Como usar os modos de mesclagem (blending modes) do Photoshop

O modo de mesclagem entre camadas é uma das ferramentas fundamentais do Photoshop, presente na maioria dos tutoriais.

3
6325
- Publicidade -

Pela explicação técnica da própria Adobe:

O modo de mesclagem de uma camada determina como seus pixels são mesclados com pixels subjacentes da imagem. É possível criar diversos efeitos especiais, usando os modos de mesclagem.

São dezenas de modos de mesclagem, e quando bem utilizados, conseguimos efeitos muito interessantes, criando sobreposições de elementos, luminosidades, camadas coloridas e texturas e muito mais.

Em inúmeros tutoriais você vai encontrar instruções sobre ajustes nos modos de mesclagem, normalmente para combinar partes de uma camada com outra, criando um efeito secundário. O menu com as opções de mesclagem ficam no topo do painel de Camadas.

Vamos ver cada modo de mesclagem, seguido por um exemplo do resultado. Usaremos estas duas imagens, uma em cada camada, para checar os resultados, acompanhado da descrição da mesclagem feita pela própria Adobe.

A Camada 1 ficará no modo Normal, enquanto mudamos a mesclagem da Camada 2.

Posição das camadas no nosso exemplo

Este é o painel de Camadas, e a caixa com as opções de mesclagem é esta:

Painel de Camadas

Normal

É o modo padrão. Os pixels são preenchidos normalmente, ou seja, a cor resultante será a que foi usada para preenchê-lo. Alterações só serão vistas na imagem através de outros métodos, como mudança da opacidade, por exemplo.

Mesclagem Normal

Dissolve (Dissolver)

Edita ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Entretanto, a cor resultante é uma substituição aleatória dos pixels pela cor de base ou de mesclagem, dependendo da opacidade na localização de qualquer pixel.

O efeito da Dissolve não é visto em imagens opacas, sendo melhor usado em transparências.

No exemplo, coloquei uma moldura em torno da imagem, em uma nova camada, com um degradê radial trasparente em uma das extremidades, e nela apliquei a mesclagem Dissolve. O resultado geralmente é um tipo de "granulação".

Mesclagem Dissolve. Acima, a moldura em uma nova camada, ainda no modo Normal

Escurecer (Darken)

Examina as informações de cor em cada canal e seleciona a cor de base ou de mesclagem (a que for mais escura) como cor resultante. Os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais escuros não são alterados.

Revela as partes mais escuras de uma camada sobre a outra, criando uma mesclagem. Mesmo quando usamos duas imagens claras, a tendência é tornar a mescla resultante mais escura.

Mesclagem Darken (Escurecer)

Multiplicar (Multiply)

Examina as informações de cor em cada canal e multiplica a cor de base pela de mesclagem. A cor resultante é sempre mais escura. Multiplicar qualquer cor por preto produz preto. Multiplicar qualquer cor por branco deixa a cor inalterada. Ao pintar com uma cor que não seja preto ou branco, as pinceladas sucessivas de uma ferramenta de pintura produzem cores progressivamente mais escuras. O efeito é semelhante ao de desenhar na imagem com várias canetas marcadoras.

Multiply resulta sempre em imagens bastante mais escuras que as originais, muito interessante para obter diversos efeitos em manipulações e criação de texturas. Note que o resultado ficou mais escuro do que a mesclagem Darken.

Mesclagem Multiplicar (Multiply)

Superexposição de cor (Color burn)

Examina as informações de cor em cada canal e escurece a cor de base para refletir a cor de mesclagem, aumentando o contraste. A mesclagem com o branco não produz alterações.

Note como o contraste da imagem base (Camada 1) fica bem maior, calculado pela cor da imagem mesclada.

Mesclagem Superexposição de cor (Color de cor)

Superexposição Linear (Linear burn)

Examina as informações de cor em cada canal e escurece a cor de base para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o brilho. A mesclagem com o branco não produz alterações.

Com o mesmo tipo de cálculo do modo Superexposição de cor, mas em vez de aumentar o contraste, reduz o brilho da base.

Mesclagem Superexposição linear (Linear burn)

Clarear (Lighten)

Examina as informações de cor em cada canal e seleciona a cor de base ou de mesclagem (a que for mais clara) como cor resultante. Os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.

