Como toda nova mídia, a pintura digital também trouxe contestação, e durante bastante tempo foi tratada como “subclasse”, algo menor dentro da arte. Galerias se recusavam — algumas ainda recusam — a apresentar trabalhos feitos assim, e mesmo em escolas, professores tratavam o método com certo desdém, como algo inferior, “para quem não sabe desenhar“, como lembrou Dan Luvisi, reconhecido autor de concept art para filmes, comics e games.
Num mundo quase 100% digital, parece que métodos tradicionais de pintura ficaram restritos a grupos, como estudantes e tradicionalistas. Quase todo aspirante a pintor pensa logo em PC, mesa digitalizadora e Photoshop (ou outro software) como ferramentas em vez de guache, óleo, telas e sanguíneas. Em sites como Behance, deviantART e afins, a proporção de pintura tradicional para digital é berrante em favor da segunda.
Mas pra quem é adepto da “velha tradição”, ainda tem muita gente boa publicando, especialmente veteranos da indústria. É o caso de Ralph Horsley, com um longo portfólio que inclui inúmeras ilustrações para jogos e livros de fantasy art. O britânico tem mais de 20 anos de estrada, com importantes capas na série Dungeons & Dragons, cartas de Magic: the Gathering e World of Warcraft.
Confira uma seleção de artes de Horsley. A maioria é acrílico em tela, com “pequenos ajustes” digitais, como ele explica em seu site.
The Battle of Eyrie
Derelict Ship
Wildborn
The Harbinger
Dungeon Saga
Warquest
Stormier
Wolfcaller’s Howl
Meanwood Back Bridge
City of the Ancients
Talisman: The Nether Realm
Talisman: The Firelands
The Midnight City
Lords
The Hundred Handed One
Tall Trees
Tome of Salvation
The Pieces are Coming Together
??
Veja mais no site oficial do artista, e acompanhe-o pelo Facebook.
1 Comment
Nossa impressionante essas fotos, nossa quanto talento, meu deus parabens!