No já longínquo 2002, o então universitário português Pedro Miguel aproveitou um tempo livre para desenhar. Juntando o gosto com a observação dos “personagens” ao seu redor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, criou a primeira do que viraria uma série de ilustrações: Anatomias.
São na verdade caricaturas extremas de estereótipos manjados da sociedade, da discussão na internet e da mesa de boteco. O mauricinho com o suéter sobre o ombro, a patricinha de cabelo tingido e espelho sempre a postos, o vegetariano desnutrido, o programador nerd obeso, a loira burra que fez muitas “acoplagens”. Bastou enviar cinco personagens para amigos e logo Pedro viu suas artes alcançando lugares que ele nem imaginava.
Ao todo foram 29 estereótipos, que certamente inspiraram outros artistas a criar suas próprias versões. O traço é bem caricato, meio grotesco, simples, típico do Paint. Mas também são a prova de que um trabalho bem feito continua ótimo, independente do tempo, técnica ou tecnologia.
Confira algumas:
Aproveite para conhecer a galeria original completa. Veja que como o autor é português, há algumas diferenças para as publicadas aqui (textos ocasionalmente adaptados pelo Tutoriart para melhor localização, com autorização).
Pedro tem muitas outras imagens em seu site, principalmente caricaturas e cartoons. Seus links:
Quem sabe você se inspira e cria algumas “anatomias”. Blogueiro, designer gráfico, troll de internet, pasteleiro, motoboy… Tem muitas possibilidades, explore as suas.
2 Comments
Seu cretino estúpido, anormal !
Pingback: Segundas Intenções. | Luíza Barros