Como Desenhar Caixas de Entrega Expressa no Photoshop

Como Desenhar Caixas de Entrega Expressa no Photoshop

0

Neste tutorial para Photoshop, você vai acompanhar todo o processo de desenvolvimento de uma caixa de entrega expressa, que pode ser usada em sites e blogs de comércio. A imagem finalizada tem estilo brilhante  e colorido, remetendo aos ícones de sistemas operacionais e redes sociais.

Para o tutorial, foi escolhida a inserção do logotipo da FedEx, mas nada impede que você modifique esta etapa de acordo com seu gosto e necessidade, podendo criar caixas de entrega de qualquer outra empresa, até mesmo a sua!

O tutorial foi adaptado de artigo publicado pelo site DrowingClouds. Se tiver interesse, visite também o original e veja as diferenças (artigo em inglês).

Os arquivos no formato do Photoshop (.psd) podem ser baixados. Os links estão no fim deste artigo, e também na minha página no DeviantArt.

Para completar o tutorial tal como visto aqui, você precisará baixar um pacote de formas personalizadas, que contém o logotipo que será usado. Ele está disponível para dowload aqui.

Crie um novo documento (atalho: Ctrl + N), defina seu tamanho em 700 x 600 pixels, fundo transparente, resolução 72 pixels/pol (já que será usado apenas na tela; se fosse para impressão, seria preciso uma resolução maior).

Tamanho do arquivo

Com a Ferramenta Balde de Tinta (atalho: G), pinte a camada única de branco. Ela será o fundo, então nomeie-a "fundo".

Crie uma nova camada (atalho: Ctrl + Shift + N), nomeie-a "caixa frente", e nela desenhe, com a Ferramenta Letreiro Retangular (atalho: M), uma forma com 350 x 250 pixels. Para saber exatamente o tamanho da forma enquanto arrasta, confira na janela Info.

Se na Info estiver sendo mostrado o tamanho em centímetros, vá ao menu Editar > Preferências > Unidades e Réguas, e em Unidades, mude a opção Réguas para pixels.

Mude para pixels

Se preciso, ajuste as réguas para mostrar valores em pixels

Preencha o retângulo de preto, posicione-o no centro horizontal da página e ligeiramente abaixo do centro vertical. Duplique a camada da caixa, mova o objeto duplicado para cima, até ficar 1 pixel acima da caixa. Você terá então dois retângulos idênticos, um acima do outro.

Transforme o retângulo de cima (atalho: Ctrl + T), achatando-o até cerca de um terço do tamanho original. Pressione Enter para confirmar a transformação, em seguida vá ao menu Editar > Transformação > Perspectiva, e arraste o ponto na diagonal superior do objeto para modificá-la. Se quiser, após a perspectiva, achate mais a tampa. Veja na imagen.

Na camada "caixa frente", aplique um estilo de camada do tipo Sobreposição de Degradê (menu Camada > Estilos de Camada > Sobreposição de Degradê), do tipo Linear, da cor #996633 para #FFCC66.

Edição do degradê

De forma similar, sobreponha um degradê também na tampa da caixa. Use as mesmas cores anteriores e as configurações vistas na imagem a seguir.

Use as Formas Personalizadas que você baixou para desenhar o logotipo do FedEx, em uma nova camada, nomeie-a "logo". Preecha o logotipo com as cores características originais (azul e laranja).

Inserção do logo FedEx

Para criar a faixa branca abaixo do logotipo, crie uma camada, posicione-a logo acima da camada "caixa frente". Crie um retângulo branco sobre a caixa; não se importe em fazê-lo exatamente com a mesma largura da caixa. Quando o retângulo já estiver feito, clique na miniatura da camada "caixa frente" com a tecla Ctrl pressionada, criando uma seleção ao redor de seu conteúdo. Certifique-se de que a camada "faixa" está ativa, então inverta a seleção (atalho: Ctrl + Shift + I) e aperte Delete uma vez, aparando o excesso da faixa e tornando sua largura igual à caixa.

Na camada "faixa", serão aplicados dois estilos de camada: Chanfro e Entalhe, e Sombra Projetada. Veja as configurações a seguir.

Bevel and Emboss - Chanfro e Entalhe

Drop Shadow - Sombra Projetada

Lembre-se de desmarcar a opção "Utilizar Luz Global"

Repare que a sombra da faixa vai ser propagar pelos lados da caixa, o que não é desejável. Para cortar o excesso, clique com o botão direito sobre a miniatura do estilo de camada, selecione a opção Criar Camadas e dê OK.

Você receberá um aviso do Photoshop, confirme. Abaixo da camada "faixa" será criada uma camada chamada "Sombra Projetada da faixa"; ela deverá ser aparada, exatamente como foi feito na criação da faixa, ou seja: com esta camada ativa, clique com a tecla Ctrl pressionada sobre a miniatura da camada "caixa frente", inverta a seleção e aperte Delete.

