Foto Manipulação: Cena de Fantasia “Mãe Natureza”
Em mais um bonito e didático tutorial de foto manipulação, você vai aprender a criar a cena de fantasia intitulada "Mãe Natureza", de autoria do designer austríaco Jürgen Heiss. Ao longo do processo, diversas técnicas serão aprendidas e alguns recursos também serão empregados, entre eles imagens e pincéis personalizados do Photoshop.
Usando sua criatividade, modificações poderão ser feitas e o resultado final será mais uma bela obra em sua coleção.
Para completar o tutorial, alguns conhecimentos são necessários, como o uso e configuração do Pincel, criação de máscaras de camada, criação de seleções e camadas de ajuste.
Antes de começar, você vai precisar baixar alguns arquivos para seu computador:
Imagens
Pincéis
Abra a imagem Forest 07 no Photoshop, dê um duplo clique na miniatura da camada de fundo para transformá-la em camada, habilitando-a às modificações. Renomeie a camada como "forest" (floresta") e salve o arquivo com o nome "MotherNature.psd" (MãeNatureza.psd).

Importe a imagem May Queen para o arquivo em que está trabalhando. Crie uma máscara de camada e mascare o fundo, de modo que apenas a modelo apareça, com a floresta ao fundo. Isto pode ser feito com as Ferramentas Caneta (atalho: P), Varinha Mágica (W), Seleção Rápida (W), Laço Magnético (L) ou simplesmente pintando com um Pincel (B) e tinta preta no fundo da camada da modelo. Trabalhe com a ferramenta que lhe for mais confortável.
Apenas pinte de preto a área ao redor da modelo, na camada da máscara, e o fundo vai desaparecer. Note que se você pintar com branco na camada da máscara, fará partes da arte original reaparecer.
Pressione Ctrl + T para transformar a camada, e redimensione e posicione a modelo até que ela fique como visto na imagem abaixo. Renomeie a camda como "girl" (garota).


Selecione a Ferramenta Borrar (R). Escolha um pincel pequeno (entre 10 e 20 pixels), do tipo aerógrafo, com força entre 10 e 15%, e vá borrando levemente algumas áreas dos braços e rosto da modelo, como perto das sobrancelhas e dedos. Isto tornará a imagem mais suave e limpa, próxima à aparência de uma pintura e não de uma fotografia. Só não exagere.

Nos próximos passos, vamos adicionar cabelos. Primeiro, remova a coroa e partes do cabelo original. Simplesmente pinte, usando tinta preta, na camada da máscara, para ocultá-los. Crie uma nova camada acima da camada "girl", nomeie-a "Hair" (cabelo).
Selecione a Ferramenta Pincel (atalho: B). Carregue os pincéis Painted Hair que você baixou (se não souber como carregar pincéis, leia este artigo do Tutoriart sobre pincéis), e usando a cor preta, clique 2 ou 3 vezes na camada para criar a primeira parte dos cabelos. Pressione Ctrl + T para transformar a mecha de cabelos, redimensionando se for preciso, e ajustando sua posição.
Use também a trasformação Distorcer (menu Editar > Trasformação > Distorcer) para ajustar o modo como os cabelos fluem da cabeça, dando um aspecto mais realista à cena. Você deverá obter algo parecido com a próxima imagem (o fundo cinza foi colocado para que você possa ver melhor os cabelos).

Duplique a camada "Hair" (cabelo), com o comando Ctrl + J, pressione Ctrl + T e mova a camada para a posição apropriada, deixando como visto a seguir.

Como os cabelos apenas pretos podem dar uma aparência um tanto pobre à cena, o autor decidiu usar uma segunda cor. Escolha a cor #9AC33E como cor de primeiro plano e pinte outra mecha de cabelos, em uma nova camada, acima das camadas de cabelo feitas antes.
Se preciso, você pode apagar alguns fios de cabelos que tenham ficado sobre o rosto da modelo. Experimente diferente níveis de opacidade da Ferramenta Borracha (atalho: E), obtendo assim fios verdes e pretos mais naturais. Use a transformação simples e a Distorcer para reposicionar e ajustar os cabelos como achar interessante.

