Tutoriais

31 tutoriais de arte retrô e pop no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Confira uma seleção de 31 tutoriais do estilo Retro Art que merecem a atenção de quem curte o tema. Além de belos resultados finais, eles apresentam variados níveis de dificuldade, para ninguém ficar sem opção de estudo, e variam de tipografia à estilização fotográfica.

O estilo retrô (ou retro) se caracteriza pela utilização de elementos “fora de época”, remetendo à cultura dos velhos tempos. Referências às décadas de 1950 à 1980 são comuns na arte retrô, com elementos como pinups, pop art, veículos esportivos, games old school, tecnologias ultrapassadas e muito mais. Vem sendo bastante retratado na indústria em geral, como na moda, propaganda, etc.

Acompanhe e pratique Photoshop com esses grandes tutoriais! Clique nas imagens para ver os tutoriais nos sites originais.

Atualização: como essa compilação é antiga, alguns tutoriais foram removidos nos sites indicados. Os links aqui também foram removidos e suas miniaturas mantidas apenas para consulta. Aproveite os links que ainda estão online!

Criando um cartaz estilo retrô

No Adobe Tutorialz

cartaz estilo Retro

Como criar ilustração retrô no Photoshop

No Adobe Tutorialz

Ilustração Retro

Criando um design Pop Art vintage

No Tuts+

Design Pop Art Vintage

Como criar cartaz de filme B

No Digital Artists Online

Cartaz de Filme B

Como criar um joystick retrô

No Tuts+

Joystick de Videogame Retro

Retro Lighting – Ford Mustang

Nota: Removido pelo site original

Retro Lighting - Ford Mustang

3D design de listras retrô

No WebDesign Library

3D Retro Strip Design

Cartaz cabaré retrô

Nota: não está mais disponível

Cabaret Effects

Efeito história em quadrinhos antiga

No PS Hero

Efeito História em Quadrinhos Antiga

Como criar montagem retrô no Photoshop

No Tuts+

Montagem Retro no Photoshop

Criando uma TV antiga no Photoshop

No Tuts+

TV Antiga no Photoshop

Cartaz de verão estilo retrô

No PSD Fan

Cartaz de Verão Estilo Retro

Fantastic Wallpapers

Nota: não está mais disponível

Fantastic Wallpapers

Design de cartaz retrô

No GoMedia

Gigposter Design: The New Sex

Garota sensual com muscle car

No Adbuzeedo

Garota Sensual com Carro Clássico

Mesclando curvas retrô em fotografias

No Tuts+

Curvas Retro em Fotografias

Como dar um visual retrô às suas imagens

No Design Blurb

Como Adicionar um Visual Retro em Suas Imagens

Cartaz do girassol retrô no Photoshop

No Adobe Tutorialz

Como Criar Cartaz do Girassol Retro no Photoshop

Two-Color Technicolor no Photoshop

No Photoshop Tutorials

Photoshop Tutorial: Two-Color Technicolor

Virtual Letter Jacket

No PS Hero

Virtual Letterman Jacket

Ilustração vetorial retrô brilhante no Photoshop

No Spoon Graphics

Ilustração Vetorial Retro Brilhante no Photoshop

História em quadrinhos retrô com fotos

No Photoshop Roadmap

História em Quadrinhos Retro nas Suas Fotos

Cartaz retrô grunge

Nota: não está mais disponível

Cartaz Retro Grunge

Como criar incrível montagem retrô

No 10Steps

Como Criar Incrível Montagem Retro

Criando pop art retrô no Photoshop

No 10 Steps

Criando Retro Pop Art no Photoshop

Criando cartaz antigo no Photoshop

No Tuts+

Cartaz Antigo no Photoshop

Como criar anúncio de luta de boxe retrô

No Tuts+

Como Criar Anúncio de Luta de Box Estilo Retro

Anúncio de show psicodélico no Photoshop

No Tuts+

Anúncio de Concerto Psicodélico no Photoshop

Propaganda antiga no Photoshop

Nota: não está mais disponível.

Como Criar Propaganda Antiga no Photoshop

Como criar papel antigo

No PS Hero

Como Criar Papel Antigo com Pincéis Personalizados

Como envelhecer foto no Photoshop

No Photoshop Essentials

Como envelhecer foto no Photoshop

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

12 Comentários

  1. Tania Nascimento Responder

    Daniel Lemes gostaria de saber como sobrepor imagens de fotos de pinturas minhas, dècoupa-las, se necessário, criando efeitos variados. Qual o tablet para tal tipo de trabalho, já que sou iniciante nessa área, ou existe um programa especial para isso. Agradeço desde já.

