Diversos

A história do Photoshop: todas as versões, do “Display” ao CC

Foi um longo caminho do simplíssimo "Display" ao moderno editor de imagens que o mundo usa.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Você usuário de Photoshop, que hoje abre seu programa e tem uma vasta gama de ferramentas, como plugins, filtros, pacotes de formas vetoriais personalizadas, pincéis… Alguma vez já se perguntou como ele surgiu, como eram as primeiras versões, que ferramentas estavam à disposição e como funcionavam? E que aparência tinham esses programas?

Ao longo das últimas décadas, desde o arcaico “Display” desenvolvido por Thomas Knoll e que seria o primeiro passo da jornada, o Photoshop passou por graduais modificações. O legado é um dos softwares mais importantes do mercado, certamente o maior em edição fotográfica.

E apesar das mudanças, é notável uma identidade mantida desde o começo. Novidades continuam surgindo e enriquecendo o leque de opções dos artistas digitais, transformando o programa num pacote completo, que lida até com impressão 3D e edição básica de vídeo.

Vamos conhecer a história do Photoshop?

Senta que lá vem história…

Em 1987, o engenheiro Thomas Knoll, então trabalhando em sua tese de doutorado na Universidade de Michigan, desenvolveu um código em seu Macintosh Plus. O código permitia exibir variações de cinza num monitor monocromático.

O programa, batizado Display, foi momentaneamente deixado de lado, já que não estava diretamente relacionado ao trabalho de Thomas. É esse cara aí do vídeo, demonstrando a primeira versão. Como curiosidade, a mulher na praia é sua esposa, e foi a primeira foto editada no Photoshop.

Tempos depois, em 1988, seu irmão John Knoll, funcionário da Industrial Light & Magic (ILM, produtora de efeitos especiais pertencente à Lucasfilm), percebeu o potencial do esboço e incentivou Thomas a desenvolver o projeto, até torná-lo um programa de manipulação de imagens. Thomas interrompeu seus estudos durante 6 meses, período em que trabalharam juntos no germe do Photoshop.

Ainda naquele ano, o programa foi rebatizado como ImagePro, e finalmente, PhotoShop (assim mesmo, Shop).

A primeira versão foi distribuída com scanners da marca BarneyScan. Scanners eram caros e pouco usados, a não ser por empresas especializadas. Ou seja, o Photoshop era um mero auxiliar de impressão — bem diferente do futuro multitarefa, alcançando áreas como pintura digital e design web. Estima-se que foram distribuídas dessa forma umas 200 cópias.

Ainda em 1988, John viajou  ao Vale do Silício, onde demonstrou o software aos engenheiros da Apple e a Russel Brown, diretor de arte da Adobe. Eles gostaram do que viram. Em setembro daquele ano, a Adobe comprou os direitos de distribuição do Photoshop, sendo a primeira versão definitiva (1.0) lançada para Macintosh pouco depois.

Prefere a criação contada pelo criador?

“Bem, o Photoshop aconteceu meio que por causa da procrastinação. Eu trabalhava no meu doutorado, e cheguei ao ponto de ter que escrever minha tese, e eu estava odiando fazer aquilo, então preferi escrever o Photoshop.

A venda foi ideia do meu irmão. Ele peguntou se poderia tentar e o apresentou para várias companhias. viajou fazendo demonstrações, e a primeira “bundle deal” que fizemos foi com uma companhia de scanners chamada BarneyScan; eles incluíram uma versão beta do Photoshop com o nome “BarneyScan XP.” Por um tempo, foi a única forma de comprar o Photoshop, então algumas pessoas compravam o scanner só para o Photoshop. Isso foi em 1988, que o bundle aconteceu. Comecei a escrever o Photoshop em 1987, e ele chegou àquele ponto em 1988.

Nós sempre pretendemos encontrar uma publicadora para lançá-lo como software independente, e meu irmão estava fazendo demonstrações o tempo todo. O negócio com a BarneyScan não era competitivo, nós ainda tínhamos os direitos de vendê-lo para uma publicadora, então encontramos a Adobe e chegamos a um acordo em 1988. O contrato final foi assinado em 1989. E eles de fato o lançaram em 1990.

