterior ao ponto de ancoragem) e arraste a ponta da linha tangente (onde fica uma bolinha).

Alterando a tangente para modificar a curva: segure Ctrl e arraste a ponta da tangente

Alterando a tangente apenas posterior ao ponto de ancoragem: segure Alt e arraste

Adicionando e removendo pontos

Para adicionar ou remover pontos de um demarcador, mesmo depois de fechado, você pode usar as ferramentas Add Anchor Point (Adicionar Ponto de Ancoragem) e Delete Anchor Point (Excluir Ponto de Ancoragem). Elas ficam agrupadas com a caneta, na barra de ferramentas.

Ferramentas de edição e criação de demarcadores

Com uma delas, basta clicar sobre o demarcador. A Add Anchor Point vai criar um novo ponto no local. A Delete Anchor Point, se clicada sobre um ponto existente, vai removê-lo.

A Convert Point Tool é a mesma usada quando, enquanto usamos a Pen Tool, mantemos a tecla Alt pressionada.

Exercício

Como exercício, vamos criar um demarcador, usando a caneta, em torno da figura abaixo. Se quiser usar a mesma imagem, clique na figura abaixo e faça o download no SXC (requer cadastro gratuito, se não souber como fazer leia esse artigo sobre o SXC).

Imagem que será demarcada: par de sapatos

Escolha um ponto para começar e determine o primeiro ponto de ancoragem. No caso, comecei no salto do sapato. Após determinar o segundo ponto, para fazer a curva no final do salto, clique no ponto final da curva, mantenha pressionado, arraste o mouse determinando a curva e solte.

Para fazer a curva, clique, arraste e solte o mouse

Para os dois próximos pontos, linhas retas simples.

Pontos demarcando linhas retas; apenas clique

Siga em frente, fazendo a próxima curva. Clique no segundo ponto, segure, arraste e solte.

Um simples clique criará uma linha reta, então, clique e arraste ligeiramente o mouse para cima

Para a curva seguinte, note que simplesmente clicar para seguir a extensão determinada no último ponto não é suficiente para contornar adequadamente a sola do sapato. Então, ao clicar, arraste o mouse um pouco, para ajustar a curva.

Corrija a curva arrastando um pouco o mouse ao clicar no próximo ponto

Ficou um pequeno espaço em branco na parte anterior. Dê cabo dela segurando Alt e arrastando a ponta da linha tangente. Ajuste também a ponta da tangente do ponto seguinte, se preciso.

Pequeno espaço que restou entre demarcador e sapato; livre-se dele ajustando as linhas de extensão das curvas

Em pontos como abaixo, lembre-se de cortar a sequência da extensão de curva, clicando com Alt pressionado sobre o ponto de ancoragem.

Cortando a extensão da curva: clique com Alt sobre o ponto de ancoragem

Siga criando curvas e retas até concluir o contorno. No último ponto, clique sobre o primeiro e você terá o demarcador concluído.

Demarcador finalizado

Esse é o fundamental a saber sobre uso da Pen Tool. Outras informações, leia o tutorial sobre criação de demarcadores.

Restou dúvida? Deixe um comentário e ajudarei no que for possível. Pratiquem!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

4 Comentários

  1. josé luciano seabra Responder

    Oi mano, depois de fazer minha seleção, como eu faço pra engrossar ou afinar a linha!!!!????!!!!!!!

    • A linha do demarcador não precisa ser engrossada, se você quiser criar o contorno, é só clicar com o direito e escolher “Traçar demarcador”. Se for o caso, escolha antes o tamanho do pincel para determinar a espessura da linha final.

    • Oi Luiza, desculpe a demora. Se ainda não descobriu: selecione a ferramenta Seleção de Demarcador ou Seleção Direta (atalho A, ficam logo abaixo da ferramenta Texto), clique sobre a reta e mova.

Deixe um Comentário

Pin