10 Atalhos de Teclado INDISPENSÁVEIS no Photoshop

3
48536

Recentemente publicamos uma lista com praticamente TODOS os atalhos de teclado que se possa conhecer do Photoshop. Ele pode ser tomado como uma verdadeira referência para o assunto; mas se levarmos em conta a quantidade de atalhos, é na prática, impossível usar todos... ou até mesmo a maior parte.

Quais podem ser considerados, então, aqueles atalhos que ninguém pode (ou poderia) ficar sem usar? Os que fogem do óbvio Ctrl + V e Ctrl + C, e que trazem muito mais conforto e praticidade na hora de usar o Photoshop, especialmente se você usa o programa por muitas horas?

Confira aqui um tipo de "Top 10" dos atalhos de teclado para Photoshop, que se não conhece, deve conhecer o mais depressa possível e passar a usar! Certamente você ganhará muito mais produtividade e rapidez na execução de suas peças.

Essa lista é especialmente voltada aos iniciantes. Se você for usuário intermediário ou avançado, talvez já conheça a maior parte dos atalhos de uso frequente, mas não custa nada conferir...

Nota: claro que as teclas usadas se referem ao padrão PC; usuários de Mac já devem saber que:

  • Ctrl - Command
  • Alt -  Option

10 - Nova camada

"Existem muitas formas de fazer uma mesma coisa no Photoshop" - é um velho ditado muito conhecida para o programa. Então, se você não tem tanta prática, quando quer criar uma nova camada, vai com o mouse até aquele botãozinho bonito (Criar uma nova camada) no rodapé da janela de camadas e clica.

Botão New Layer

Mas pra que gastar seu mouse e vários segundos pra isso?

Ctrl + Alt + Shift + N

Isso vai lhe dar uma bela nova camada logo acima da camada ativa no momento. Sem mais delongas, nem caixas de diálogo, nem nada. Clicou, ganha uma camada.

Se preferir uma caixa de diálogo, use apenas Ctrl + Shift + N.

New Layer diálogo

9 - Preenchimento de camada

Novatos SEMPRE fazem isso: querem preencher uma camada com cor sólida, então, se dão ao enorme e repetitivo trabalho de selecionar a Paint Bucket Tool (Ferramenta Balde de Preenchimento), aí clicam no papel para pintar com cor. Dois movimentos, que podem ser substituídos por um único atalho:

Alt + Del

E você terá um preenchimento com a cor do primeiro plano, ou...

Ctrl + Del

...para um preenchimento com a cor do plano de fundo. Simples e prático.

8 - Repetir transformação em nova camada

Talvez não seja tão útil na prática diária, mas permite criar efeitos interessantes, como o desse tutorial sobre fractais. É a repetição da última transformação, duplicando o objeto transformado para outra camada.

Ctrl + Shift + Alt + T

Copiando uma parte da imagem
Transformado (inclinado e mudado de posição)
Com atalho, transformação é repetida diversas vezes

Para repetir a transformação (comando Again, do menu), sem duplicar o objeto, use:

Ctrl + Shift + T

7 - Recortar para nova camada

Envia o conteúdo da camada ou da seleção na camada direto para uma nova camada.

Ctrl + Shift + J

Exemplo: enviando o fundo na foto de Scarlett Johansson para outra camada.

Scarlett Johansson, foto com fundo selecionado
Após atalho: fundo em uma camada, Scarlett em outra

6 - Arrastar cópia

Quando se quer duplicar um objeto, em vez de copiar, colar e mover, ou duplicar a camada (Ctrl + J ou outros métodos) e mover, é mais simples e rápido mover ao mesmo tempo em que copia.

Segure Alt e arraste o objeto

Estrela selecionada, duplicada uma vez e várias vezes
Primeira estrela selecionada; após segurar Alt e mover o objeto, ele é duplicado; se usar as setas do teclado, poderá ir multiplicando o objeto

Se preferir, pode usar as setas do teclado para mover o objeto com Alt pressionado; a cópia será movida em 1 pixel. Se segurar Shift + Alt, a cópia será movida em 10 pixels.

5 - Atalhos de zoom

A existência da ferramenta Zoom, acessível pela tecla Z ou clicando-se no botão da lupa, nas ferramentas, se torna quase inútil quando o usuário toma conhecimento dos atalhos de teclado. Entre os melhores:

  • Ctrl e + para aproximar
  • Ctrl e - para afastar
  • Ctrl + 0 (zero) para ajustar a imagem na tela
  • Ctl + Alt + 0 para ajustar o zoom em 100%
  • Ctrl + tecla de espaço para usar a lupa momentaneamente (ao soltar, volta a ferramenta selecionada antes).

O mesmo pode ser feito usando a roda do mouse junto com a tecla Alt. Assim, você conseguirá valores de zoom "quebrados", como 82,64%, 133,04%, etc. Usando as combinações de Ctrl, citadas antes, os valores sempre serão divisões e multiplicações redondas, como 25%, 33,33% ou 150%, etc.

4 - Cópia mesclada

Depois de concluir um trabalho com muitas camadas, muitas vezes é preciso criar um "instantâneo" de todas juntas, para receber os ajustes finais de matiz, saturação, curvas, etc. Existem dois métodos fáceis para isso, um deles criando esse print em uma nova camada, e outro copiando para a área de transferência:

  • Ctrl + Shift + Alt + E, para criar uma nova camada, com uma mescla de todas as outras;
  • Ctrl + Shift + C, com uma seleção geral (Ctrl + A), para fazer uma cópia da mescla das camadas; se quiser, poderá usar esta cópia para um novo documento, nova camada, etc.

3 - Quick Mask

A Máscara Rápida é uma ferramenta utilíssima, facilmente acessível pela simples ação de clicar na letra Q.

Sua imagem estará no modo de máscara; ao pintar com branco, você estará adicionando aquelas áreas à seleção; com preto, removendo. Pode usar qualquer ferramenta de desenho e pintura durante o modo de QM.

Foto de Katy Perry sendo editada em Quick Mask

Se colar uma imagem com o Quick Mask ativo, você criará uma máscara a partir daquela imagem. Depois, basta pressionar Q outra vez para obter sua seleção.

Etapas da criação de seleção a partir de conteúdo de imagem
1- foto aberta no Photoshop; 2- copiada para a área de transferência; 3- uma camada em preto, para vermos melhor; 4- Quick Mask ativo, cole a imagem; 5- Quick Mask desativado, você tem a seleção

2 - Fade

Um ajuste tão simples, que salva muitos trabalhos (quando se sabe de sua existência, claro).

Ctrl + Shift + F

Abre a caixa de diálogo do Fade, onde você pode atenuar o último filtro aplicado.

1 - Atalhos Gerais Pelas Letras

Óbvio? Sim, mas muitos novatos não usam atalhos, ou por não conhecer, ou por não lembrar dos atalhos.

Esse é mais um motivo para decorar os nomes das ferramentas em inglês. A associação, em parte dos teclados é direta, como:

  • Brush: letra B;
  • Pen, letra P;
  • Marquee: letra M...

Com os atalhos decorados, o ganho em produtividade é absurdo. Então, comece a usá-los logo: quanto antes, mais depressa estará "viciado" no uso de teclado em vez de ficar clicando por aí.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo, prefiro usar as teclas de atalho, dá mais rapidez ao trabalho.

    tinha numas q eu nem sabia.

    Valeu !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui