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Tutorial: Como Criar Efeito Vintage em Pin Up no Photoshop

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Neste tutorial, você vai aprender a aplicar em qualquer foto ou desenho um interessante efeito, fazendo-os ficar parecidos com imagens de pin up girls, aqueles cartazes de garotas sensuais, muito comuns a partir da década de 1930, e popularizados ainda mais nas décadas seguintes. O efeito é simples de ser reproduzido, gerando aparência de cartaz envelhecido, que será mais ou menos convincente de acordo com a foto que você escolheu.

Não será preciso nenhum conhecimento avançado; todo o trabalho se resume a uma combinação de filtros, modificações no modo de mesclagem de camadas e um mínimo de uso dos pincéis, para complementar.

Esta técnica foi ensinada antes por Corey Barker, no site Planet Photoshop. Se você tiver bons conhecimentos de inglês, poderá ver aqui o vídeo do tutorial original, aplicado em outra modelo.

Para mostrar o efeito, escolhi usar esta imagem de modelo pin up, disponível para download no estoque de almudena, no deviantART.

Nota: em vez de usar a imagem disponibilizada para download (encontrada no link "download image", com resolução bem alta, preferi apenas a imagem do preview (aquela vista quando se clica com a lupa sobre a imagem), bem menor. Se você quiser, poderá seguir o tutorial com a imagem maior, mas é provável que alguns ajustes ao longo da execução precisem ser levemente alterados (tamanho de pincéis, ajustes de filtros, etc). Para os propósito deste tutorial, a imagem com 600 x 937 está de bom tamanho.

Em primeiro lugar, claro, abra a imagem no Photoshop.

Imagem original aberta no Photoshop

Elimine a parte superior com a Crop Tool (Ferramenta Cortar, atalho: C), clicando e arrastando pela tela para selecionar apenas a parte da foto. Quando terminar, aperte Enter, ou dê um duplo-clique sobre a área selecionada.

Defina a área de corte, e pressione Enter

Duplique a camada principal, arrastando sua miniatura para o botão New Layer. Assim, manteremos a original, caso se precise voltar ao início.

Com a camada duplicada selecionada, siga ao menu Filter > Blur > Surface Blur (Filtro > Desfoque > Desfoque de Superfície). Isto vai tornar os detalhes mais desfocados, para dar impressão de uma pintura ou desenho em vez de foto.

Use os valores 5 pixels para Radius, e cerca de 7 levels para Threshold. Esses valores são válidos para esta imagem, se você usar outras, provavelmente deverá mudar o ajuste para uma suavização mais apropriada.

Ajustes do filtro Surface Blur

Para suavizar outros detalhes, use a Smudge Tool (Ferramenta Borrar). Use um pincel pequeno, sem suavidade, mas com força bem baixa (cerca de 5%). Vá passando o pincel do Smudge em regiões como os cabelos, e outros que precisem de um pouco mais de suavização.

Desative a opção Smoothing (Suavização) no pincel da ferramenta Smudge

Procure passar o Smudge no mesmo sentido dos detalhes, para evitar um borrão exagerado. Por exemplo, nos cabelos, siga a linha dos fios; na roupa, siga as dobras do tecido. A ideia é que a imagem tenha aparência de pintura em vez de uma foto. Evite passar o Smudge sobre os contornos da figura. Onde for preciso, diminua ou aumente o tamanho do pincel (você pode usar as teclas de atalho [ e ] para isso.

Aplique zoom na imagem (Ctrl e +) para ver melhor detalhes de onde for suavizar. Se preciso, aumente o strength (força) do pincel (aqui, variei entre 5 e 20%)

Onde for preciso, amplie bem a imagem com o Zoom

Duplique a camada que está editando, e coloque a mesclagem desta nova no modo Overlay (Sobrepor).

Então, faremos uma seleção apenas nas áreas luminosas da imagem (menu Select > Color Range). Em Select, escolha Highlights, e clique em OK. Se preferir, há um atalho de teclado para isso: Ctrl + Alt + ~ (ou Ctrl + Alt + 2, a partir do Photoshop CS4).

Selecionando as áreas de iluminação

Inverta a seleção (menu Select > Invert Selection, ou atalho: Ctrl + Shift + I). Crie então uma nova camada a partir da seleção (menu Layer > New > Layer via Copy, ou atalho Ctrl + J). Você terá uma nova camada, acima de todas, contendo apenas as áreas de luminosidade.

Assim deverá ficar a nova camada (a visibilidade das demais foi desligada apenas para facilitar a percepção de como ficará sua camada, não desligue as suas).

Camada da seleção highlights duplicada

Carregue uma seleção com o conteúdo da camada da iluminação (segure Ctrl e clique sobre sua miniatura). Crie, então, uma nova camada acima de todas as demais (atalho: Ctrl + Shift + Alt + N), e preencha a seleção de branco. Por fim, mude a mesclagem desta camada preenchida de branco para o modo Soft Light (Luz Suave).

Aparência da camada após a aplicação do preenchimento branco, antes da mudança na mesclagem

Crie uma nova camada a partir das camadas visíveis; para isso, com a camada mais alta estando ativa, abra o menu da guia de camadas e, segurando a tecla Alt, clique na opção Merge Visible (se preferir, use o atalho: segure Ctrl + Shift + Alt e aperte E).

Clique para abrir o menu da paleta de camadas; então, segure Alt e selecione Merge Visible

Use a ferramenta Eyedropper (Conta-Gotas) para apanhar uma cor vermelha da própria modelo (pode ser da área mais sombria da roupa). Com isso, sua cor de primeiro plano deverá ser esse tom vermelho, e a de fundo, branca. Isso será importante no próximo filtro que será aplicado.

Siga ao menu Filter > Sketch > Photocopy. A ideia é obter um efeito de contorno mais escuro, sem exibir demais as áreas escuras da imagem; use o ajuste: Detail 3 e Darkness 4, como visto a seguir, e clique em OK.

Ajustes do filtro Photocopy

Mude o modo de meclagem desta camada para Multiply.

Aparência da imagem após mudança da mesclagem

Pin ups normalmente apresentavam maquiagem um tanto pesada. Para maquiar a modelo, crie um camada acima de todas, mude sua mesclagem para o modo Color, e usando um pincel redondo, suave, pinte suas bochechas com um tom de vermelho ou rosa; você pode usar o Eyedropper (segure Alt enquanto usa o Brush - Pincel, e clique sobre uma cor na imagem) para pegar algum tom da própria modelo ou sua roupa. Pinte também, com outra cor, em cima dos olhos. Neste caso usei azul.

Se achar que ficou muito forte, diminua a opacidade da camada (na caixa Opacity, na paleta Layers). Neste tutorial, resolvi diminuir a opacidade para 72% depois de criar a maquiagem; se você fez a pintura mais leve, isso não será necessário.

Após maquiagem na camada em modo Color

Crie uma nova camada acima de todas e preencha-a com 50% Grey (menu Edit > Fill, ou atalho Ctrl + F5). Escolha a opção 50% Grey (Cinza 50%).

50% Grey (Cinza 50%)

Siga ao menu Filter > Texture > Grain. Use a configuração Intesity 35, Contrast 35, e atenção ao modo Enlarged.

Configuração do filtro Grain

Modifique a mesclagem desta camada para o modo Overlay (Sobrepor). Isso dará uma aparência de papel impresso antigo à imagem.

Antes e depois da mudança da mesclagem para o modo Overlay

Para finalizar, vamos dar à imagem toda um efeito amarelado, de papel envelhecido pelo tempo; para isso, primeiro crie outra camada a partir das visíveis (Ctrl + Alt + Shift + E), então crie outra camada abaixo dela (segure Ctrl e clique no botão New Layer, no rodapé da paleta de Layers).

Preencha esta camada com algum tom entre amarelo e sépia, algo que seja próximo da cor de um papel envelhecido. No meu caso, escolhi um tom razoavelmente escuro para tornar bem visível o efeito (cor #ebc18b).

Escolhendo a cor para envelhecer o papel

Agora, basta selecionar a camada de cima, e mudar sua mesclagem para o modo Multiply. Está pronto. Compare a imagem sem edição com a concluída.

Pin Up antes e depois da aplicação do efeito de envelhecimento

Trabalho finalizado

Pin Up finalizada

Se quiser, você pode baixar o arquivo-fonte do tutorial Efeito Vintage em Pin Up, no formato .psd, exclusivamente com fins didáticos. Use de acordo com nossos termos.

Para baixar, clique no botão abaixo e divulgue este artigo numa rede social em troca do arquivo.

Espero que gostem, até a próxima e continuem praticando!

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