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Boas Ferramentas e Dados do Google Analytics

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Que o Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas e eficazes no acompanhamento do desempenho de blogs e sites, muita gente já sabe ou pelo menos ouviu falar, mas será que isso é o bastante para convencer todo mundo a usar?

Se você é novato dos blogs ou tem um por passatempo e ainda não aderiu, destaquei algumas das vantagens do Analytics, mostrando como ele pode lhe oferecer dados bem confiáveis sobre uma grande variedades de fatores sobre seus visitantes, como navegadores usados, dispositivos, origem, resoluções de tela e mais.

Com isso tudo disponível - e de graça, o que é melhor - você terá muito material para avaliar como anda o alcance do seu blog, e o que precisa ser trabalhado para aumentar esse alcance. Apesar de profissional, é mais simples do que parece. Confira.

Leia também → Introdução ao Uso do Google Analytics

Público-alvo / Tecnologia

Mais do que mostrar os navegadores usados pelos visitantes (que em si já é uma informação relevante de acordo com os planos de cada blog), na opção Rede você ainda descobre mais sobre serviços de conexão usados pelos visitante e coisas como resolução de tela e até modo de cores de cada um.

Em Celular, dados sobre navegação em dispositivos móveis, como modelo dos aparelhos, provedores, resolução de telas, etc.

Dispositivos móveis no Analytics

Engajamento

Números muito importantes pra quem precisa saber como anda a interação do visitante com o blog. Mostra quantos visitantes no período viram páginas em cada sessão.

Por exemplo, o visitante chega, lê só a primeira página e vai embora - você o verá nos dados como "1 página por sessão". Já se ele chegar, ler a primeira página, e depois mais 10, serão 11 páginas.

Engajamento dos visitantes no Analytics

Com essas informações você sabe se seu blog está conseguindo manter (ou não) o leitor por bastante tempo ali, ou se ele está chegando e logo indo embora. Se for o caso, é sintoma de que seus posts não estão agradando, e/ou a organização não está colaborando para uma visita mais prolongada - com menos permanência, a chance de ganhar dinheiro com cliques ou ações do visitante é menor, sendo o momento de cuidar para diminuir essa perda de leitores ao primeiro contato.

Fontes de tráfego

Disparado (pra mim) a informação mais útil do Analytics, mostra como os visitantes chegam ao seu blog. Em Palavra-chave, estão as que mais renderam visitas no período; em Origem, as ferramentas de busca usadas para encontrar seu blog. Em Tráfego de referência ficam os sites e blogs que mais renderam visitas.

Fontes de tráfego no Analytics

Nas opções de Origens você vê dados mais completos, incluindo páginas vistas e tempo de duração das visitas.

Com a mudança nas políticas de privacidade que aconteceram a pouco tempo, a maior parte das visitas passaram a ficar como "(not provided)", mas ainda assim é um termômetro para medir o quanto seu blog está sendo alcançado, tanto por ferramentas de busca quanto por links externos.

Social

Mostra a relação entre as redes sociais e seu blog, com número de visitas que vieram de cada uma em comparação com as visitas gerais. Em Origens, como em outras estatísticas, mostra também tempo de visita e páginas visitadas.

Redes sociais de origem no Analytics

Conteúdo

Várias opções úteis, com destaque para Velocidade do site. Com dados sobre o tempo de carregamento médio do blog, você pode detectar possível problemas de servidor ou outros que tenham causado lentidão em uma ocasião isolada. Ou determinar se o carregamento está lento em todos os dias e dedicar-se a melhorar isso.

Velocidade do site no Analytics

Vale lembrar que um dos maiores motivos de desistência de um visitante em ler blogs é demora no carregamento - ninguém tem paciência pra esperar cinco segundos que sejam!

Tempo real

Pode passar meio despercebido, mas lá na guia Página Inicial > Tempo real, você pode acompanhar o que acontece no seu blog naquele momento, como visitantes ativos (tipo outros contadores como o WhosAmungUs), palavras-chave e muitos mais. Muito interessante para fazer acompanhamento de impacto em artigos recém-publicados, por exemplo.

Tempo real do Analytics

Eventos do Intelligence

Quando alguma coisa mudar muito nas estatísticas do seu blog, o Analytics detecta isso automaticamente e cria um aviso nos relatórios do Intelligence. Por exemplo, um grande crescimento ou queda nas visitas em certo estado, ou uma mudança drástica nas visitas vindas de dispositivos móveis, tudo isso será mostrado nos alertas automáticos do Inteligence.

Eventos do Intelligence no Analytics

Você pode também criar avisos personalizados. Exemplo: se o blog alcançar certo número de visitas, ou ficar abaixo de um número, você pode programar esse alerta e vê-lo no painel do Intelligence e recebê-lo por e-mail.

Alerta personalizado do Analytics

Essas são apenas algumas das vantagens em usar um sistema de análise tão completo quanto o Analytics para monitorar seu blog, seja ele gratuito ou profissional. Ferramentas com essa qualidade, e grátis, é difícil de achar, então agradeça ao Tio Google e comece com ela hoje.

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