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A Efetividade da Publicação de Imagens no Facebook

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Sites e redes como o Pinterest, Instagram e Tumblr são megasucessos não por acaso – o pessoal adora compartilhar imagens. Basta ter um perfil no Facebook, por exemplo, para conferir como isso atinge qualquer rede social: às vezes são tantas publicações de alguns amigos que chegam a incomodar.

O hábito não é novo, já que no Orkut, tão popular por aqui nos anos passados, sofríamos com os famosos cartões piscantes, animações que abriam uma música gritando e outros “enfeites”. O Facebook é mais leve com isso, ao não aceitar gifs animados (graças a Deus!). Então porque não aproveitar essa predileção popular por imagens para bombar seus artigos na fanpage?

Para comprovar a eficácia – pelo menos em termos de alcance – da postagem de imagens frente a links comuns, fiz um teste na fanpage do meu outro blog.

Pra quem não entende, o alcance medido pelo Facebook é de quantas pessoas viram sua publicação. Em “sistemático” estão contabilizados só os que viram sua postagem diretamente pela sua página ou pelo feed dela, enquanto “viral” engloba pessoas que a viram em outras páginas (através de compartilhamentos).

Veja um exemplo: o alcance de um link comum postado na fanpage:

Alcance de um link postado em fanpage do Facebook

426 visualizações, um “curtir” e nenhum compartilhamento. Agora a postagem de uma imagem que achei bonita, vinda do mesmo artigo, com link e título:

Alcance de imagem postada no Facebook

Como é fácil notar, a quantidade de pessoas expostas é muito maior na postagem da imagem (fora os compartilhamentos e “curtir” a mais), provando que o público do Facebook é realmente muito mais receptivo com elas.

Claro que aí pode entrar outra discussão: será que as pessoas que viram a imagem vão clicar nela mais vezes do que os que viram o outro post? Nas estatísticas completas dá pra conferir qual o tipo de envolvimento dos leitores com cada post. Vejamos:

Envolvimentos dos leitores alcançados com cada postagem na fanpage do Facebook

Ou seja, na postagem de link comum, o envolvimento (quantidade de pessoas que clicaram na publicação, seja no botão Curtir, Compartilhar ou em links) foi de 6. Isso dá uma média de quase um clique para cada 72 visualizações.

Já na imagem, o envolvimento foi de 37, com uma média bem melhor: um clique a cada 34 visualizações.

Então, se seu blog faz bastante uso de imagens, comece a considerar criar um álbum caprichado na sua fanpage, e comece a postar aquelas que lhe parecem mais interessantes e com mais potencial de atrair atenção dos visitantes. Isso pode levar o link de seu artigo muito mais longe do que você pensava.

Leia também → Como Criar Perfis de Seu Blog nas Principais Redes Sociais

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

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