    • Oi, Tânia!
      Você quer fazer montagens com várias fotos, tipo colagem, é isso? Se for, pode ser feito no Photoshop, mas requer conhecimento pelo menos básico.

      • Tania Nascimento Responder

        Daniel Lemes, obrigada pela sua resposta. O que desejo é mais específico e tentarei explicar o mais resumido possível. Sou artista plástica, pinto telas em acrílico e óleo,figurativas e abstratas, mas a minha pretensão é reunir o acervo que possuo e redefini-lo como encerramento de um processo artístico utilizando uma fusão entre toda esta bagagem que possuo com o uso da tecnologia. Desejo reunir algumas imagens(telas) e através da sobreposição ou justaposição, formar uma nova imagem em que estejam presentes os valores antigos e os atuais. Pensei nas transparências pois não desejo, algumas vezes, apagar o registo anterior, que eles sejam apenas sutis. Outras vezes quero interferir em apenas recortes de imagens(dècoupar) e se não estiver delirando, integrar estes recortes à fotos de telas pré-selecionadas, com efeitos de envelhecimento, textura e outros delírios que achar conveniente para o resultado final do processo. Isto feito, o que fazer com a imagem obtida, imprimir em papel especial, voltar à um suporte livre abrigando uma uma nova imagem, iluminá-la? Ainda não sei! Busco. É um processo dolorido de busca artística e complementação de uma fase. Procuro programa, professor, tablet, enfim o caminho para que eu possa aprender e realizar o que tenho em mente. Há 15 dias li artigo publicado no O GLOBO, do dia 25/10/2013, no Segundo Caderno, na página 04, TRANSCULTURA, em que relata o trabalho de dois artistas israelenses que utilizam um processo parecido com o que desejo, eles são os artistas:Guy Rauscher e Ayal Gelles. Será que você pode me ajudar indicando um curso, programa que possa comprar,ou um tablet gráfico de preço razoável onde aprenderei a manipular as imagens e reuni-las em um só novo projeto. Contando com a sua compreensão pela longa explanação, agradeço e aguardo resposta. Em tempo: moro no Rio de Janeiro, Niterói, e qualquer coisa por aqui me facilitaria.

        Em 2 de novembro de 2013 00:24, Disqus escreveu:

        • DanielLemes

          Ok Tânia, pelo que vi no http://average.ly, é a técnica de image average. É possível sim fazer pelo Photoshop (ou com outros softwares como o GIMP) e não iria necessariamente precisar de um tablet.

          Você precisa, no mínimo, de um curso básico de Photoshop e um pouco de prática para saber como marcar opacidade de camadas, aplicar filtros, desenvolver técnicas para fazer as “viagens” que você busca, etc.

          Há scripts como esse http://www.verdantvista.com/gallery.php?doc=tut10, ou o “Carregar arquivos na pilha…” que é nativo do Photoshop, mas tiram um pouco do controle do artista por serem processos automatizados.

          Resumindo: o que você precisa é conhecer o básico de Photoshop (um curso padrão deve servir, veja em alguma escola de informática da sua região), com prática posterior para saber onde estão as ferramentas; Photoshop; uma boa câmera fotográfica para digitalizar suas pinturas (ou contrate um fotógrafo). De resto, sugiro que pesquise mais sobre “image average”, ou “image averaging”, tem material por aí que pode ajudar.

        • Tania Nascimento

          Agradeço, de coração as dicas que vc. enviou, vou procurar os endereços fornecidos e partir para um curso básico. Como eu tenho uma prof, de informática, talvez pague um curso desse para ela e ela me repassa pois nem sempre posso sair de casa(cuido da minha mãe de 89 anos, e às vezes não tem ninguém para me substituir) e aí através dos ensinamentos possa “viajar” no que está nesta cabeça de 68 anos. Sou formada em Direito pela UFF e em artes plásticas pela Universo, com experiências na Escola de Artes Visuais, no Parque Laje. Possuo pós em Arte Contemporânea pela Estácio de Sá. Manterei, se ,vc. permitir . informado, à medida que for progredindo, contando as novidades e descobertas. Sei que quero voar alto, mas só assim é possível o delírio para ficar longe da loucura. Obrigada novamente.

          Em 4 de novembro de 2013 16:05, Disqus escreveu:

Deixe um Comentário

Pin