Entre inúmeras ferramentas de design de temas, uma que já tem algum tempo de existência, mas chama a atenção pelo que promete, é o Divine. Ela permite criar temas para o WordPress sem sequer exigir do usuário conhecimento de códigos como HTML ou PHP.

Basicamente, o trabalho será feito no Photoshop, e quando o design do blog estiver pronto, é só usar o Divine para exportar tudo para o template, simples assim e sem se preocupar com a parte técnica dos códigos; quando pronto, o código promete ser otimizado para as ferramentas de busca (SEO), ter uma folha de estilos (CSS) limpa e ser validado pelo padrão WC3.

Mesmo que você não seja lá muito criativo ou tenha preguiça de desenhar um layout, pode procurar um para download por aí e usá-lo com o Divine. Sites como o deviantArt oferecem centenas de templates sem restrições de uso, e só pesquisar!

No site do projeto, que por sinal é bem completo, há muitas explicações sobre o funcionamento do plugin, incluindo tutoriais em vídeo, que ensinam a usar corretamente a ferramenta.

Divine para WordPress

Minha opinião...

Fiz alguns testes rápidos com o Divine, e confesso que (talvez por falta de experiência com o plugin), não achei interessante, principalmente pelo fato da versão gratuita e de testes ter limitações quanto ao tamanho da página que será exportada (tamanho máximo de 1000 x 2000 px). Há outras limitações, como a possibilidade de desenvolver temas apenas com um layout e um número máximo limitado de submenus. E mais uma, que considero imperdoável, já que grande parte dos designers preferem Mac: por enquanto, só tem versão para Photoshop rodando em PC.

Portanto, se você já tem experiência em criar e personalizar temas, não perca seu precioso tempo, acho muito provável que vá se decepcionar. Mas se você for um designer iniciante, que não tem nenhum ou quase nenhum conhecimento em códigos, precisa muito criar um tema personalizado para um blog menos importante, como sobre um hobby, e não pretende se aprofundar em estudos de design, o Divine pode ser uma grande ajuda e economia de tempo.

O projeto está recrutando beta testers para o Divine Elemente, um plugin com mais funcionalidades do que a versão gratuita, e os testers mais ativos receberão a licença gratuitamente quando o projeto for finalizado. Se tiver interesse, visite a página de cadastro de beta testers do Divine Elemente.

Maiores informações no site do Divine Project , onde você também pode fazer o download do plugin, gratuitamente (requer cadastro).