Dessa forma, a BarneyScan teve que incluir o Photoshop de verdade em vez da versão beta que eles tinham, sob o nome Photoshop. Não temos dados exatos daquele tempo, porque não percebemos o quanto importante seria, mas nossa melhor estimativa para a data de lançamento do Photoshop 1.0 é 19/02/1990.”

Em março de 1995, os irmãos Knoll venderam os direitos que tinham sobre o Photoshop à Adobe. John seguiu carreira na ILM, sendo supervisor de efeitos especiais em filmes e séries de sucesso, como Star Wars: Episódio I, Star Trek Generation e na trilogia Piratas do Caribe. Thomas continuou na empresa.

Mais de 25 anos depois, o Photoshop é o software mais importante do segmento, parte do cotidiano de milhares de profissionais e amadores no mundo, incorporando funções diversas e tendo milhares de blogs e sites dedicados.

Um resumo mais visual da jornada, desde as primeiras versões demo, até a Creative Cloud.

Display (0.63)

  • Lançamento: janeiro/1988
  • Plataforma: Mac OSX

Tela de abertura

Display 0.63 splash

PhotoShop 0.63

  • Lançamento: outubro/1988
  • Plataforma: Mac OSX

Extremamente simples, de acordo com sua época. Parte das ferramentas que você usa hoje já estavam lá, como filtros, o Pincel, Borrar, etc, mas o funcionamento… Confira esse vídeo com o programa rodando num Mac PowerPC: seria uma máquina monstruosa para o pequeno software de 1988, mas há lentidão até n um simples Desfoque Gaussiano. Tempos duros para o pessoal do design…

Note que o nome era PhotoShop, com o S em caixa alta mesmo. Lembra algo como uma loja virtual de fotos, não?

Tela de abertura

Photoshop 0.63 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop 0.63

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 0.63

Photoshop 1.0

  • Lançamento: fevereiro/1990
  • Plataforma: Mac OSX

Basicamente o mesmo que sua versão “beta” mostrada antes.  Mas o S maiúsculo saiu, virando o hoje tradicional “Photoshop”.

Tela de abertura

Photoshop 1.0 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop 1.0

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 1.0

Photoshop 2

Versão 2.0

  • Lançamento: junho/1991
  • Plataforma: Mac OSX
  • Nome de projeto: Fast Eddy

Versão 2.5

  • Lançamento: novembro/1992
  • Plataformas: Mac OSX / Windows
  • Nome de projeto: Merlin (Mac) / Brimstone (Windows)

Começaram a surgir novidades interessantes. Entre elas, duas ferramentas que têm tudo a ver com o Illustrator: Demarcadores e a Caneta. Veio também o suporte a cores CMYK e suporte a arquivos 16-bit.

A versão 2.5, primeira compatível com o sistema Windows, apresentou bugs, o que levou a Adobe a lançar a atualização 2.5.1, em 1993.

Telas de abertura

Photoshop 2.0 splash

Photoshop 2.5 splash

Ferramentas

Ferramentas da versão 2.5

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 2.0

Photoshop 3.0

  • Lançamento: setembro/1994 (Mac) – novembro/1994 (Windows/IRIX)
  • Plataformas: Mac OSX/Windows/IRIX
  • Nome do projeto: Tiger Mountain (Mac)

A grande inovação do Photoshop 3.0 foram as camadas, que mudaram para sempre o modo de editar digitalmente. As paletas em abas também foram um grande implemento.

Pela primeira vez (o que seria repetido em outras versões), o software apresentava um Easter Egg, pequenos segredos como os velhos truques para jogos de videogames: com um determinado comando, aciona-se uma ação secreta.

Tela de abertura

Photoshop 3 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop 3

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 3

Photoshop 4

  • Lançamento: novembro / 1996 (4.0) – agosto / 1997 (4.0.1)
  • Nome de projeto: Big Electric Cat
  • Plataformas: Mac OSX / Windows

No Photoshop 4, surgiram as fundamentais Camadas de Ajuste, permitindo mudanças menos destrutivas nas imagens. A edição não-destrutiva também ganhou força com fontes: elas não eram mais rasterizadas a qualquer alteração, como largura e altura. A Adobe inseriu também integração com outros produtos e uso de macros, comandos pré-gravados.

Tela de abertura

Photoshop 4 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop 4

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 4

Photoshop 5

Versão 5.0

  • Lançamento: maio/1998
  • Plataformas: Mac OSX/ Windows
  • Nome do projeto: Strange Cargo

Versão 5.5

  • Lançamento: fevereiro/1999
  • Plataformas: Mac OSX/ Windows
  • Novidades: inclusão do programa ImageReady no pacote Full; Extrair; figuras geométricas vetoriais; comando Salvar Para a Web.

O desfazer múltiplo (acionado através do Ctrl + Alt + Z) foi a grande inovação no Photoshop 5 — antes só era possível desfazer uma ação. Isto levava os designers a criar diversas cópias do arquivo durante a execução: um salvamento após erro seria sem volta. O Laço tradicional ganhou companhia do Laço Magnético.

Pouco antes de lançar a versão 5.5, surgiria a 5.0.1.

Telas de abertura

Photoshop 5 splash

Photoshop 5.5 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop 5 Ferramentas Photoshop 5.5

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 5

Espaço de trabalho Photoshop 5.5

Photoshop 6

  • Lançamento: setembro/2000 (6.0) – março/2001 (6.0.1)
  • Nome do projeto: Venus in Furs
  • Plataformas: Mac OSX/Windows
  • Novidades: Filtro Dissolver (Liquify); Estilos de camadas; Formas Vetoriais.

Ninguém perguntou… mas foi o primeiro Photoshop com que tive contato, já nos idos de 2004 ou 2005. Não deve muito para versões modernas; o fluxo de trabalho era praticamente o mesmo. Daí a tal solidez do programa ao longo dos anos: novidades vêm, mas a operação segue quase sem mudanças bruscas, fator positivo.

As novidades importantes foram: filtro Dissolver, Estilos de Camada, e Formas Vetoriais.

Tela de abertura

Photoshop 6 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop 6

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 6

Photoshop 7

  • Lançamento: março /2001 (7.0) – agosto/2002 (7.0.1)
  • Nome do projeto: Liquid Sky
  • Plataformas: Mac OSX/Windows
  • Novidades: plugin Camera Raw 1.x opcional; novo navegador de arquivos; ferramenta Pincel de Recuperação (Healing Brush); Espaços de Trabalho personalizáveis; ferramentas para texto (correção, encontrar e substituir); efeitos para web (rolagem); pincéis personalizáveis.

Finalmente o Camera Raw entrou em cena, opcional no Photoshop 7. Foi também redesenhado o navegador de arquivos, e entre ferramentas, surgiram o Pincel de Recuperação, melhorias de texto (comandos de correção, localizar e substituir) e pincéis personalizáveis, aumento o apelo com pintores digitais.

Foram incluídos efeitos de rolagem de mouse para web designers — a Adobe ainda não era dona do Dreamweaver ou do Fireworks, que pertenciam à Macromedia e tinham mais foco nesse campo.

Tela de abertura

Photoshop 7 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop 7

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop 7

Photoshop CS ( ou Photoshop 8 )

  • Lançamento: outubro/2003
  • Nome do projeto: Dark Matter
  • Plataformas: Mac OSX/Windows
  • Novidades: plugin Camera Raw 2.x incluído por padrão; agrupamento de camadas; sistema CDS (Counterfeit Deterrence System – impossibilita falsificação de alguns tipos de dinheiro); comando Shadow/Highlights; Filtros de Desfoque de Lente; Histograma em tempo-real; melhorias no navegador de arquivos e suporte a imagens 16 bits e imagens grandes.

A partir do oitavo, o Photoshop perdeu a numeração tradicional, ganhando a sigla CS (Creative Suit). O Camera Raw foi incluído por padrão, agora em sua versão 2.0. Novas ferramentas e melhorias incluíam o CDS, um sistema que impossibilita falsificação de dinheiro, e o filtro Desfoque de Lente.

O programa passou a suportar imagens gigantescas para criação de outdoors e afins (acima de 300 mil x 300 mil pixels e até 56 canais por arquivo). Histogramas apresentam valores em tempo real, e veio ainda o ajuste de  Sombras / Realces.

Tela de abertura

Photoshpo CS splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop CS

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop CS

Photoshop CS2 (ou Photoshop 9)

  • Lançamento: abril/2005
  • Nome do projeto: Space Monkey
  • Plataformas: Mac OSX/Windows

Para fotógrafos, uma grande edição com novidades como a Redução de Olhos vermelhos, suporte a HDR, Ponto de Fuga, Camera Raw 3, e filtros como Nitidez Inteligente, Correção de Lente e Desfoque de Forma. Foi a estreia também da transformação do tipo Distorção. Houve melhoria na gestão de memória no Mac OSX 10.4.

Tela de abertura

Photoshop CS2 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop CS2

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop CS2

Photoshop CS3 (ou Photoshop 10)

  • Lançamento: 16/04/2007
  • Nome do projeto: Red Pill
  • Plataformas: Mac OSX/Windows

A interface foi revisada, tal como funções do Camera Raw. Houve melhoria no ajuste de Curvas e Ponto de Fuga, e nos diálogos de impressão e ajuste para conversão em Preto e Branco. Surgiram o Misturador de Canais, Ferramenta Seleção Rápida (Quick Selection), e o ajuste de Brilho e Contraste (Brightness and Contrast).

Filtros Inteligentes foram uma grande adição não-destrutiva. Houve otimização de gráficos para dispositivos móveis, melhorias nas ferramentas Clonar e Recuperação, melhor suporte a 32 bit e HDR. O Photoshop ficou mais rápido na abertura, e ganhou suporte a processadores Intel no Mac.

Foi lançado em versões padrão e Extended, sendo esta voltada aos usuários que trabalham com edição de vídeo.

Tela de abertura

Photoshop CS3 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop CS3

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop CS3

Photoshop CS4 (ou Photoshop 11)

  • Lançamento: 23/09/2008
  • Nome do projeto: Stonehenge
  • Plataformas: Mac OSX/Windows

No Creative Suit 4, o Photoshop teve melhorias nos recursos de criação, edição e pintura de objetos 3D. A interface foi de novo revisada, mais simples e sem o tradicional ícone no alto da barra de ferramentas. Foram também melhoradas as Máscaras e o uso do Zoom.

Tela de abertura

Photoshop CS4 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop CS4

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop CS4

Photoshop CS5 (ou Photoshop 12)

  • Lançamento: 30/04/2010
  • Nome do projeto: White Rabbit
  • Plataformas: Mac OSX/Windows
  • Novidades: preenchimento sensível ao conteúdo; novos pincéis e efeitos de pintura (controle de cerdas, pincel de mistura); melhorias em seleções complexas; ferramenta Distorção de Marionete; Adobe Repoussé (para trabalhar com extrusões 3D); melhoria de desempenho em máquinas 64 bits; melhorias em Camera RAW,  processamento de imagens HDR; correção de lentes automática.

A 12ª versão ganhou o “mágico” Preenchimento Sensível ao Conteúdo. Foram melhoradas ferramentas diversas como os pincéis, no controle de cerdas e pincel de mistura, e também o Camera Raw e o processamento de imagens HDR.

Novidades interessantes foram a Distorção de Marionete, que permite mover partes da imagem como se fosse um “boneco”, e o Adobe Repoussé, depois rebatizado apenas como Extrusão 3D. Para fotógrafos, veio a correção automática da imagem baseado na lente usada, que pode ser detectada pelos dados EXIF ou informado manualmente.

Tela de abertura

Photoshop CS5 splash

Ferramentas

Ferramentas Photoshop CS5

Espaço de trabalho

Espaço de trabalho Photoshop CS5

Photoshop CS6 (13)

  • Lançamento: 23/04/2012
  • Nome do projeto: Superstition
  • Plataformas: Mac OSX/Windows
  • Novidades: salvamento em segundo plano;  redesign visual com tema mais escuro; carimbo e mover sensível a conteúdo; melhorias na edição de vídeo; novos filtros de desfoque (desfoque de iris e movimento-tilt); remodelagem da Ferramenta Cortar;.

Último da família CS, o Photoshop 13 ganhou o básico e sensacional salvamento em segundo plano. Lembra quando você estava editando algo e a energia acabava de repente ou o Windows dava tela azul na sua cara? Ao reiniciar o programa, lá estava seu arquivo intacto, abrindo sozinho. Obrigado, Adobe!

