Confira uma seleção de 31 tutoriais do estilo Retro Art que merecem a atenção de quem curte o tema. Além de belos resultados finais, eles apresentam variados níveis de dificuldade, para ninguém ficar sem opção de estudo, e variam de tipografia à estilização fotográfica.
O estilo retrô (ou retro) se caracteriza pela utilização de elementos “fora de época”, remetendo à cultura dos velhos tempos. Referências às décadas de 1950 à 1980 são comuns na arte retrô, com elementos como pinups, pop art, veículos esportivos, games old school, tecnologias ultrapassadas e muito mais. Vem sendo bastante retratado na indústria em geral, como na moda, propaganda, etc.
Acompanhe e pratique Photoshop com esses grandes tutoriais! Clique nas imagens para ver os tutoriais nos sites originais.
Atualização: como essa compilação é antiga, alguns tutoriais foram removidos nos sites indicados. Os links aqui também foram removidos e suas miniaturas mantidas apenas para consulta. Aproveite os links que ainda estão online!
Criando um cartaz estilo retrô
No Adobe Tutorialz
Como criar ilustração retrô no Photoshop
No Adobe Tutorialz
Criando um design Pop Art vintage
No Tuts+
Como criar cartaz de filme B
No Digital Artists Online
Como criar um joystick retrô
No Tuts+
Retro Lighting – Ford Mustang
Nota: Removido pelo site original
3D design de listras retrô
No WebDesign Library
Cartaz cabaré retrô
Nota: não está mais disponível
Efeito história em quadrinhos antiga
No PS Hero
Como criar montagem retrô no Photoshop
No Tuts+
Criando uma TV antiga no Photoshop
No Tuts+
Cartaz de verão estilo retrô
No PSD Fan
Fantastic Wallpapers
Nota: não está mais disponível
Design de cartaz retrô
No GoMedia
Garota sensual com muscle car
No Adbuzeedo
Mesclando curvas retrô em fotografias
No Tuts+
Como dar um visual retrô às suas imagens
No Design Blurb
Cartaz do girassol retrô no Photoshop
No Adobe Tutorialz
Two-Color Technicolor no Photoshop
No Photoshop Tutorials
Virtual Letter Jacket
No PS Hero
Ilustração vetorial retrô brilhante no Photoshop
No Spoon Graphics
História em quadrinhos retrô com fotos
No Photoshop Roadmap
Cartaz retrô grunge
Nota: não está mais disponível
Como criar incrível montagem retrô
No 10Steps
Criando pop art retrô no Photoshop
No 10 Steps
Criando cartaz antigo no Photoshop
No Tuts+
Como criar anúncio de luta de boxe retrô
No Tuts+
Anúncio de show psicodélico no Photoshop
No Tuts+
Propaganda antiga no Photoshop
Nota: não está mais disponível.
Como criar papel antigo
No PS Hero
Como envelhecer foto no Photoshop
No Photoshop Essentials
12 Comments
Adorei o tópico
Ficou bem completo
Parabéns
very good
Olá, como se chama esse tipo de arte da sua foto de perfil no fim da postagem?
Vetor, retrato vetorial, ou vector art. Tem um tutorial de como fazer aqui https://www.tutoriart.com.br/mistura-de-arte-vetorial-e-pintura-digital/
Very good, thanks for sharing..
Daniel Lemes gostaria de saber como sobrepor imagens de fotos de pinturas minhas, dècoupa-las, se necessário, criando efeitos variados. Qual o tablet para tal tipo de trabalho, já que sou iniciante nessa área, ou existe um programa especial para isso. Agradeço desde já.
Oi, Tânia!
Você quer fazer montagens com várias fotos, tipo colagem, é isso? Se for, pode ser feito no Photoshop, mas requer conhecimento pelo menos básico.