Para criar o reflexo sobre o logotipo, crie uma nova camada acima dele ("reflexo do logo"). Crie uma seleção ao redor do logo, e usando a Ferramenta Letreiro Elíptico, no modo Subtrair da Seleção, elimine uma parte da dela. Veja a seguir:

Em seguida, preecha a seleção restante na camada "reflexo do logo", usando um Degradê Linear, de branco opaco (100%) para branco transparente (0%).

Crie o degradê como indicado para formar o reflexo

Para fazer a sombra da caixa, crie uma camada logo acima do fundo, use a Ferramenta Letreiro Retangular para criar uma seleção como visto a seguir, preenchida de preto. Aplique então na caixa preta um Desfoque Gaussiano (menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano), de 8 pixels.

Para criar a borda da caixa: crie uma nova camada logo abaixo da camada "caixa frente", nomeie-a "borda". Use a Ferramenta Linha (fica agrupada junto com as Formas Personalizadas, atalho: U), de 2 pixels, desenhando a linha ao longo da borda da caixa. Mantenha a tecla Shift pressionada enquanto arrasta o mouse para manter a linha perfeitamente reta.

Da mesma forma, desenhe em outra camada (foi chamada "brilho borda") uma linha de 1 px de altura, branca, e posicione-a 1 pixel abaixo da linha anterior.

Na camada borda, crie uma Sobreposição de Degradê, com os ajustes a seguir:

Cores do degradê, da esquerda para a direita: #cc9966, #000000 e #cc9966

Detalhes da tampa: primeiro, crie a divisão entre as duas partes da tampa, com a Ferramenta Linha (1 pixel, preto), em uma camada logo acima da "caixa tampa". Baixe a opacidade da camada para cerca de 65%.

A fita que sela a caixa é criada, mais uma vez, com a Ferramenta Letreiro Retangular. Crie uma seleção alongada (formato da fita), em uma camada logo acima da divisão da tampa. Pinte a seleção com branco, diminua a opacidade da camada para cerca de 65%.

Acima, divisão da tampa feita com a Ferramenta Linha; abaixo, criação da fita, em camada acima da linha divisória da tampa

Mantendo a camada da fita ativa, clique com Ctrl pressionado sobre a miniatura da camada "tampa caixa", então pressione Ctrl + Shift + J (ou menu Camada > Camada por Corte), criando uma nova camada, acima da fita, com a parte da fita que cobre apenas a tampa. Então, aplique nela uma transformação do tipo Perspectiva.

A parte superior da fita leva a perspectiva. Note que ela foi isolada em outra camada pelo comando "Camada por Cópia"

Use a Ferramenta Caneta (atalho: P) para criar um demarcador delimitando um recorte na fita. Converta o demarcador em seleção (clique com o botão direito e selecione Criar Seleção...), então aperte Delete uma vez. A camada "fita" deve estar ativa.

Crie uma camada acima de todas, nomeie-a "brilho". Usando um pincel grande (cerca de 200 pixels) aerógrafo suave, com fluxo em cerca de 65%, clique uma ou duas vezes sobre a tampa da caixa, criando o brilho superior.

Para o reflexo superior: mais uma camada acima de todas; clique com Ctrl pressionado na camada da tampa, reduza uma parte da seleção criando outra no modo Subtrair (Demarcador com Ferramenta Caneta, depois convertido em seleção no modo Subtrair da Seleção), e por fim preencha com um degradê, de branco opaco para branco transparente.

A) Criando o demarcador com a Caneta; B) Demarcador fechado, marcando a área que será extraída da seleção existente; C) Convertendo em seleção no modo Subtrair; D) Seleção finalizada e preenchida com degradê

Siga o mesmo procedimento para criar o reflexo da frente da caixa. Se preciso, diminua a opacidade dos dois reflexos. Crie também uma nova camada acima da caixa, com um degradê de preto opaco para preto transparente, e que servirá para sombrar um pouco a base da caixa.

Para finalizar, o detalhe adicional das laterais da caixa. Em uma camada acima de todas, use a Ferramenta Linha para criar uma linha reta, paralela à borda esquerda da caixa. Use o estilo de camada Sobreposição de Degradê com os ajustes a seguir, sobre a linha. Em seguida, duplique a camada da linha e posicione-a na lateral direita da caixa.

Cores usadas no degradê da linha lateral da caixa

Trabalho finalizado

Você pode criar variações no logo, de acordo com suas necessidades. Por exemplo, modificando o logotipo do FedEx pelo dos Correios.

Os arquivos no formato do Photoshop estão disponíveis para download.

Receba atualizações do TutoriartÉ grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Arte e desing gráfico || WordPress e design web || Todos os assuntos

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma Resposta


+ um = 5