Apesar de já termos uma boa camada de cabelos, podemos melhorar a aparência. Selecione todas as três camadas de cabelo que foram criadas (clique em cada uma segurando a tecla Shift), e achate-as através do comando Ctrl + E.
Pressione Ctrl + J para duplicar a camada dos cabelos recém-achatada, mova-a e rotacione, para obter cabelos mais longos.

Crie uma nova camada acima da camada "Hair", e pinte alguns fios de cabelos preto, que recaiam sobre o ombro da modelo. Como sempre, mova e rotacione até a posição ideal. Enfim, adicione alguns fios verdes, como feito antes. Você deverá conseguir algo parecido com o visto a seguir.

Para finalizar os cabelos, pinte algumas mechas verdes em movimento para cima. Sobre elas, pinte alguns fios pretos. Quando estiver satisfeito com o resultado, selecione todas as camadas de cabelos e achate-as. O resultado final deve ser similar ao visto a seguir.


Importe a imagem do Fantasy-Headwear, exclua tudo exceto a coroa que vai usar, e posicione-a e redimensione-a até que sirva na cabeça da modelo.
Pressione Ctrl + T para iniciar a transformação, e segurando Ctrl, arraste o ponto superior lateral da coroa para adicionar alguma perspectiva. Por fim, crie uma máscara de camada na camada da coroa e com um pincel pequeno e redondo, aerógrafo, pinte a área interna da coroa para revelar o rosto da modelo.

Coroa isolada em uma camada, posicione-a...

...redimensionada...

...edite a máscara de camada para revelar o rosto da modelo.
Para dar um toque a mais na coroa, pinte algumas joias nela. Com a Ferramenta Letreiro Elíptico (atalho: M), crie uma seleção oval alongada. Em uma nova camada, preecha a seleção com a cor #C52418, e contorne o objeto com a cor cinza, 1 pixel de espessura. Sombreie algumas partes da joia com a Ferramenta Superexposição (atalho: O) e clareie outras com a Subexposição, ambas com exposição em cerca de 10%, no modo tons médios.
Redimensione a joia e posicione-a no centro da coroa, duplicando-a mais três vezes, para criar um total de quatro joias.

Desenvolvimento da joia base, e posição em que devem ficar após duplicadas
Achate as camadas da joia em uma única. Para criar as joias com cores diferentes, crie duas camadas de Matiz/Saturação (menu Camada > Nova Camada de ajuste > Matiz/Saturação). Use os ajustes apresentados, ou modifique ao seu gosto.

Para que apenas as joias fiquem com os ajustes, crie uma máscara de camada em cada camada de ajuste, então, com um pincel pequeno, pinte a área da joia que quer revelar com tinta branca (na máscara da camada).

Importe a imagem Bird 02 para o arquivo. Recorte o pássaro da imagem com a ferramenta que lhe for mais conveniente, redimensione e posicione o pássaro sobre o braço da modelo. Use a transformação Virar Horizontalmente no pássaro (menu Editar > Transformação > Virar Horizontalmente).

Para dar ao pássaro uma aparência mais de desenho, use a Ferramenta Borrar (R) com um pincel tipo Borrifo (é um pincel nativo do Photoshop, está agrupado nos pincéis padrão), tamanho entre 10 e 20 pixels, e força entre 10 e 20%. Borre um pouco na cauda, asas, cabeça e bico. Veja o resultado abaixo.


Com um pincel aerógrafo pequeno, em uma nova camada, pinte os lábios da modelo com a cor #577615. Ajuste o modo de mesclagem da camada para Cor, e a opacidade para cerca de 60%.

