Ideias

Anatomia dos estereótipos e preconceitos, por Pedro Miguel

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

No já longínquo 2002, o então universitário português Pedro Miguel aproveitou um tempo livre para desenhar. Juntando o gosto com a observação dos “personagens” ao seu redor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, criou a primeira do que viraria uma série de ilustrações: Anatomias.

São na verdade caricaturas extremas de estereótipos manjados da sociedade, da discussão na internet e da mesa de boteco. O mauricinho com o suéter sobre o ombro, a patricinha de cabelo tingido e espelho sempre a postos, o vegetariano desnutrido, o programador nerd obeso, a loira burra que fez muitas “acoplagens”. Bastou enviar cinco personagens para amigos e logo Pedro viu suas artes alcançando lugares que ele nem imaginava.

Ao todo foram 29 estereótipos, que certamente inspiraram outros artistas a criar suas próprias versões. O traço é bem caricato, meio grotesco, simples, típico do Paint. Mas também são a prova de que um trabalho bem feito continua ótimo, independente do tempo, técnica ou tecnologia.

Confira algumas:

Anatomia da Hipocondríaca

Anatomia da Loira

Anatomia da Patricinha

Anatomia do Filósofo

Anatomia do Flanelinha

Anatomia do Grunge

Anatomia do Headbanger

Anatomia do Mauricinho

Anatomia do Programador

Anatomia do Pseudo-Intelectual

Anatomia do Pseudo-Revolucionário

Anatomia do Torcedor Fanático

Anatomia do Turista

Anatomia do Universitário

Anatomia do Vegetariano

Aproveite para conhecer a galeria original completa. Veja que como o autor é português, há algumas diferenças para as publicadas aqui (textos ocasionalmente adaptados pelo Tutoriart para melhor localização, com autorização).

Pedro tem muitas outras imagens em seu site, principalmente caricaturas e cartoons. Seus links:

Quem sabe você se inspira e cria algumas “anatomias”. Blogueiro, designer gráfico, troll de internet, pasteleiro, motoboy… Tem muitas possibilidades, explore as suas.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

  1. Pingback: Segundas Intenções. | Luíza Barros

Deixe um Comentário

Pin