Como criar efeito vintage em pin-up no Photoshop

Neste tutorial, você aprende a aplicar em qualquer foto um estilo pin up, como naqueles cartazes de garotas sensuais, muito comuns a partir da década de 1930.

7
2846
Links Patrocinados

Vamos aprender a aplicar um efeito completo de envelhecimento sobre fotografia ou ilustração no Photoshop, indicado para uso, por exemplo, em ilustrações de pin-ups — aqueles cartazes de garotas sensuais, comuns a partir da década de 1930 e popularizados ainda mais nas décadas seguintes.

Não será preciso conhecimento avançado; todo o trabalho se resume a uma combinação de filtros, modificações no modo de mesclagem de camadas e um mínimo de uso dos pincéis, para complementar. Qualquer usuário de nível básico deve conseguir reproduzi-lo.

Apesar de simples no procedimento, se bem usada, pode render resultados interessantes. Confira a prévia do que você também pode obter:

Efeito Pinup final

Como modelo, escolhi esta imagem de pin-up, disponível para download no estoque de almudena, no deviantART.

Nota: em vez de usar a imagem indicada, encontrada no link "Download" em tamanho grande (1952 x 3048), preferi apenas a imagem do preview (aquela vista ao clicar nela com a lupa), bem menor, já que nosso propósito é só didático. Se preferir, siga o tutorial com a imagem maior, mas é certo que alguns ajustes deverão ser levemente alterados, como tamanho de pincéis, configuração de filtros, etc. Para o tutorial, a imagem com 600 x 937 basta.

Abra a imagem no Photoshop.

Imagem pinup aberta no Photoshop

Elimine a parte superior com a Crop Tool (Ferramenta Cortar, atalho: C), clicando e arrastando pela tela para selecionar apenas a parte da foto. Quando terminar, aperte Enter, ou dê um duplo-clique sobre a área selecionada.

Imagem limpa

Duplique a camada principal, arrastando sua miniatura para o botão New Layer. Assim, manteremos a original, caso se precise voltar ao início.

Com a camada duplicada selecionada, siga ao menu Filter > Blur > Surface Blur (Filtro > Desfoque > Desfoque de Superfície). Isto vai tornar os detalhes mais desfocados, para dar impressão de uma pintura ou desenho em vez de foto.

Use os valores 5 pixels para Radius, e cerca de 7 levels para Threshold. Esses valores são válidos para esta imagem, se você usar outras, provavelmente deverá mudar o ajuste para uma suavização mais apropriada.

Desfoque de Superficie

Para suavizar outros detalhes, use a Smudge Tool (Ferramenta Borrar). Use um pincel pequeno, sem suavidade, mas com força bem baixa (cerca de 5%).

Vá passando o pincel do Smudge em regiões como os cabelos, e outros que precisem de um pouco mais de suavização.

Ajustes do Pincel

Procure passar o Smudge no mesmo sentido dos detalhes, para evitar um borrão exagerado. Por exemplo, nos cabelos, siga a linha dos fios; na roupa, siga as dobras do tecido. A ideia é que a imagem tenha aparência de pintura em vez de uma foto.

Evite passar o Smudge sobre os contornos da figura. Onde for preciso, diminua ou aumente o tamanho do pincel (você pode usar as teclas de atalho [ e ] para isso.

Aplique zoom na imagem (Ctrl e +) para ver melhor detalhes de onde for suavizar. Se preciso, aumente o strength (força) do pincel (aqui, variei entre 5 e 20%)

imagem em zoom

Duplique a camada que está editando, e coloque a mesclagem desta nova no modo Overlay (Sobrepor).

Faça então uma seleção apenas nas áreas luminosas da imagem (menu Select > Color Range). Em Select, escolha Highlights, e clique em OK. Se preferir, há um atalho de teclado para isso: Ctrl + Alt + ~ (ou Ctrl + Alt + 2, a partir do Photoshop CS4).

Selecao de Intervalo de Cores

Inverta a seleção (menu Select > Invert Selection, ou atalho: Ctrl + Shift + I). Crie então uma nova camada a partir da seleção (menu Layer > New > Layer via Copy, ou atalho Ctrl + J). Você terá uma nova camada, acima de todas, contendo apenas as áreas de luminosidade.

Assim deverá ficar a nova camada (a visibilidade das demais foi desligada apenas para facilitar a percepção de como ficará sua camada, não desligue as suas).

Intervalo em Camada Isolada

Carregue uma seleção com o conteúdo da camada da iluminação (segure Ctrl e clique sobre sua miniatura). Crie, então, uma nova camada acima de todas as demais (atalho: Ctrl + Shift + Alt + N), e preencha a seleção de branco. Por fim, mude a mesclagem desta camada preenchida de branco para o modo Soft Light (Luz Suave).