Para a sombra verde nos olhos, use o mesmo procedimento do batom: pinte com verde em uma nova camada, com mesclagem em Cor. Usando um tom de amarelo claro, com a opacidade do pincel em torno de 20%, pinte cuidadosamente por cima do verde.

Crie uma nova camada acima das camadas de maquiagem (batom e sombra feitas antes). Com um pincel pequeno aerógrafo (6 pixels), e tinta cinza #343434, pinte o contorno dos olhos com cuidado. Pinte também os pontos acima dos olhos. Diminua o tamanho do pincel, e com um verde bem claro (#E0EEBF), pinte pequenos pontos luminosos nos pontos cinzas. Faça o mesmo com o outro olho.



Crie uma nova camada acima de todas e selecione a Ferramenta Pincel (B). Carregue os pincéis Butterflies Brushes e Butterflies I que você baixou, e pinte cerca de oito borboletas ao redor da modelo. Fique a vontade para variar o tamanho e cores das borboletas. Pinte-as próximas de lugares como a perna, braço, cabelos da modelo, etc. A ideia é que as borboletas estejam intereagindo com a "Mãe Natureza".


Importe a imagem Greencheek in Flight. Use a ferramenta que achar melhor para recortar ave de seu fundo original. Use a transformação (Ctrl + T) para mover o pássaro para a posição indicada (como se ele fosse pousar na mão na Mãe Natureza), e redimensione-o de forma realista.

Crie uma nova camada acima da ave anterior e nomeie-a "bird" (pássaro). No menu Editar > Preencher, use o ajuste 50% cinza. Pressione Ctrl + Alt + G para criar uma nova máscara de recorte (isto fará a camada aparecer apenas onde se sobrepõe ao objeto da camada de baixo). Ajuste a mesclagem para o modo Luz Suave.
Com um pincel pequeno (cerca de 10 pixels), aerógrafo, com força de 10 a 20%, pinte com preto ou branco, para criar áreas de sombra ou luz na ave.
Crie uma nova camada de ajustes de Matiz/Saturação no topo de todas e baixe a saturação geral para -27. Pressione Ctrl + Alt + G para criar uma máscara de recorte com a camada de ajustes.

Na camada da modelo, crie uma máscara de camada, e usando um pincel pequeno e suave, com tinta preta, pinte a máscara, escondendo a parte do vestido e pés que ficam atrás do cenário. Veja as imagens para entender.

Antes

Depois
Para que o fundo fique mais adaptado à atmosfera geral da composição, use a mesma técnica que foi usada na ave: crie uma nova camada, preencha-a com cinza 50%, ajuste-a no modo de mesclagem Luz Suave, e usando preto ou branco, vá escurecendo ou clareando áreas. Use um pincel com opacidade entre 30 e 40% para isso.

Antes dos ajustes

Aparência da camada com preenchimento cinza 50%, em modo Luz Suave, já com áreas escurecidas

Depois dos ajustes
Você ainda pode usar ajustes pessoais, como Curvas (atalho: Ctrl + M). No resultado final deste tutorial, o autor usou Curvas para escurecer a atmosfera toda.
Em uma camada separada, pinte, no canto inferior direito, tons de verde, no modo de mesclagem Cor ou Luz Suave, substituindo o marrom original.
Se quiser adicionar uma assinatura, use uma tablet ou fontes como a Scriptina.
Resultado Final

Se você é fluente em inglês, visite também o artigo original: How to Create a Fantasy “Mother Nature” Scene.
Mais na categoria Tutoriais













Ola, Obg pela atenção e responde ..queria um ajuda ...vc poderia posta um tutorial de mudança de tonalidade de pele.
Ex: De pele Branca para pele Negra.
Ja achei algumas dicas..mas a pele fica so Bronzeada e Nao NEGRA
Nos próximos dias vou postar um tutorial sobre o assunto. Por enquanto, veja se este aqui ajuda:
http://www.adobetutorialz.com/articles/2456/1/Indian-people---Changing-skin