Daniel Lemes, obrigada pela sua resposta. O que desejo é mais específico e tentarei explicar o mais resumido possível. Sou artista plástica, pinto telas em acrílico e óleo,figurativas e abstratas, mas a minha pretensão é reunir o acervo que possuo e redefini-lo como encerramento de um processo artístico utilizando uma fusão entre toda esta bagagem que possuo com o uso da tecnologia. Desejo reunir algumas imagens(telas) e através da sobreposição ou justaposição, formar uma nova imagem em que estejam presentes os valores antigos e os atuais. Pensei nas transparências pois não desejo, algumas vezes, apagar o registo anterior, que eles sejam apenas sutis. Outras vezes quero interferir em apenas recortes de imagens(dècoupar) e se não estiver delirando, integrar estes recortes à fotos de telas pré-selecionadas, com efeitos de envelhecimento, textura e outros delírios que achar conveniente para o resultado final do processo. Isto feito, o que fazer com a imagem obtida, imprimir em papel especial, voltar à um suporte livre abrigando uma uma nova imagem, iluminá-la? Ainda não sei! Busco. É um processo dolorido de busca artística e complementação de uma fase. Procuro programa, professor, tablet, enfim o caminho para que eu possa aprender e realizar o que tenho em mente. Há 15 dias li artigo publicado no O GLOBO, do dia 25/10/2013, no Segundo Caderno, na página 04, TRANSCULTURA, em que relata o trabalho de dois artistas israelenses que utilizam um processo parecido com o que desejo, eles são os artistas:Guy Rauscher e Ayal Gelles. Será que você pode me ajudar indicando um curso, programa que possa comprar,ou um tablet gráfico de preço razoável onde aprenderei a manipular as imagens e reuni-las em um só novo projeto. Contando com a sua compreensão pela longa explanação, agradeço e aguardo resposta. Em tempo: moro no Rio de Janeiro, Niterói, e qualquer coisa por aqui me facilitaria.
Em 2 de novembro de 2013 00:24, Disqus escreveu:
Ok Tânia, pelo que vi no http://average.ly, é a técnica de image average. É possível sim fazer pelo Photoshop (ou com outros softwares como o GIMP) e não iria necessariamente precisar de um tablet.
Você precisa, no mínimo, de um curso básico de Photoshop e um pouco de prática para saber como marcar opacidade de camadas, aplicar filtros, desenvolver técnicas para fazer as “viagens” que você busca, etc.
Há scripts como esse http://www.verdantvista.com/gallery.php?doc=tut10, ou o “Carregar arquivos na pilha…” que é nativo do Photoshop, mas tiram um pouco do controle do artista por serem processos automatizados.
Resumindo: o que você precisa é conhecer o básico de Photoshop (um curso padrão deve servir, veja em alguma escola de informática da sua região), com prática posterior para saber onde estão as ferramentas; Photoshop; uma boa câmera fotográfica para digitalizar suas pinturas (ou contrate um fotógrafo). De resto, sugiro que pesquise mais sobre “image average”, ou “image averaging”, tem material por aí que pode ajudar.
Agradeço, de coração as dicas que vc. enviou, vou procurar os endereços fornecidos e partir para um curso básico. Como eu tenho uma prof, de informática, talvez pague um curso desse para ela e ela me repassa pois nem sempre posso sair de casa(cuido da minha mãe de 89 anos, e às vezes não tem ninguém para me substituir) e aí através dos ensinamentos possa “viajar” no que está nesta cabeça de 68 anos. Sou formada em Direito pela UFF e em artes plásticas pela Universo, com experiências na Escola de Artes Visuais, no Parque Laje. Possuo pós em Arte Contemporânea pela Estácio de Sá. Manterei, se ,vc. permitir . informado, à medida que for progredindo, contando as novidades e descobertas. Sei que quero voar alto, mas só assim é possível o delírio para ficar longe da loucura. Obrigada novamente.
Em 4 de novembro de 2013 16:05, Disqus escreveu:
Boa sorte, Tânia!
Muito bacana, vou aproveitar alguns para aumentar meus conhecimentos.
Valeu. ❗