Modo Luz Suave

Crie uma nova camada a partir das camadas visíveis; para isso, com a camada mais alta estando ativa, abra o menu da janela de camadas e, segurando a tecla Alt, clique na opção Merge Visible (se preferir, use o atalho: segure Ctrl + Shift + Alt e aperte E).

Abre o menu de camadas

Use a ferramenta Eyedropper (Conta-Gotas) para apanhar uma cor vermelha da própria modelo (pode ser da área mais sombria da roupa). Com isso, sua cor de primeiro plano deverá ser esse tom vermelho, e a de fundo, branca. Isso será importante no próximo filtro que será aplicado.

Siga ao menu Filter > Sketch > Photocopy. A ideia é obter um efeito de contorno mais escuro, sem exibir demais as áreas escuras da imagem; use o ajuste: Detail 3 e Darkness 4, como visto a seguir, e clique em OK.

Filtro Fotocopia

Mude o modo de meclagem desta camada para Multiply.

Modo de camada em Multiplicacao

Pin ups normalmente apresentavam maquiagem um tanto pesada. Para maquiar a modelo, crie um camada acima de todas, mude sua mesclagem para o modo Color, e usando um pincel redondo, suave, pinte suas bochechas com um tom de vermelho ou rosa; você pode usar o Eyedropper (segure Alt enquanto usa o Brush - Pincel, e clique sobre uma cor na imagem) para pegar algum tom da própria modelo ou sua roupa. Pinte também, com outra cor, em cima dos olhos. Neste caso usei azul.

Se achar que ficou muito forte, diminua a opacidade da camada (na caixa Opacity, na paleta Layers). Neste tutorial, resolvi diminuir a opacidade para 72% depois de criar a maquiagem; se você fez a pintura mais leve, isso não será necessário.

Maquiagem da modelo pinup

Crie uma nova camada acima de todas e preencha-a com 50% Grey (menu Edit > Fill, ou atalho Ctrl + F5). Escolha a opção 50% Grey (Cinza 50%).

Comando Preencher

Siga ao menu Filter > Texture > Grain. Use a configuração Intesity 35, Contrast 35, e atenção ao modo Enlarged.

Filtro Granular

Modifique a mesclagem desta camada para o modo Overlay (Sobrepor). Isso dará uma aparência de papel impresso antigo à imagem.

Aplicacao da granulacao

Para finalizar, vamos dar à imagem toda um efeito amarelado, de papel envelhecido pelo tempo; para isso, primeiro crie outra camada a partir das visíveis (Ctrl + Alt + Shift + E), então crie outra camada abaixo dela (segure Ctrl e clique no botão New Layer, no rodapé da paleta de Layers).

Preencha esta camada com algum tom entre amarelo e sépia, algo que seja próximo da cor de um papel envelhecido. No meu caso, escolhi um tom razoavelmente escuro para tornar bem visível o efeito (cor #ebc18b).

Cor de preenchimento

Agora, basta selecionar a camada de cima, e mudar sua mesclagem para o modo Multiply. Está pronto. Compare a imagem sem edição com a concluída.

Sem e com aplicacao da camada de cor

Só isso, sua pin-up no Photoshop está pronta. Vamos ver de novo o...

Resultado:

Efeito Pinup final

Se o seu diferir um pouco, não se preocupe, o importante é assimilar cada etapa, praticar ajustes em cada tipo de modelo e imagem, para logo obter seus próprios resultados personalizados. Praticar sempre é o que vale!

O arquivo-fonte do tutorial, no formato .PSD (tamanho: 10MB), está disponível para download em troca de uma irrisória colaboração de R$1,00 (UM REAL). Ele contém as camadas e ajustes mostrados a cada etapa. Use-o de acordo com nossos termos.

Para baixar, clique no botão abaixo e colabore via PayPal.

Até a próxima e continuem praticando!

Links Patrocinados

7 COMENTÁRIOS

  1. MUITO OBRIGADA PELO RESPOSTA, VOU TENTAR AGORA MESMO. SOU BLOGUEIRA E NO MEU NOVO BLOG papocomiza.blogspot.com.br VOU TENTAR FAZER UMAS COISAS LEGAIS MESMO QUE NÃO FIQUE COM PERFEIÇÃO ATÉ PORQUE O LEGAL É ISSO. O DIFERENCIAL. UM GRANDE ABRAÇO. IZA

  2. MEU PHOTOSHOP É O CS5 EM PORTUGUES e quando chega no ponto de criar uma nova camada a partir das camadas visíveis; para isso, com a camada mais alta estando ativa, abra o menu da guia de camadas e, segurando a tecla Alt, clique na opção Merge Visible (se preferir, use o atalho: segure Ctrl + Shift + Alt e aperte E) não tem a opção assim como a opção seguinte de ir no menu Filter > Sketch > Photocopy. tmbm não existe e agora?

DEIXE UMA RESPOSTA