Depois de comparar as camadas, os pontos mais claros da camada de mesclagem são destacados sobre os mais escuros da base, que mantém seus pontos mais claros intactos. Note como toda a área do céu da base ficou quase inalterada, por ser mais clara que a mesma região da camada de mesclagem.

Mesclagem Clarear (Lighten)

Divisão (Screen)

Examina as informações de cor em cada canal e multiplica o inverso das cores de mesclagem e de base. A cor resultante é sempre mais clara. Reticulado com preto deixa a cor inalterada. Reticulado com branco produz branco. O efeito é semelhante a projetar vários slides fotográficos, um sobre o outro.

Essa mesclagem é a mais indicada para conseguir sobrepor camadas com luminosidades sobre outras mais escuras, sendo perfeita para criação de efeitos de iluminação, como visto neste artigo.

Mesclagem Tela (Screen)

Subexposição de cor (Color dodge)

Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor de base para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o contraste. A mesclagem com o preto não produz alterações.

Como visto, torna a cor da imagem resultante mais vibrante nos pontos em que a camada de mesclagem é mais clara.

Mesclagem Subexposição de cor (Color dodge)

Subexposição Linear (Adicionar) - (Linear Dodge (Add))

Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor de base para refletir a cor de mesclagem, aumentando o brilho. A mesclagem com o preto não produz alterações.

Resultado similar ao modo Screen, em que o brilho da mesclagem aparece sobre a imagem da base.

Mesclagem Linear dodge (Add)

Sobrepor (Overlay)

Multiplica ou reticula as cores, dependendo da cor de base. Padrões ou cores se sobrepõem aos pixels existentes, preservando os realces e as sombras da cor de base. A cor de base não é substituída e sim misturada com a cor de mesclagem, para refletir a luminosidade ou a sombra da cor original.

Overlay é um dos melhores métodos de mesclagem para obter misturas escuras.

Mesclagem Sobrepor (Overlay)

Luz suave (Soft light)

Escurece ou clareia as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot difusa. Se a cor de mesclagem (fonte de luz) for mais clara que 50% de cinza, a imagem ficará mais clara, como se estivesse subexposta. Se a cor de mesclagem for mais escura do que 50% de cinza, a imagem ficará mais escura, como se superexposta. Pintar com preto ou branco puro produz uma área visivelmente mais escura ou mais clara, mas não resulta em preto ou branco puro.

Ou seja: escurece ou clareia a imagem da base, de acordo com a luminosidade na cor da imagem mesclada, usando cálculos de subexposição e superexposição. Resulta em imagens iluminadas, ideal para mesclagens bem suaves.

Mesclagem Luz suave (Soft light)

Luz intensa (Hard light)

Multiplica ou reticula as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot direta. Se a cor de mesclagem (fonte de luz) for mais clara que 50% de cinza, a imagem ficará mais clara, como se estivesse reticulada. Isso é útil para adicionar realces à imagem. Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% de cinza, a imagem será escurecida, como se tivesse sido multiplicada. Isso é importante ao adicionar sombras a uma imagem. Pintar com preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro.

Similar ao anterior, mas usando cálculos de multiplicação e reticulação. Resulta em imagens escuras e intensas.

Mesclagem Luz intensa (Hard light)

Luz brilhante (Vivid light)

Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o contraste, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem (fonte de luz) for mais clara que 50% de cinza, a imagem será clareada pela diminuição do contraste. Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% de cinza, a imagem será escurecida pelo aumento do contraste.

Mesclagem Luz brilhante (Vivid light)

Luz linear (Linear light)

Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o brilho, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem (fonte de luz) for mais clara que 50% de cinza, a imagem será clareada pelo aumento de brilho. Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% de cinza, a imagem será escurecida pela diminuição de brilho.

Mesclagem Luz linear (Linear light)

Luz do pino (Pin light)

Substitui as cores, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem (fonte de luz) for mais clara que 50% de cinza, os pixels mais escuros que a cor de mesclagem serão substituídos e os mais claros não serão alterados. Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% de cinza, os pixels mais claros que a cor de mesclagem serão substituídos e os mais escuros não serão alterados. Isso é importante ao adicionar efeitos especiais a uma imagem.

Mesclagem interessante para criar efeitos de sobreposição de cores, com suavidade.

