Easter Eggs do Photoshop: Telas Secretas e Outras (In)utilidades

Por , em 05/01/2012
Lido 1.718 vezes

A brincadeira começou a bastante tempo, certamente inspirada nos códigos secretos dos videogames e jogos de computador. Com uma sequência de comandos, ou seguindo uma ordem na abertura de menus combinadas com teclas, descobrem-se em várias versões do Photoshop os Easter Eggs (tradução literal: Ovos de Páscoa), pequenos segredos que revelam um tipo de brincadeira da equipe de produção do software. Tal como os Ovos de Páscoa são recheados de surpresas, estes Easter Eggs trazem uma funcionalidade diferente.

O objetivo desses segredos não é prático. São apenas brincadeiras, mas de certa forma, ajudam a fazer o mito Photoshop ainda mais forte. A cada nova versão, os usuários que conhecem os Easter Eggs já pensam em como será a próxima tela de About personalizada pelo truque do Ctrl. Veja alguns Easter Eggs de várias versões do programa.

Telas Secretas "Sobre o Photoshop"

O mais conhecido dos Easter Eggs é facilmente acessado mantendo-se a tecla Ctrl (Command no Mac) pressionada, siga ao menu Ajuda > Sobre o Photoshop. Esse é um truque já tradicional do Photoshop, então teste-o em qualquer versão e terá uma surpresa (em algumas, pode funcionar apenas com Ctrl + Alt).

No Photoshop CS5, surgirá o White Rabbit (Coelho Branco), referência ao nome de projeto da versão. Quase todas as outras telas secretas em versões anteriores também fazem essa referência ao nome de projeto. Note também a presença do gato pintado na tela, um personagem tradicional dos Easter Eggs da Adobe.

Photoshop easter egg white rabbit

No CS4, surge a tela com o Stonehenge

Photoshop CS4 Stonehenge

No CS3, a Red Pill. Veja mais à frente neste artigo que esta tela tem mais segredos do que você pode ver...

Photoshop CS3 Red Pill easter egg

No CS2, o Photoshop se transforma em Adobe Space Monkey

Photoshop CS2 Space Monkey easter egg

No Photoshop 8, a Dark Matter (Matéria Escura)

Photoshop CS Dark Matter easter egg

Photoshop 7: Liquid Sky

Photoshop 7 easter egg Liquid Sky

Photoshop 6: Venus in Furs

Photoshop 6 easter egg Venus in Furs

Photoshop 5: Strange Cargo. Outra tela que tem mais segredos.

Photoshop 5 Strange Cargo easter egg

Photoshop 4 com o Grande Gato Elétrico, personagem que continuaria aparecendo por muito tempo nas telas secretas do Photoshop.

Photoshop 4 easter egg Big Electric Cat

Photoshop 3 e o Tigre da Montanha

Photoshop 3 easter egg Tiger Mountain

No Photoshop 2.5, a primeira tela secreta, com o Mago Merlin

Photoshop 2.5 easter egg Merlin

Merlin (CS5)

Aparição de Merlin no Photoshop CS5

Para uma aparição do Mago Merlin, tenha a guia de camadas (Layers) aberta, então segure Alt, e sem soltar, abra o menu de opções da paleta e clique sobre Panel Options... (Opções da Paleta).

Créditos Humorados

Sobre o Photoshop

Quem produziu a tela de About realmente gosta de fazer um gracejo, como você pode conferir na tela "Sobre o Photoshop". Ela é acessada pelo menu Ajuda > Sobre o Photoshop. Espere alguns minutos e os créditos começarão a rolar. Para acelerar a rolagem, mantenha a tecla Alt pressionada, e para acelerar ainda mais, mantenha Alt + Shift pressionadas. Quase no final, surgirão algumas mensagens engraçadinhas, como visto aí em cima.

Taconite Man (Photoshop CS)

Taconite Man Photoshop Cs easter egg

Usando o Resource Hacker, programa grátis que permite abrir e editar arquivos em formatos como dll e exe, é possível ver a charge Taconite Man em um arquivo da instalação do Photoshop 8 (no Photoshop.dll, pasta BITMAP).

Cães no Photoshop 7

Cães no Photoshop 7 easter egg

Selecione a ferramenta Letreiro Horizontal, abra a paleta de Caracteres. Na caixa de digitar um nome de fonte, entre com um nome de fonte válido qualquer, seguido por um dos nomes: Christopher, Francis ou Anthony, e verá uma foto dos cães, provavelmente de algum (alguns) dos programadores.

Bruce Fraser e o Gato (Photoshop CS3)

Na tela About secreta do Photoshop CS3, a Red Pill, que você viu lá em cima neste artigo, ainda existem mais segredos. Após tirar um print da tela, abra-a no Photoshop e abra os ajustes de nível (Levels).

  • movendo um pouco o ajuste de cinza para o branco, o gato refletido na pílula ficará bem visível.
  • movendo o ajuste do branco para o preto, surgirão pegadas de gato atrás do texto, e...
  • movendo o cinza para o lado do branco, será visível o rosto de Bruce Fraser, técnico da Adobe especialista em cores que morreu em 2006 e foi homenageado no software.

Photoshop Red Pill - mostrando o reflexo do gato

Photoshop Red Pill - mostrando as pegadas de gato

Photoshop Red Pill - mostrando Bruce Fraser

Gato que arrota, gato que mia

Na tela secreta do Photoshop 4, é possível fazer o gato arrotar e miar. Após abrir a tela secreta, digite BURP para ouvir o arroto, e UDO para ouvi-lo miar.

Ainda existem muitos outros Easter Eggs; se conhece algum e tiver imagens, sugira e dê links que eu acrescento ao artigo. Até!

Gostei!
0

Mais na categoria Diversos