Foi o último grande redesign, com visual mais escuro (e outros claros disponíveis nas configurações). Surgiram ferramentas de Carimbo e Mover sensíveis ao conteúdo, e novos filtros de desfoque: de íris e Tilt-Shift. Houve ainda a remodelagem no funcionamento da velha e boa Crop, a ferramentar Cortar.

Tela de abertura

Photoshop CS6 splash screen

Ferramentas

photoshop cs6 tools

Área de trabalho

photoshop cs6 workspace

Photoshop CC (Creative Cloud, ou 14)

  • Lançamento: 17/06/2013
  • Nome do projeto: –
  • Plataformas: Mac OSX/Windows

A partir dessa versão, o Photoshop virou software na nuvem, com assinatura mensal, o que tornou o preço acessível a quem não podia comprar os caríssimos pacotes anteriores. Entre novos recursos estavam suporte à impressão 3D, Perspectiva de Distorção, aprimoramentos nas ferramentas 3D, Objetos Inteligentes vinculados, suporte a compartilhamento de arquivos via Behance, redução de desfoque por vibração de câmera, e aprimoramento na redimensão de imagens.

Tela de abertura

Photoshop CC splash screen

Ferramentas

photoshop cc tools

Área de trabalho

photoshop cc workspace

Versões posteriores

O Photoshop passou a ser nomeado pelo ano do novo release, mantendo o CC — Photoshop CC 2014, Photoshop CC 2015, etc. O ano é referente à primeira distribuição; o Photoshop CC 2015.5, por exemplo, foi lançado só em junho de 2016.

Algumas novidades de cada edição:

Photoshop 2014

Foi distribuído em quatro releases: 2014 (junho), 2014.1 (agosto), 2014.2 (outubro) e 2014.2.2 (dezembro). Entre as novidades, destaque para o 3D com a importação e exportação de PDF 3D no formato U3D, e suporte a arquivos Collada (.dae). Houve uma nova tela de Bem-Vindo na versão em inglês, melhorias no diálogo Preencher, suporte a dispositivos touch no Windows, e a transparências durante Copiar e Colar no OSX. Novos atalhos de teclado foram inseridos para proteger camadas (Ctrl + / ) e esconder camadas (Ctrl + ,), e camadas selecionadas são inseridas automaticamente a um grupo criado. Ver todas as novidades do Photoshop CC 2014.

Photoshop 2015

Trouxe o novo filtro Face-Aware Liquify, que identifica rostos e modifica fisionomias, e um novo fluxo de trabalho para Máscaras. Fontes também ganharam atenção com o recurso de identificação de fonte similar, e carregamento até 4 vezes mais rápido da lista de fontes. A ferramenta Cortar ganhou opção Sensível ao Conteúdo. Arquivos 3D são imprimíveis com .3MF, e a abertura em geral de arquivos ficou mais rápida. A aplicação do Preenchimento Sensível ao Conteúdo ficou até 3 vezes rápida. Ver todas as novidades do Photoshop CC 2015.

Photoshop 2017

Ao criar um novo documento, não é aberto mais um novo canvas. Em vez disso, o usuário poderá escolher entre templates carregados do Adobe Stock. Há uma ferramenta de Pesquisa abrangente, que procura em elementos UI, documentos, Ajuda e conteúdos de aprendizado, no Stock e muito mais, tudo por um único lugar. Ganha também suporte a fontes OpenType SVG, como EmojiOne e Glyphs, melhorias no Face-Aware Liquify, no Camera Raw, integração com o  Adobe Experience Design, novo diálogo de preview do filtro Liquify, e muito mais. Ver todas as novidades do Photoshop CC 2017.

Linha do tempo do Photoshop

Clique na imagem para ver em tamanho completo. A evolução do Photoshop em uma linha do tempo (até o Photoshop CS5).

Linha do Tempo do Photoshop

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

  1. Daniel, pode me ajudar? Fiz uma edição em uma foto e apliquei o filtro de iluminação, ficou lindo ok, salvei!
    Quando fui abrir a foto? PRETO! Não abre nem por reza! O que posso fazer pra restaurar a foto, ou conseguir visualizar?

    • Oi Mariana, em que formato de arquivo foi salvo, sabe? Tentou reabrir a imagem com o Photoshop, ela aparece normal? Pode ser erro ao salvar/exportar a imagem, por exemplo, e se não tiver cópia, complicou.

Deixe um Comentário

Pin