Mesclagem Luz do pino (Pin light)

Mistura sólida (Hard mix)

Adiciona os valores de canal vermelho, verde e azul da cor de mesclagem aos valores RGB da cor de base. Se a soma resultante de um canal for 255 ou mais, ele receberá um valor de 255; se for menos de 255, o valor será 0. Portanto, todos os pixels mesclados possuem valores de canal vermelho, verde e azul de 0 ou 255. Isso muda todos os pixels para cores primárias: vermelho, verde, azul, ciano, amarelo, magenta, branco ou preto.

Para efeitos muito específicos, já que torna toda a imagem resultante em apenas cores sólidas, numa aparência similar ao ajustes de Threshold, mas colorido (se as imagens tiverem cor).

Mesclagem Mistura sólida (Hard mix)

Diferença (Difference)

Examina as informações de cor em cada canal e subtrai a cor de mesclagem da cor de base ou a cor de base da cor de mesclagem, dependendo de qual tiver brilho maior. A mesclagem com branco inverte os valores da cor de base; a mesclagem com preto não produz alterações.

Geralmente resulta em imagens com cores invertidas, como visto no exemplo. Pode dar bons efeitos, dependendo das imagens usadas e do efeito pretendido.

Mesclagem Diferença (Difference)

Exclusão (Exclusion)

Cria um efeito semelhante ao do modo Diferença, mas com menor contraste. A mesclagem com o branco inverte os valores da cor de base. A mesclagem com o preto não produz alterações.

Como visto, BEM MENOS contraste que o modo Difference.

Mesclagem Exclusão (Exclusion)

Matiz (Hue)

Cria uma cor resultante com a luminosidade e a saturação da cor de base e com o matiz da cor de mesclagem.

Mesclagem Matiz (Hue)

Saturação (Saturation)

Cria uma cor resultante com a luminosidade e o matiz da cor de base e com a saturação da cor de mesclagem. Pintar com esse modo em uma área com saturação zero (cinza) não produz nenhuma alteração.

Mesclagem Saturação (Saturation)

Cor (Color)

Cria uma cor resultante com a luminosidade da cor de base e com o matiz e a saturação da cor de mesclagem. Isso preserva os níveis de cinza na imagem e é útil para colorir imagens monocromáticas e pintar imagens coloridas.

Mesclagem Cor (Color)

Luminosidade (Luminosity)

Cria uma cor resultante com o matiz e a saturação da cor de base e com a luminosidade da cor de mesclagem. Este modo cria o efeito inverso do modo de Cor.

No exemplo, como a imagem da mesclagem é bem escura, ela aparece mais.

Mesclagem Luminosidade (Luminosity)

Cor Mais Clara (Lighter color)

Compara o total de todos os valores de canal para a cor de base e de mesclagem e exibe a cor de valor mais alto. A Cor Mais Clara não produz uma terceira cor, que pode resultar da mesclagem Clarear, porque ela escolhe os maiores valores de canal da cor de base e de mesclagem para criar a cor resultante.

Veja que em todos os pontos em que a cor da mesclagem é mais alta que na base, ela aparece mesclada.

Mesclagem Cor mais clara (Lighter color)

Cor Mais Escura (Darker color)

Compara o total de todos os valores de canal para a cor de base e de mesclagem e exibe a cor de valor mais baixo. A Cor mais escura não produz uma terceira cor, que pode resultar da mesclagem Escurecer, porque ela escolhe os menores valores de canal da cor de base e de mesclagem para criar a cor resultante.

Similar ao anterior, mas atuando sobre as áreas mais escuras.

Mesclagem Cor mais escura (Darker color)

Fonte: Adobe

Mas como saber qual modo de mesclagem preciso? Não tem outro jeito senão testar, já que cada situação (efeito pretendido, imagens usadas, cores, etc) altera o resultado da mesclagem. Sabendo pelo menos superficialmente como cada um funciona, você tem uma base para obter seus próprios efeitos.

- Publicidade -

3 COMENTÁRIOS

Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados. Por favor, não envie o mesmo comentário mais de uma vez. Se ele for aprovado, vai aparecer em breve.
  1. Olá

    Excelente explicação, faltam pessoas como vc que, em vez de só dar receitas de bolo, ensinam a pensar o Photoshop.
    Mas fiquei confuso exatamente qual foto é a camada 1 e qual a dois. Vc indica a cama de bakgrond abstract como a 1, para, depois, mostrá-la como 2!!
    Seja como for, muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA